sábado, 8 de outubro de 2011

Senador Vital do Rêgo estimula a participação das mulheres nos pleitos eleitorais



Senador Vital do Rêgo estimula a participação das mulheres nos pleitos eleitorais

Apoiador de primeiro momento da participação das mulheres na política partidária o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) faz uma breve analise do crescimento do PMDB Mulher paraibano, presidido pela deputada federal Nilda Gondim (PMDB), como também dos fatos que contribuíram para que a mulher ocupe mais seu espaço na política partidária.
Vital do Rêgo entende que a representação da mulher na política e no exercício de cargos públicos está longe de refletir sua importância na sociedade. Entretanto, dois fatos recentes certamente contribuirão para o crescimento da presença feminina na vida pública, política e eleitoral. Primeiro, foram às três mudanças recentes na legislação eleitoral e, mais recentemente, a eleição de Dilma Rousseff como primeira mulher a ocupar o mais alto cargo da República.
Mudanças na legislação eleitoral
No tocante as três mudanças na legislação eleitoral que teve por objetivo ampliar a presença feminina nas disputas políticas e eleitorais. O senador peemedebista cita que a primeira consiste na obrigatoriedade das cotas, ou seja, que nenhum dos sexos tenha menos de 30% de candidatos aos cargos eletivos. A segunda assegura que pelo menos 5% das receitas partidárias sejam destinadas à divulgação das causas, programas e interesses das mulheres. A terceira determina que pelo menos 10% do horário eleitoral dos partidos serão utilizados para difundir a participação política feminina.
A eleição de Dilma Rousseff para o cargo de presidente da República, acompanhada do compromisso de que um terço do Ministério será composto por mulheres, algo como uma dezena de ministras, seguramente de acordo com o parlamentar impulsiona, tanto culturalmente quanto materialmente, a participação da mulher na política.
“A decisão política da presidente de reservar pouco mais de dez dos 37 cargos com status de ministro de Estado para mulheres, abriu mais espaços de poder e decisão na esfera pública. Para que se tenha dimensão dessa decisão, basta dizer que desde a fundação da República apenas 17 mulheres ocuparam cargos de ministras de Estado”, disse.
Autonomia feminina
Recentemente o senador Vital do Rêgo recebeu, em seu gabinete, parlamentares representantes da Bancada Feminina do Congresso Nacional. Entre elas, a presidente do PMDB em Campina Grande, Deputada Nilda Gondim, além da Deputada Janete Pietá (PT-SP), a Senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e a Sra. Maria da Penha – personalidade emblema na luta pelos direitos das mulheres. Durante a oportunidade, as parlamentares solicitaram o apoio de Vital do Rêgo na proposição de emendas no PPA 2012/2015, contemplando programas de enfrentamento à violência contra a mulher e a autonomia feminina. O senador de logo se prontificou em apoiar a bancada feminina em medidas que visam à promoção da equidade de gênero.  “Diante do quadro de realidade atual, no qual ainda se constata a presença constante de lamentáveis ocorrências de violência contra mulheres, faz-se necessário o apoio a iniciativas que prezem pela excelência feminina na sociedade,” afirmou Vital.
PMDB Mulher na PB
Na Paraíba o congressista tem acompanhado de perto o trabalho que a presidente estadual do PMDB Mulher, Nilda Gondim vem realizando por todo o Estado da Paraíba. “Aonde Nilda chega, ela vem fazendo uma chamada vocacional para que a mulheres passem a serem agentes ativos da política partidária nos embates eleitorais e os resultados já estão ai. Em Patos mais de 200 novas filiações foram concretizadas em recente encontro regional e isso se repete por todo o Estado”, relatou.
Quem concorda com a opinião do parlamentar é a deputada estadual Francisca Mota, que está entusiasmada com o número de pré-candidatas para os futuros pleitos eleitorais. “Nós estamos preparados para 2012 e esperaremos o chamamento de Vital do Rêgo e Veneziano para 2014”, confirmou a deputada Francisca Mota.

Secretaria de Meio Ambiente realiza cadastro de carros de som

A Secretaria Executiva do Meio Ambiente de Cajazeiras (SEMAC), em parceria com a Superintendência Cajazeirense de Transporte e Trânsito (SCTRANS), o PPTRANS e o Ministério Público da Paraíba, convoca no período de 05 a 10 de outubro de 2011, todos os proprietários e motoristas de veículos de emissão sonora (carros de som, automotivos, paredões, motos e bicicletas) para fazer seu cadastro e vistoria de adequação de emissão sonora, no sentido de educar e evitar problemas de poluição sonora para os emissores e população no geral.

Os motoristas devem procurar a SEMAC para mais informações tendo em vista as datas do referido trabalho, levando os documentos necessários (xerox do RG, CPF, CNH, documentos do veículo, comprovante de residência e certidão criminal negativa). A vistoria será feita no dia 11 de outubro, a partir das 7h30, no Aeroporto Antonio Tomaz, na Agrovila.

Com informações da Secom
Ontem terminou o  prazo dos futuros políticos malacas apartir de hoje nós eleitores seremos procurados 
pic.twitter.com/0FJpplHr

DIA DO NORDESTINO: mais uma vez nordestinos são hostilizados em Rede Social

DIA DO NORDESTINO: mais uma vez nordestinos são hostilizados em Rede Social Neste sábado (8), dia que se comemora o orgulho de ser nordestino, mais uma vez o ódio se evidência nas redes sociais. Para mostrar que ainda há intolerância e desrespeito, uma declaração infeliz e ofensiva sobre os nordestinos novamente vem à tona no microblog (Twitter). Desta vez um usuário da rede identificado como Gustavo Costa expressou “tem gente que tem preconceito de negro, já eu sinceramente tenho de nordestino”.

Não é a primeira vez que os nordestinos são alvos de preconceito nas redes sociais. No final de outubro do ano passado, a jovem universitária Mayara Petruso chegou a ser o assunto mais comentado no Twitter após declarar: "Nordestisto não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado!". O comentário ganhou grande repercussão e a jovem estudante de direito, além de ser demitida do estágio, ainda teve que responder judicialmente pela declaração. Mayara chegou a apagar o comentário, mas as pessoas atingidas já haviam feito o Print Screen da tela no momento em que ela twitou.

Declarações preconceituosas sob qualquer aspecto na internet são consideradas crime e devem ser denunciadas. A SaferNet Brasil é o principal ógão que investiga crimes praticados contra os direitos humanos civis na internet. A associação sem fins lucrativos ou vinculação partidária, foi fundada em 20 de dezembro de 2005 por um grupo de cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito. Só no primeiro trimestre desse ano, mais de 900 denúncias sobre xenofobia foram feitas. Para denunciar basta acessar: safernet.org.com




Depois do absurdo cometido, o twitteiro apagou as mensagens e pediu desculpas aos nordestinos, confira:




Dia 8 de Outubro é “Dia do Nordestino”

São Paulo é conhecida por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil, fora o próprio Nordeste. Mas, por incrível que pareça, apesar dos milhares de migrantes que chegam a São Paulo todos os dias, não havia uma data em que a comunidade pudesse comemorar, em São Paulo.

Sendo assim, por iniciativa do vereador Francisco Chagas (PT), a comunidade nordestina agora comemora, todos dia 8 de outubro, o DIA DO NORDESTINO. A Lei 14.952/2009 fixa a data em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além de ser a data em que se comemora o Dia do Nordestino, na Região Nordeste, em homenagem a Catullo da Paixão Cearense. A partir de agora, a data entra para o Calendário Oficial de Eventos do Município.





Dengue será monitorada em mais 13 cidades da Paraíba

 

REUNIÃO NA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DEFINIU NOVOS MUNICÍPIOS.
ÓRGÃO TAMBÉM PLANEJA AÇÕES DE COMBATE A MOSQUITO ANTES DO VERÃO.


A Secretaria de Saúde da Paraíba anunciou que vai implantar uma ação de acompanhamento de casos de dengue em mais 13 municípios do estado. O Programa de Levantamento Rápido para Casos de Dengue (Liraa) deve chegar às cidade até o fim do ano para identificar os locais com maior possibilidade de incidência do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
O programa será implantado em Bayeux, Cabedelo, Lucena, Conde, Guarabira, Itabaiana, Monteiro, Patos, Piancó, Catolé do Rocha, Sousa, Cajazeiras e Cuité. Atualmente, apenas João Pessoa, Santa Rita e Campina Grande contam com o levantamento. Conforme determinação do Ministério da Saúde, os municípios inclusos deverão elaborar o Liraa anualmente.

Protesto da OAB cobra atitude contra irregularidades com dinheiro público.


08/10/2011 11h38 - Atualizado em 08/10/2011 12h05

Praia da Paraíba recebe vassouras em protesto contra corrupção

Vassouras recicláveis representa 594 deputados federais e senadores.
Protesto da OAB cobra atitude contra irregularidades com dinheiro público.


Protesto contra corrupção finca vassouras na praia de Tambaú, em João Pessoa (PB) (Foto: Krystine Carneiro/G1 PB)Protesto contra corrupção finca vassouras na praia de Tambaú (PB) (Foto: Krystine Carneiro/G1 PB)
João Pessoa é a primeira capital do Nordeste a receber o movimento "Cada 'Não' Conta", um protesto contra a corrupação. A praia de Tambaú recebeu neste sábado (8) 594 vassouras recicláveis enfileiradas como forma de cobrar atitudes que combatam irregularidades praticadas com o dinheiro público. Em frente ao cenário montado, uma faixa diz: "Congresso Nacional, ajude a varrer a corrupção do país".
Os objetos posicionados na areia representam dos 513 deputados federais e 81 senadores do país. O movimento teve início na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro com organização da ONG Rio de Paz e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).
Veneziano: “Não me permito falar em 2014 sem antes passar por 2012”
O Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) afirmou nesta sexta-feira (07) ao Blog que recebe com carinho as manifestações sobre uma possível postulação sua ao Governo do Estado em 2014. Porém, disse que ainda é cedo para tratar de uma eleição que está distante.
“Eu não me permito falar em 2014 antes de passar por 2012”, afirmou o prefeito campinense ao Blog, para depois completar: “os resultados de 2012 ditarão a campanha de 2014”.
Segundo ele, até mesmo para falar sobre as eleições de 2012 é muito cedo. “Nós estamos preocupados, neste momento, com a administração. Temos muitas obras para entregar até o final do ano. Agora mesmo estamos desenvolvendo um grande calendário de inaugurações e ações, por ocasião do aniversário de Campina”, afirmou Veneziano.
Ele também disse ao Blog que, a partir de janeiro do ano que vem, poderá começar a falar sobre as questões relacionadas às eleições de 2012. “2011 é um ano meramente administrativo para mim e para todos os nossos auxiliares na Prefeitura. É isso o que eu tenho posto e é isso o que tenho dito aos nossos companheiros de trabalho. Em janeiro começaremos a falar de 2012”.
Veneziano finalizou confirmando que o PMDB terá candidato próprio à Prefeitura de Campina no ano que vem, mas não adiantou mais detalhes. “Teremos, sim, uma candidatura do PMDB e, para isso, temos opções”.
Do Blog Carlos magno
CONVITE


I FÓRUM DE SAÚDE MENTAL DO ALTO SERTÃO PARAIBANO
DESAFIOS E POTENCIALIDADES

10 E 11 DE OUTUBRO DE 2011
LOCAL: CFP/UFCG

PÚBLICO ALVO: TRABALHADORES, PESQUISADORES, ESTUDANTES, USUÁRIOS, FAMILIARES, GESTORES DE SÁUDE MENTAL, DENTRE OUTROS.

INSCRIÇÕES NOS DIAS 05, 06 E 07 DE OUTUBRO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, 9ª GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE E UFCG CAMPUS DE CAJAZEIRAS-PB.

PARTICIPEM!

Em entrevista ao programa Na Boca do Povo da rádio Oeste da Paraíba deste sábado (08) apresentado pelos radialistas Kleber Gomes e Eutim Rodrigues, descartou a possibilidade de aplicação das provas do concurso público da prefeitura municipal de Cajazeiras para os dias 30 de Outubro e 06 de Novembro.
O prefeito explicou que as datas pré-agendadas foram anunciadas logo após a reunião com o Ministério Público na cidade de Sousa que estabeleceu a regularização do Instituto Materno Infantil Júlio Bandeira, e 80 vagas do concurso estariam destinadas a área de saúde para o instituto.
Com a decisão do governo federal de criar uma empresa para administrar os hospitais doados às entidades federativas como a UFCG, esses funcionários retornariam ao quadro do município causando assim um transtorno a administração que teria de redistribuí-los.
Para evitar essa situação, o prefeito resolveu então apressar a doação do hospital a universidade e só a partir daí realizar o concurso, sem as vagas anteriormente destinadas ao instituto.
Rafael não descartou a realização do concurso, mas segundo ele só deverá ser realizado memo no ano que vem. O prefeito disse que na próxima semana fará um pronunciamento oficial inclusive já anunciando quando as novas datas de realização.
Blogdofurao.com

Na corrida que pode lhe garantir o bi, Vettel dá show e faz 12ª pole em 2011 Alemão da RBR supera Jenson Button por apenas nove milésimos já com o cronômetro zerado. Massa bate Alonso e fica em quarto. Senna é o oitavo

Impressionante. É como pode ser classificado o desempenho de Sebastian Vettel no treino classificatório para o GP do Japão. O alemão da RBR parecia carta fora do baralho na luta pela pole, após ser superado pelas McLarens nas duas primeiras partes da sessão e em todas as sessões livres em Suzuka. Só que uma excelente volta, de 1m30s466, já com o cronômetro zerado deu a 12ª pole da temporada 2011 ao líder do campeonato. Ele ficou apenas nove milésimos à frente de Jenson Button, o segundo colocado. O inglês é o único que pode impedir o bi do piloto da RBR.
De quebra, Vettel chegou à 27ª pole da carreira e está a apenas duas de igualar a marca de 14 em uma temporada, estabelecida pelo "Leão" Nigel Mansell na temporada 1992 com a Williams. Lewis Hamilton, da McLaren, vinha com o melhor tempo na última parte do treino, mas cometeu um erro de avaliação junto com a equipe e não conseguiu fazer sua última tentativa. O inglês teve de se contentar apenas com a terceira posição no grid da corrida deste domingo no circuito de Suzuka.
A largada do GP do Japão está marcada para as 3h (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo e em Tempo Real com vídeos no GLOBOESPORTE.COM.
hamilton vettel button gp do japão (Foto: Agência Reuters)Vettel comemora a pole ao lado de Button e de um decepcionado Hamilton em Suzuka (Foto: Reuters)
Confira o grid de largada para o GP do Japão, em Suzuka:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m30s466
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m30s475
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m30s617
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m30s8045 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m30s886
6 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m31s156
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - sem tempo
8 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - sem tempo9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - sem tempo
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - sem tempo
Eliminados na segunda parte do treino classificatório:11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m32s463
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m32s746
13 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m33s07914 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m33s224
15 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m33s227
16 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m33s427
17 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - sem tempo
Eliminados na primeira parte do treino classificatório:18 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m35s454
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m35s514
20 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m36s439
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m36s507
22 - Daniel Ricciardo Hispania-Cosworth) - 1m37s846
23 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - sem tempo
24 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - sem tempo

Nilda Gondim quer duplicação da BR-230 entre Campina e Cajazeiras e ramal da Transnordestina

Nilda Gondim quer duplicação da BR-230 entre Campina e Cajazeiras e ramal da Transnordestina
A duplicação da BR-230 no trecho entre as cidades de Campina Grande, no compartimento da Borborema, e Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, está sendo defendida pela deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB). Proposta nesse sentido está sendo encaminhada à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional para ser inserida no Plano Plurianual da União para o período de 2012 a 2015.

O PPA 2012/2015, assim como a Lei Orçamentária da União para o exercício financeiro de 2012, vem sendo objeto de discussão em todas as regiões do País através do Ciclo de Audiências Públicas comandado pelo senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), presidente da CMO. A iniciativa tem por objetivo garantir às populações de todos os Estados da Federação a oportunidade de opinar e propor a aplicação dos recursos públicos em ações por elas consideradas prioritárias.

Na Paraíba, a duplicação da BR-230 entre Campina Grande e Cajazeiras é de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado. “Trata-se de um trecho de 342 km que corta quase todo o Estado até as proximidades da divisa com o Estado do Ceará, passando por cidades como São José da Mata, Soledade, Juazeirinho, Junco do Seridó, Santa Luzia, São Mamede, Patos, Santa Gertrudes, Malta, Condado, São Bentinho, Pombal, Aparecida e Sousa, e servindo como “espinha dorsal” para a extensa malha rodoviária que dá acesso a todas as regiões da Paraíba”, ressalta Nilda Gondim.

Ela lembra que já foi duplicado o trecho da BR-230 que liga a orla paraibana, mais especificamente a cidade portuária de Cabedelo, à cidade de Campina Grande, passando por grandes municípios como João Pessoa (Capital do Estado), Bayeux e Santa Rita, além de Ingá e Riachão do Bacamarte. Nesse trecho, de 155 km, além da comodidade e da segurança proporcionada aos condutores e passageiros dos milhares de veículos automotores que diariamente circulam pela rodovia, houve um importante encurtamento temporal de distâncias. “É que, com o trânsito fluindo de forma mais rápida e tranquila, o tempo de deslocamento entre as cidades que integram a região cortada pela estrada teve uma redução considerável”, enfatiza.

Ramal da Transnordestina – Outra proposta que está sendo apresentada à Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional pela deputada Nilda Gondim prevê a destinação de recursos no PPA 2012/2015 da União Federal para a construção de um ramal da Ferrovia Transnordestina entre os municípios de Cabedelo e Cajazeiras, num trecho de aproximadamente 500 km.

Apontada como uma das obras mais importantes do governo federal na região Nordeste, a Transnordestina é uma ferrovia de 1.728 km de extensão que está sendo construída para ligar os portos de Pecém (do Ceará) e Suape (de Pernambuco) ao município de Eliseu Martins, no sudoeste do Piauí, para dar suporte e elevar a competitividade das atividades agroindustriais e minerais das regiões Nordeste e Centro-Oeste do País. A expectativa do governo, segundo a própria presidente Dilma Rousseff, é de que até 2013 a obra esteja concluída.

Pecém e Suape são portos de calado profundo que têm capacidade de receber navios de grande porte, diferente do Porto de Cabedelo, que comporta apenas navios de médio porte.

Este fato, entretanto, segundo a deputada Nilda Gondim, não justifica a exclusão do porto paraibano do projeto. Mesmo porque, segundo enfatizou, as produções agroindustriais e minerais também passam pela Paraíba, que tem uma localização geográfica extremamente satisfatória para o transporte marítimo.

Contatos avançados – A proposta defendida pela deputada federal Nilda Gondim também é encampada pelo próprio presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, senador Vital do Rêgo Filho. O assunto, inclusive, já foi discutido em recente encontro realizado em Fortaleza/CE entre Vitalzinho e o presidente da Transnordestina Logística S/A, Tufi Daher Filho.

“A reunião marcou o início do grande desafio de infraestrutura logística da Paraíba, que é nosso ramal da Ferrovia Transnordestina de Cabedelo a Cajazeiras”, comentou Vital, ao final do encontro. Junto ao presidente da empresa responsável pela ferrovia, o senador paraibano fez uma explanação do potencial de produção da Paraíba; apontou os setores beneficiados com o ramal, dentre os quais aqueles ligados à fruticultura e à extração de minério e do petróleo; destacou o potencial dos municípios de Campina Grande e João Pessoa, e defendeu a importância da integração das cidades da Paraíba com o restante do Nordeste através da ferrovia.

Na oportunidade, Tufi Daher reconheceu que Paraíba já tem estrutura para receber o ramal, pois dispõe de malha ferroviária definida, unindo os dois extremos, de Cabedelo a Cajazeiras. Ele ressaltou, entretanto, a necessidade de adaptação da malha ferroviária paraibana, que passaria pela transformação da bitola métrica atualmente utilizada para bitola mista, padrão atualmente adotado em nível mundial.