sábado, 7 de janeiro de 2012

Empresa Guanabara expede nota explicando acidente ocorrido em Sousa; VEJA Confira na integra a nota


 

A Expresso Guanabara vem a público lamentar o acidente ocorrido na madrugada deste sábado, dia 07 de Janeiro, envolvendo o veículo da empresa, de placa HZA 4999, que realizava o trajeto João Pessoa/Cajazeiras, com partida de João Pessoa no horário das 22h20. No aguardo do laudo pericial, informamos que o acidente teve 07 vítimas fatais, sendo uma delas o motorista do ônibus, Aderaldo Fernandes da Silva. 

Informamos que o veículo estava com 29 passageiros a bordo no momento do acidente e que 15 passageiros deram entrada no hospital do município de Sousa, sendo que 04 passageiros permanecem internados com escoriações, sem risco de morte. Os demais já receberam alta. 

Desde o ocorrido, a Guanabara, através do seu corpo gerencial, tomou todas as providências necessárias. Foi deslocada uma força tarefa composta por profissionais de Fortaleza, João Pessoa e Juazeiro do Norte e montada uma estrutura para recepção dos parentes das vitimas. 

A Guanabara também tem prestado total assistência à família do motorista, Aderaldo Fernandes da Silva, um profissional de excelente conduta durante os seus nove anos de atuação junto à empresa. Esclarecemos ainda que o motorista cumpria uma jornada normal de trabalho, tendo tido folga de 17 horas desde a sua última viagem. 


  
A Expresso Guanabara  assegura que está contribuindo para que sejam apuradas as causas do acidente e todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para tal. A empresa rechaça a informação de que seu motorista tenha cochilado ao volante e invadido a pista contrária, segundo depoimento dado apenas pelo motorista da carreta envolvida no acidente. As autoridades competentes estão apurando as circunstâncias ocorridas e a Guanabara irá divulgar as informações assim que elas estiverem disponíveis

A Expresso Guanabara, lamenta o fato e se coloca à disposição através do SAC (0800 728 1992) para outros esclarecimentos que se façam necessários. 


Atenciosamente,

A diretoria

moura neto

EXCLUSIVO ACIDENTE DA BR 230- CAJAZEIRAS IMAGNES THADEU CARTAXO

Filha de empresária cajazeirense é vítima fatal no acidente com ônibus da Guanabara na BR









A filha da empresária cajazeirense Maria Diógenses Moreira (Zazá da loja de calçados Couro & Companhia), Mariana Diógenes Moreira, de 31 anos de idade está entre as vítimas fatais do acidente na BR 230, ocorrido nas primeiras horas deste sábado (07), envolvendo um ônibus da empresa Guanabara e mais dois veículos.
Mariana voltava de João Pessoa para a cidade de Cajazeiras. Ela estava na poltrona 25 do ônibus, que teve a lateral esquerda totalmente destruída.
A jovem, que é natural de Cajazeiras, trabalhava com sua mãe na loja, que funciona na Av. Presidente João Pessoa, no centro da cidade.
Ela é filha de José João Moreira Filgueira.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vital destaca que inclusão de cidades paraibanas nos destinos da Copa reforça suas ações voltadas à sustentabilidade

O senador Vital do Rego (PMDB – PB) que é vice-líder do governo e do PMDB no Senado, Corregedor da Casa, membro de mais de 30 Comissões, presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO), membro do chamado G8 e titular da Subcomissão Temporária Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016 (CDRCOOL), avaliou como extremamente positivo para o Estado a inclusão das dez cidades paraibanas entre os destinos turísticos da Copa do Mundo de 2014, apontados no estudo divulgado ontem (05) pelo Ministério de Turismo. Vital relatou que a inclusão foi fruto de um intenso trabalho junto ao ministro da pasta Gastão Vieira.


Segundo ele, a iniciativa faz parte de um projeto de fortalecimento do turismo domestico durante o evento. Vital cita que as cidades escolhidas ficam distantes até até três horas por via terrestre ou até duas horas por via aérea da cidade sede de Recife. Na rota dos que buscam sol, praia e esporte, na lista consta João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde. Já na rota Cultural do Ministério do Turismo, as cidades indicadas foram Campina Grande, Ingá, Esperança, Pocinhos, Bananeiras e Guarabira. “o objetivo é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego. Vamos levar por exemplo os turistas a conhecer O Maior São João do Mundo, em Campina Grande”. No total, foram indicados 184 destinos em 21 estados. A precisão do governo é que 600 mil estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo Brasil no mês da Copa, totalizando 7,8 milhões de viagens domésticas no período.
Câmaras temáticas - O peemedebista articulou como titular da (CDRCOOL), uma série de audiências públicas com representantes de todas as 12 sedes do evento, com objetivo de ajudar e facilitar o intercâmbio desses municípios com o governo federal, com os órgãos públicos de financiamento e com os tribunais de conta para que o Brasil chegue em 2014 preparado para realizar um bom evento. A subcomissão funciona no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e tem o Senador Vital do Rego como relator.
Em Campina – O parlamentar peemedebista ressaltou que a internacionalização do Maior São João do Mundo já faz parte do projeto de divulgação da festa com vistas a Copa de 2014. Ele lembrou que o São João de Campina em 2011 foi visto por mais de 150 países através da Record News e da Record Internacional. O senador que foi decisivo para que a emissora levasse as imagens da festa para os mais importantes países do globo, não tem dúvida de que as transmissões de junho estimularão ainda mais a vinda de turistas para a cidade nas próximas edições, principalmente em 2014, ano da Copa do Mundo.
Jogo inaugural – Outra proposta articulada por Vital do Rêgo e transformada em realidade é que jogo inaugural da Copa das Confederações vai ser realizado em Brasília. Para Vital do Rêgo a abertura na capital do País servirá para reforçar os projetos de desenvolvimento da cidade. “A abertura em Brasília, servirá para reforçar os projetos de desenvolvimento futuro da cidade, que será ainda mais moderna, graças às transformações que enfrentará no curso dos próximos 50 anos”, destacou.
Acessibilidade - Um projeto de Lei de autoria do senador torna obrigatório a instalação de equipamentos de segurança e acessibilidade nas escadas rolantes, esteiras e rampas em condomínios de edifícios residências, comercias e públicos, pode servir de modelo para a Subcomissão Temporária para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada e a Paraolimpíada de 2016. Pela estimativa do IBGE, o Brasil tem 28 milhões de pessoas com deficiência. “Temos que avançar nessa discussão”, disse.

Cadela dá a luz uma criatura que parece ser um bebê




Uma cadela deu a luz a 5 cachorrinhos (cidade de Umbaúba-SE), seus proprietários notaram que um deles, tinha a formação semelhante a uma criança, tendo pés e mãos humanos, orgãos genitais masculino e total falta de pelagem. Quanto aos dedos parecem estar atrofiados.  Teria sido uma mutação genetica? Ou algo ainda inexplicável, cabe agora aos conhecedores (veterinários) darem uma posição cientifica ao fato, todos os outros nasceram perfeitos e com vida, porém este nasceu morto. 
http://cratonoticias.wordpress.com

Comer cú de Cabra é caso sério

Família força homem a se casar com cabra.


O Dia On line




Uma família de Chirumanzu, no Zimbábue, obrigou um homem que foi apanhado tendo relações sexuais com uma cabra a se casar com o animal. O assunto foi parar nos tribunais desde que o acusado pediu proteção para evitar o ´matrimônio´. Mas a família insiste que ele se case com a cabra como reparação pelo mal cometido.

Testemunhas disseram que o acusado, identificado apenas como Dziva, 34, teria sido flagrado, na semana passada, desfrutando de ´intimidade´ com cabra de propriedade de seus vizinhos. Os donos do animal exigiram que Dziva pagasse um dote por sua ´noiva´. Ele afirmou ter sido agredido alguns vizinhos ao ser flagrado com a cabra.

´Esta não foi a primeira vez que Dziva foi pego em flagrante fazendo sexo com as cabras do vizinho. Ele, no entanto, se meteu em problemas desta vez, quando a família decidiu que ele deveria se casar com ela´.

´Ele então admitiu ter abusado dos animais durante algum tempo. Agora ele deve pagar o dote e se casar com o animal´, afirmou um dos donos da cabra.

IMAGENS FORTES- Mulher é estuprada e brutalmente assassinada.


sobral24horas




O ano de 2012 nem bem começou e um crime chocante foi registrado em Caruaru.

Uma mulher foi brutalmente assassinada as margens do Rio Ipojuca ao lado da feira do Troca-Troca, no Parque 18 de Maio.

A vítima que foi localizada sem vida por volta das 10h da última segunda-feira (02) já em estado de decomposição, estava parcialmente submersa pelas águas, e foi identificada apenas por ´Vera´ ou ´Eliane´, e apresentava uma perfuração á faca no pescoço e várias lesões pelo corpo, além de está com uma pia de louça e um pneu cobrindo a cabeça.

A polícia informou que ela era garota de programa e usuária de drogas, e que foi provavelmente estuprada tendo o assassino introduzido um pé de mamona na vagina da mulher que foi morta provavelmente na noite do sábado, 31 de dezembro.

O delegado Eduardo Sunaga é quem está investigando o caso.

Conheça Orós 1

Conheça Orós 2

Tragédia: irmãs morrem afogadas e corpos são encontrados abraçados em açude; imagens fortes

Tragédia: irmãs morrem afogadas e corpos são encontrados abraçados em açude; imagens fortes
Duas irmãs morreram afogadas em um açude do município de Remígio, no Brejo paraibano. A fatalidade ocorreu na tarde desta quinta-feira (5). De acordo com agente da Polícia Civil, Vernaldo Costa, as vítimas estavam abraçadas quando foram encontradas.
De acordo com informações de familiares, Josicleide de Jesus Nascimento, 15 e Maria Joedna Nascimento, de 10 anos, estavam regando as hortaliças no Sítio Capim de Cheiro, quando Josicleide entrou no açude. Ao perceber que a irmã estava se afogando, Maria Joedna foi tentar salvar a jovem, mas não teve êxito e as duas morreram afogadas nas águas turvas do açude.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ao chegar no local, as jovens já estavam mortas. Só esta semana, três adolescentes morreram vitimas de afogamento na cidade.
foto 1foto 2
Portal Correio

Marcos Barros levanta a hipótese de surgimento de uma terceira força em Cajazeiras

Deputado Vituriano faz um balanço sobre sua atuação em 2011

O deputado estadual Antônio Vituriano fez um balanço sobre a sua atuação na Assembléia Legislativa em 2011. Apresentou vários Projetos de Lei, Requerimentos, entre outras proposituras, todos de interesse do povo paraibano.O Portal Transparência Brasil relacionou os Deputados Estaduais da Paraíba com maior desempenho no ano de 2011 e escolheu o deputado Vituriano de Abreu o terceiro parlamentar que apresentou Projetos de Lei de maior relevância. Dentre várias ações, destacam-se:
-A Assembléia Legislativa da Paraíba aprovou requerimento do deputado Vituriano de Abreu e realizou sessão especial que tratou do endividamento dos agricultores paraibanos com o BNB, bem como a aplicação da Lei Federal 12.249/2010.
-A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa da Paraíba, que é presidida pelo Deputado Vituriano de Abreu, percorreu vários municípios paraibanos com o objetivo de verificar in loco a situação dos principais hospitais paraibanos e encontrou várias casas de saúde sem condições de atendimento médico.
-O Deputado Vituriano de Abreu foi escolhido o relator da Lei de Diretrizes Orçamentária do Estado da Paraíba para o ano de 2012. A Casa de Epitácio Pessoa aprovou, por unanimidade, várias emendas à LDO, dentre elas, a emenda que determina que o Governo do Estado inclua na Lei Orçamentária Anual – LOA, o valor de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) para que cada deputado estadual pudesse apresentar emendas destinadas aos municípios que representem.
-As 15 emendas apresentadas pelo Deputado Vituriano de Abreu à LOA foram aprovadas por unanimidade. Dentre as emendas apresentadas e aprovadas, estão duas que remanejam recursos do orçamento do Estado para a criação e instalação dos campi universitários da UEPB de Cajazeiras e Uiraúna, no valor de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) cada um.
-O Deputado Vituriano de Abreu também apresentou emendas à LOA para a área de infra-estrutura, a exemplo de pavimentação asfáltica de rodovias nos municípios de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, Bom Jesus, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, entre outros.
-Vituriano também apresentou emenda à LOA, no sentido de que o governo do estado promova a ampliação do sistema de abastecimento de água dos bairros da cidade de Bom Jesus.
-Vituriano de Abreu apresentou requerimento solicitando ao Governo do Estado, a criação e implantação de um Campus Universitário da UEPB para a cidade de Uiraúna.
-Vituriano de Abreu apresentou e foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei que denomina de Doutora Valéria Macambira Guedes a Unidade De Pronto Atendimento – UPA da Cidade de Cajazeiras.
-Vituriano, na qualidade de admirador e incentivador da cultura popular, apresentou e foi aprovado por unanimidade, Projeto de Lei instituindo o dia 25 de novembro de cada ano, como o Dia do Repentista Popular Paraibano. A data presta uma justa homenagem ao grande repentista popular Manoel Galdino Bandeira, falecido em 25 de novembro de 1955, na cidade de São José de Piranhas.
-Vituriano apresentou Requerimento ao Governador da Paraíba, no sentido de incluir no calendário turístico do Estado da Paraíba, alguns eventos do Município de Cajazeiras a exemplo do Xamegão, Carnaval e Circuito de Vaquejada.
-O Deputado Vituriano apresentou requerimentos solicitando ao Governador da Paraíba e ao Superintendente do DER, no sentido de realizarem o recapeamento asfáltico das rodovias PB 417, iniciando na BR 230 e terminando no Município de Bom Jesus; PB 420, iniciando na BR 116, no Município de Cachoeira dos Índios e terminando na BR 230, no Município de Bom Jesus, passando pela cidade de Cachoeira dos Índios; do entroncamento da PB 400 no Município de São José de Piranhas até a divisa com o Estado do Ceará, no Município do Barro.
-Também é de autoria do Deputado Vituriano de Abreu o requerimento endereçado ao Governador da Paraíba no sentido de incluir o Município de Cajazeiras no Plano Estadual de enfrentamento ao crack.
-Vituriano formulou requerimento endereçado ao Governo da Paraíba e ao Presidente da CAGEPA, no sentido de determinar a instalação de um reservatório de água para o abastecimento do Bairro São Sebastião no Município de São José de Piranhas.
-Como manifestação de reconhecimento pelos serviços prestados, o Deputado Vituriano de Abreu apresentou requerimento de moção de aplausos para os Policiais Militares Paraibanos, CB Cícero Solonier Amorim, CB Eudázio Dias Carlos, CB Luiz Carlos Gomes Batista, e o SD Wellington Gonçalves Silva, por terem salvado a vida da senhora Rosilene Medeiros da Silva Miranda, residente na cidade de Natal – RN, quando do acidente ocorrido no dia 28 de setembro de 2011, na BR 230, próximo a cidade de Cajazeiras.
-O Deputado Vituriano de Abreu apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da disciplina de História do Município nas escolas da rede estadual de ensino.
-O Governador da Paraíba sancionou a Lei nº 9.425/2011, de autoria do Deputado Vituriano de Abreu, que obriga os postos de saúde, emergências de hospitais, consultórios médicos e farmácias, a fixarem cartazes informando o endereço e o telefone do CRM/PB.
-O Deputado Vituriano de Abreu apresentou Projeto de Lei autorizando o Poder executivo a estadualizar a estrada vicinal que liga a PB 388 no município de Bonito de Santa Fé até a cidade de São José de Caiana.
-O Dep. Vituriano de Abreu apresentou requerimento na Assembléia Legislativa formulando apelo ao governo do Estado da Paraíba no sentido de implantar um Campus da UEPB na cidade de Uiraúna, atendendo justo pleito endereçado pelos Vereadores daquele Município.
-O Deputado Vituriano requereu que fosse encaminhado ofício ao governo do Estado pedindo a implantação de sistema de abastecimento de água e esgoto no DISTRITO DE DIVINÓPOLIS, Município de Cajazeiras, por entender que a população daquele Distrito, necessita de tais serviços, e que representará melhoria na saúde e das condições de vida da população, bem como diminuição do índice de doenças transmitidas através do contato com água.
-O Deputado Vituriano de Abreu apresenta Projeto de Lei que institui o programa de apoio à recuperação ao dependente químico por entender que o crack é uma epidemia, questão de saúde pública grave e que é necessário implantar, de forma urgente, programas capazes de combater esse mal que assola a sociedade.
-O Deputado Vituriano de Abreu apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a instituição do dia 24 de julho como o dia estadual da agricultura familiar, por entender da sua importância na absorção de emprego e na produção de alimentos, fator redutor do êxodo rural e fontes de recursos para as famílias com menor renda.
-O Deputado Vituriano de Abreu apresentou requerimento na Assembléia Legislativa formulando apelo ao governo do Estado de Pernambuco, Dr. Eduardo Campos, solicitando que o mesmo interceda junto ao Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, no sentido de criar e implantar uma Escola Técnica Estadual, no Distrito de Engenheiro Ávidos, no Município de Cajazeiras - PB, com o objetivo de formar pessoas nas áreas de pesca, agropecuária e veterinária.
-O Deputado Vituriano apresentou requerimento formulando apelo ao governo do Estado da Paraíba, ao Secretário de Infra-estrutura e o Presidente da CAGEPA, no sentido de promoverem ações administrativas com o objetivo de elaborar e executar um projeto de abastecimento de água para o Distrito de Divinópolis, localizado no Município de Cajazeiras, utilizando-se da água do Açude de São Gonçalo.
-O Deputado Vituriano apresentou requerimento solicitando que o Governo do Estado e o Presidente da CAGEPA, determinem a instalação de um filtro de fibra de vidro na Estação de Tratamento de Água da cidade de Bom Jesus – PB, pois a água fornecida pela CAGEPA aos habitantes da cidade encontra-se em péssimas condições de uso humano.
-Também é de autoria do Deputado Vituriano o requerimento à Superintendência da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, no sentido de incluir os Municípios de Santa Helena, Cachoeira dos Índios, São José de Piranhas, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, São João do Rio do Peixe, Poço de José de Moura, Bernardino Batista, Uiraúna, Carrapateira, Monte Horebe, Poço Dantas e Joca Claudino, no programa “Água Para Todos” do Governo Federal, uma vez que a finalidade do programa é beneficiar famílias que residam em áreas rurais e como estes municípios estão localizados numa região de baixo índice pluviométrico e alto índice de aridez do solo e risco de seca, faz-se necessária a inclusão dos referidos municípios e assim sendo beneficiar a população mais carente de água.
-O Deputado Vituriano de Abreu foi um dos primeiros deputados estaduais a solicitar que o PROCON Estadual reavaliasse as medidas adotadas pelo governo da Paraíba que proibia os empresários de comercializarem produtos, a exemplo de queijo, manteiga, doce caseiro, ovos de galinha de capoeira, tapiocas, bolos, leite in natura, que não estejam devidamente lacradas, sem o número do CNPJ do fabricante, ausência de prazo de validade e sem a identificação do produtor junto ao Ministério da Agricultura, entre outras condições impostas, fato este que prejudicou inúmeros pequenos agricultores.
-O Deputado Vituriano apresentou Projeto de Lei que trona obrigatória a emissão de receitas médicas e odontológicas digitadas em computador, datilografadas ou escritas manualmente de forma legível.
-O Deputado Vituriano de Abreu apresentou Projeto de Lei que autoriza o poder executivo a estadualizar a estrada que liga as sedes dos municípios de Bom Jesus e Santa Helena.


--
Postado por Espaço Livre CZN no ESPAÇO LIVRE PB em 1/05/2012 07:56:00 PM

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

MS amplia faixa etária para vacinação de Hepatite B

Foto: Wilson Dias/ABr
O Ministério da Saúde amplia a partir deste ano a faixa etária para vacinação contra a hepatite B. No ano passado, a idade limite para vacinação passou de 19 para 24 anos. Em 2012, o público-alvo será ampliado para pessoas de até 29 anos. A medida vale a partir deste mês. Para isso, em 2011, o Ministério da Saúde ampliou em 163% o quantitativo de vacinas compradas para a hepatite B – 83,2 milhões.
O SUS oferece a vacina para hepatite B para grupos mais vulneráveis, independentes de faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. A utilização da vacina previne hepatite B, possibilitando eliminá-la como problema de saúde pública.
Em 2009, foram confirmados 14.601 casos da doença, totalizando 94.044 casos acumulados entre 1999 e 2009.  De acordo com critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), a frequência de casos encontrados da hepatite B pode ser considerada baixa no Brasil. Segundo o Inquérito Nacional de Hepatites Virais, finalizado em 2010,  os dados mostram que, no conjunto das capitais brasileiras e no Distrito Federal, o percentual da população entre 20 a 69 anos que tem ou já teve hepatite (prevalência) foi de 0,6 % para o vírus B.
Mais de 26 mil pessoas participaram da pesquisa – 6.468 fizeram teste para hepatite A e 19.634 realizaram exames para detectar os vírus B e C. Como a população residente no conjunto das capitais representa 23,8% da população total do país – mais de 45 milhões de habitantes – o estudo é um retrato aproximado da prevalência das hepatites virais no Brasil. A estimativa de prevalência a partir do estudo para a população brasileira geral é de 800 mil pelo vírus B.
Foto: Nivaldo Coelho / Agência Saúde

IMAGENS FORTES: MÁQUINA DE BATER PALHA DE CARNAÚBA DEVORA BRAÇO DE HOMEM NO MARANHÃO.











Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Parnaíba, chegou por volta das 15h de hoje (04/01), no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI, conduzindo o trabalhador Raimundo Nonato Barros, 27 anos, residente em Bom Princípio do Piauí, que sofreu um acidente de trabalho por volta das 13h30 de hoje em uma máquina de bater palha de carnaúba na localidade São Paulo, município de Araioses-MA.

A vítima teve o braço esquerdo mutilado pela máquina. Segundo comentários, esta já é a terceira vítima que tem membro mutilado por essa máquina.

Fonte: Blog do Yuri Gomes

Prefeito Carlos Rafael reúne assessores e correligionários e participa de festa do ex-deputado Jeová Campos

O prefeito de Cajazeiras, Carlos Rafael Medeiros de Sousa reuniu assessores e dezenas de correligionários para prestigiar a festa de aniversário do ex-deputado estadual Jeová Vieira Campos na noite desta quarta-feira, dia 04, na Praça do Xamegão.
“Não poderíamos deixar de prestigiar a festa do nosso amigo Jeová Campos, como forma de reconhecimento e carinho a ele e aos seus amigos e familiares”, disse Carlos Rafael, que reuniu uma verdadeira comitiva em um restaurante da cidade momentos antes de se deslocar ao local do evento.
Além do prefeito Carlos Rafael, estiveram no palco, ao lado de Jeová, o ex-deputado Rodrigo Soares, presidente estadual do PT, empresários da cidade e da região, advogados, familiares e convidados do aniversariante.

Secom

















Fotos de Ângelo Lima

Jeová confunde popular com Carlos Antônio

Um fato inusitado ocorreu na noite de ontem durante as festividades comemorativas ao aniversário do ex-deputado Jeová Vieira Campos. Durante seu pronunciamento, o ex-parlamentar sertanejo citou o nome do ex-prefeito Carlos Antônio como presente no palanque das autoridades. Ocorreu, porém, que o ex-prefeito não compareceu ao evento. Um popular conseguiu matar a charada sobre o fato: o ex-deputado petista teria confundido Evandro Carolino, que estava no local, com Carlos Antônio

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Vital do Rêgo alerta sobre riscos da terceirização do Hospital de Traumas de Campina

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) alertou para o risco que traz a privatização dos hospitais públicos no país por meio da gestão terceirizada. Ele tomou como exemplo o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, cujo custeio subiu de R$ 4,5 milhões para R$ 7 milhões, quando foi assumido pela iniciativa privada. Segundo o senador, já há um movimento entre os parlamentares para exigir providências do Ministério da Saúde, Ministério Público do Trabalho e do TCU a esse respeito, para evitar que as irregularidades já apontadas por esses órgãos.
Segundo ele, o Governo do Estado pretende importar para Campina Grande o desmantelamento da Saúde Pública, patrocinado pelo Governo do Estado que terceirizou o atendimento do Trauma de João Pessoa para uma ONG. Vital citou voto do ministro Carlos Ayres de Brito, considerando inconstitucional a legislação que trata da terceirização de serviços essenciais como Saúde e Educação.
Quem concorda com o senador é o procurador do Ministério do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas, já se manifestou em diversas ocasiões contrário à terceirização da área de Saúde no Estado, iniciada com a entrega da gestão do Hospital de Trauma à Cruz Vermelha. Segundo ele, uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União já confirmou que há irregularidade na terceirização das atividades do Hospital de Trauma da capital, ao constatar que a Cruz Vermelha Brasileira não detém de experiência técnica comprovada para administrar um hospital do porte do Trauma.
Segundo o congressista, há uma unanimidade em torno da preocupação com o desmantelamento da Saúde Pública. “Há estórias esquisitas, estranhas, no Distrito Federal, no Maranhão e em outros tantos estados, próprias de uma situação anômala que se criou, desrespeitando a Lei do SUS e o governo estadual  quer trazer isso para Campina” afirmou o senador.
Vital do Rêgo observou que, se a gestão privada da saúde funcionar de forma complementar ao sistema público estará ocorrendo de forma legal, porém, na medida em que o substitui, torna-se inconstitucional.
Hospital Regional de Emergência e Trauma de Campina Grande
Características Técnicas:

Área do Terreno: 70 mil m2
Área de Construção: 22.071,05 m2
Ambientes: 06 Salas de Cirurgias, Bloco de Emergência, Auditório, Almoxarifado, Restaurante, Lavanderia, Farmácia, UTI de Queimados, Centro Cirúrgico, UTI’s Adulto/Pediátrica, Bloco Laboratório de Análises/Administração, Bloco Enfermaria Adulto, Bloco Enfermaria Pediátrica, Bloco Enfermaria Queimados, Unidade de Apoio, Resgate e Garagem, Resíduos Sólidos, Grupo Gerador, Subestação I e II, Sala de Comando, Guaritas I, II e III, Urbanização.

Leitos: 266, sendo:
•      11(Rec. pós Anest.);

•      19 (Urgência);

•      07 (Emergência);

•      199 (Internação);

•      30 (UTI).

Carlos Magno lamenta declarações de Romero sobre fim do Lixão de Campina


O Coordenador de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, Carlos Magno, lamentou nesta quarta-feira (04) as declarações do deputado federal Romero Rodrigues (PSDB) contra a desativação do Lixão de Campina Grande e posterior encaminhamento dos resíduos coletados na cidade para um Aterro Sanitário. Segundo Carlos Magno, Romero não tem autoridade para criticar a ação.

“Engraçado: o grupo do qual o deputado faz parte esteve no poder por mais de vinte anos. Foram eles que criaram o Lixão, por que o Lixão foi criado em 1992, quando eles estavam no poder, passaram mais de duas décadas e não resolveram a questão. Aí vem Veneziano, de forma decisiva, resolve o Lixão e eles criticam. É brincadeira”, afirmou Carlos Magno.

Ele lembrou que o Lixão de Campina Grande é “mais um problema deixado pelo grupo que governou Campina por mais de 20 anos e que quer voltar ao poder” para Veneziano resolver e o prefeito resolveu. Magno citou, dentre estes problemas resolvidos, a construção da Vila Olímpica Plínio Lemos no lugar onde funcionou o antigo Estádio Municipal Plínio Lemos, “que estava abandonado, servindo de ponto de prostituição e uso de drogas e hoje é um moderno equipamento de esporte, saúde e inclusão social”.

Outro “problema resolvido por Veneziano”, nas palavras de Carlos Magno, foi a Feira da Prata, local totalmente desprovido de estrutura, que foi modernizado e estruturado. “A Prefeitura, durante os vinte anos em que o grupo do deputado esteve no poder, deu as costas para a Feira da Prata. Foi Veneziano quem teve a altivez de resolver”.

Carlos Magno citou, também, a implantação de equipes do Programa Saúde da Família em várias áreas da cidade que não tinham o benefício. “Nas Malvinas, por exemplo, o maior bairro da cidade, não existia uma só equipe do PSF na época em que eles governavam Campina. Hoje o bairro tem 100% de cobertura, graças a Veneziano”.

O Coordenador também citou a relocação dos vendedores ambulantes que ocupavam várias áreas no centro da cidade. “Veneziano criou espaços comerciais no centro, relocou os ambulantes com diálogo, respeito e dignidade, liberando áreas como as calçadas dos Correios, do Colégio das Damas, do Posto de Saúde Francisco Pinto, da Recebedoria de Rendas, da Maternidade, dentre outras”.

Ele disse que a desativação do Lixão de Campina Grande é um marco para a história da cidade. “O lixão tem duas décadas de existência e é mais um problema criado nas administrações passadas que foi solucionado por Veneziano. O fim do Lixão contribuirá para a Saúde Pública, para o Meio Ambiente, para a tranqüilidade do nosso Aeroporto, dentre outros benefícios”.

Magno finalizou pedindo a Romero que, ao invés de criticar as ações da Administração Veneziano em prol do bem estar da população campinense, melhor seria ter a humildade de reconhecer os avanços “e, mais que isso, tentar colaborar, afinal de contas, ele foi eleito para ajudar Campina Grande, não para trabalhar contra as iniciativas que visam melhorar a cidade”.

Codecom / PMCG

Homem é encontrado Morto em Cajazeiras

A polícia militar de Cajazeiras foi acionada na manhã desta quarta feira (04) por moradores da Fausto Rolim na zona sul da cidade, dando conta de que um morador estava a mais de um dia sumido e com as portas de sua residência fechada.

Ao chegar no local, os policiais arrobaram a porta com autorização do proprietário do imóvel e encontraram o corpo Francisco Alênio Alexandre solteiro, aposentado, pai de um filho.


A causa pode ter sido de forma natural, já que o mesmo era viciado em álcool e morava sozinho a muito tempo.


Os policiais isolaram a área, até a chegada do delegado que fará a liberação do corpo para necropsia no IML de Patos.