sábado, 8 de outubro de 2011


DIA DO NORDESTINO: mais uma vez nordestinos são hostilizados em Rede Social

DIA DO NORDESTINO: mais uma vez nordestinos são hostilizados em Rede Social Neste sábado (8), dia que se comemora o orgulho de ser nordestino, mais uma vez o ódio se evidência nas redes sociais. Para mostrar que ainda há intolerância e desrespeito, uma declaração infeliz e ofensiva sobre os nordestinos novamente vem à tona no microblog (Twitter). Desta vez um usuário da rede identificado como Gustavo Costa expressou “tem gente que tem preconceito de negro, já eu sinceramente tenho de nordestino”.

Não é a primeira vez que os nordestinos são alvos de preconceito nas redes sociais. No final de outubro do ano passado, a jovem universitária Mayara Petruso chegou a ser o assunto mais comentado no Twitter após declarar: "Nordestisto não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado!". O comentário ganhou grande repercussão e a jovem estudante de direito, além de ser demitida do estágio, ainda teve que responder judicialmente pela declaração. Mayara chegou a apagar o comentário, mas as pessoas atingidas já haviam feito o Print Screen da tela no momento em que ela twitou.

Declarações preconceituosas sob qualquer aspecto na internet são consideradas crime e devem ser denunciadas. A SaferNet Brasil é o principal ógão que investiga crimes praticados contra os direitos humanos civis na internet. A associação sem fins lucrativos ou vinculação partidária, foi fundada em 20 de dezembro de 2005 por um grupo de cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito. Só no primeiro trimestre desse ano, mais de 900 denúncias sobre xenofobia foram feitas. Para denunciar basta acessar: safernet.org.com




Depois do absurdo cometido, o twitteiro apagou as mensagens e pediu desculpas aos nordestinos, confira:




Dia 8 de Outubro é “Dia do Nordestino”

São Paulo é conhecida por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil, fora o próprio Nordeste. Mas, por incrível que pareça, apesar dos milhares de migrantes que chegam a São Paulo todos os dias, não havia uma data em que a comunidade pudesse comemorar, em São Paulo.

Sendo assim, por iniciativa do vereador Francisco Chagas (PT), a comunidade nordestina agora comemora, todos dia 8 de outubro, o DIA DO NORDESTINO. A Lei 14.952/2009 fixa a data em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além de ser a data em que se comemora o Dia do Nordestino, na Região Nordeste, em homenagem a Catullo da Paixão Cearense. A partir de agora, a data entra para o Calendário Oficial de Eventos do Município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário