sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Vulcão entra em erupção e pode causar tsunami na PB

O vulcão El Hierro voltou a emitir fortes sinais de atividade no território espanhol das Ilhas Canárias nos últimos dois dias, lançando enorme bolha de ar que rompeu e espalhou cinzas, segundo testemunhas, a uma altura superior a 20 metros.
Estudos desenvolvidos por geólogos sinalizam que o impacto da explosão do El Hierro pode desencadear ondas gigantes (tsunamis) que se desenvolveriam em direção a costa brasileira – incluindo em sua rota o Nordeste e a Paraíba.
111107-hierro-volcano-5a_photoblog900
Os sinais do vulcão ocorreram duas vezes no último dia 8: às 17h (hora peninsular) e às 18h10, esta última com menos intensidade.


Depois da segunda bolha, um intenso cheiro a ovo podre - sinal de que havia enxofre no ar - foi sentido por curiosos que observavam o fenômeno a partir de um sítio elevado a dois quilômetros do local da atividade vulcânica.
Mais atividades
O vulcão já havia se manifestado no último sábado, provocando a fuga de 250 moradores do povoado de La Restinga, próximo a base do El Hierro.
O significado disso, do ponto de vista puramente científico, ainda não está claro, afirmou a diretora, nas Canárias, do Instituto Geográfico Nacional (IGN), María José Blanco.
Segundo os especialistas, não é que as concentrações de enxofre ou de outros gases (CO2) sejam perigosas para o homem. Mas se numa dessas explosões as bolhas levarem outros compostos químicos ou lançarem cinzas, aí sim haveria perigo para a população, assinala o jornal "El País".
Em outubro, a população de La Restinga já tinha sido obrigada a sair das suas casas, mas metade já tinha voltado.
Na passada sexta-feira, registou-se um forte abalo sísmico de 4,4 graus na escala de Richter na costa norte da ilha, o que obrigou a fechar de novo o tráfego de algumas vias da ilha e a desalojar 11 vivendas de um bairro de Las Puntas. Desde julho que já ocorreram mais de 11.000 sismos em redor da ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário