sábado, 12 de novembro de 2011

Ex-Deputado Federal Zuca Moreira é homenageado na Assembléia Legislativa da Paraíba

O Parlamento Estadual inaugurou nesta quita-feira (10) o Memorial resgatando a história dos 185 anos do Poder Legislativo Paraibano, resultado de um amplo trabalho de pesquisa e resgate histórico feito ao longo de quatro anos.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PSDB) foi o responsável por descerrar a placa e abrir oficialmente o espaço para a visitação dos convidados e presentes à solenidade. O Memorial recebeu o nome do ex-Deputado Estadual João da Cunha Lima.
Dentre os homenageados, está o médico e ex-Deputado Federal Zuca Moreira, que exerceu o seu mandato de 1991 a 1995.
Durante a solenidade de inauguração, Zuca Moreira destacou que o Memorial se constitui numa grande obra que a Assembléia Legislativa está entregando à sociedade paraibana, porque representa toda história do Legislativo da Paraíba e que servirá de fonte de pesquisa para os jovens se aprofundarem no estudo da história da Paraíba.
As comemorações foram iniciadas no começo da manhã, quando as pessoas que passavam pela praça João Pessoa e servidores da Assembleia puderam voltar no tempo e ver os carros expostos pelo Clube do Carro Antigo de João Pessoa. Modelos das décadas 50, 60 e 70 foram as ‘estrelas’ e bastante fotografados. Um fusca modelo 1973 usado pela Polícia Militar chegou com a sirene ligada e foi uma atração à parte para os presentes.
A solenidade de inauguração do Memorial contou ainda com a participação de autoridades, parlamentares e de ex-deputados estaduais e federais que fizeram questão de prestigiar o momento histórico da Casa de Epitácio Pessoa.
Os deputados estaduais da atual legislatura também participaram e registraram a importância da iniciativa para o Legislativo Estadual. O deputado Vituriano de Abreu fez questão de destacar a importância da obra, pois, segundo Vitiruaino, um País sem história, é um corpo sem alma.
O Memorial dispõe em seu acervo mais de 4.400 metros lineares de documentos. Nos quais estão relatadas as sessões, iniciativas parlamentares, correspondências e pareceres, áudios de discursos, e outros documentos que ajudaram a construir a história do Legislativo Estadual. E ainda mais de 20 mil registros fotográficos de parlamentares e de personalidades paraibanas.
O Memorial tem como diretora Cida Lobo, uma das pessoas responsáveis, juntamente com sua equipe, por toda a estruturação do Memorial.
A partir da próxima quarta-feira (16), o Memorial Parlamentar estará aberto para a visitação do público das 8h às 17h30.
Cajainformado  com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário