sábado, 19 de novembro de 2011

Vital critica 15 mil contratações sem concurso no Estado: “governo engana povo, Justiça e varre a corrupção para baixo do tapete”


O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse na tarde deste sábado (19), direto de Brasília, que a gestão do Governador Ricardo Coutinho na Paraíba “é pautada pela enganação ao povo e à própria Justiça”. Ele se referiu ao fato, denunciado pelo Ministério Público do Trabalho – MPT de que o governo contratou, de janeiro a agosto deste ano, mais de 15 mil prestadores de serviço sem concurso público.

Segundo Vital, a denúncia do MPT é “muito séria” e significa “um descalabro”. O Senador disse que, com as contratações, o governo “desmoraliza os paraibanos, enganando-os com um discurso mentiroso e desonesto”. Vital lembrou que, na campanha eleitoral, o então candidato Ricardo Coutinho afirmava que, se eleito, prometia um fim “às perseguições políticas na Paraíba”. Porém, ao assumir o mandado, “de uma tacada só demitiu 16 mil servidores”, alegando que o Estado não tinha condições de custear a folha, “mas apenas para justificar os atos de perseguição”.

“Agora, pelas informações da denúncia do Ministério Público do Trabalho, com base nos dados repassados ao órgão pela Associação dos Servidores Públicos das Regiões Norte e Nordeste – Asprenne, vemos que o Governo simplesmente enganou o povo e a própria Justiça, colocando para dentro seus apadrinhados políticos, sem concurso, sem qualquer critério, inchando a folha do Estado”.

Sem limites éticos - Segundo Vital, Ricardo Coutinho “enganou a opinião pública, a população e, mais grave ainda, ludibriou a Justiça, agora em proporções bem maiores. Tanto que gerou uma representação do Ministério Público do Trabalho contra si”. Para Vital, este é “o governo do quero, posso, mando e faço, da intransigência, do litígio, do descumprimento das ordens judiciais, um governo que não tem limites, inclusive éticos, que varre a corrupção para baixo do tapete, desafiando a própria Justiça”.

Esta semana o procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas representou o Estado da Paraíba ao presidente do Tribunal de Contas, Fernando Catão solicitando “medidas cabíveis” em relação à denúncia da Asprenne sobre excesso de prestadores de serviços no Estado. Segundo a denúncia, o Governo do Estado, de janeiro a agosto deste ano, contratou mais de 15 mil prestadores de serviços sem concurso público.

Os dados estão disponíveis no Portal Sagres do próprio TCE-PB. No total, foram 15.718 contratações, passando de 13.489 para 29.207 o número de funcionários sem concurso no Estado. Além disso, segundo lembra o procurador na peça, foram criados 1.462 cargos em comissão, passando de 2.238 para 3.700.

Gilson Nunes, presidente da Asprenne disse que as contratações são clandestinas e ilegais, sem assinatura de contratos de trabalho. Ele lembra que há vários prestadores de serviço atuando como professores, com salários defasados. “Somam mais de 33 mil os prestadores de serviços, comissionados não efetivos e temporários. A diferença para o total de efetivos ativos (mais de 43 mil) é de apenas 10 mil servidores”, afirma.

“Não entendemos a razão pela qual esses problemas remanescem na Paraíba. Tenho a impressão de que a ordem estabelecida na Constituição não chega às oiças e viças dos administradores públicos e que as autoridades são omissas”, declarou o procurador-chefe do MPT.

Também foi encaminhado pedido de providências, sobre o mesmo caso, ao procurador-geral de Justiça. “Assim como o MP do Estado pediu a demissão dos prestadores de serviços, esperamos que idêntica medida seja tomada pelo próprio órgão”, completou Varandas.

Filho de Carlinhos de Jesus é assassinado no Rio

O filho do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, foi assassinado em Realengo na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Filho de Carlinhos de Jesus
Carlos Eduardo Mendes de Jesus, 32 anos, saia do bar Refúgio Carioca na Avenida Marechal Fontenelle, quando dois homens em uma motocicleta passaram disparando com arma de fogo.
Carlos Eduardo foi atingido com oito tiros e ainda foi socorrido no Hospital Hospital Estadual Albert Schweitzer em Realengo também na Zona Oeste, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
O fato foi registrado na Delegacia de Homicídios onde policiais investigam o caso. As causas do crime ainda são desconhecidas, mas o delegado Allan Duarte da DH não descartas algumas possibilidades.
A assessoria de Carlinhos de Jesus informou que ele já soube da morte do filho e volta de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde fez um show na noite de sexta-feira, 18.
O corpo de Carlos Eduardo foram levados para o instituto Médico Legal.

 Portal R7

Motoqueiro morre após bater em caminhão; fotos

Um motoqueiro morreu na hora após colidir com um caminhão, na rodovia esatadual PB-044, entre Caaporã e Pitimbu.
aciernte de moto
O acidente aconteceu na tarde da sexta-feira, 18, quando o motoqueiro, que estava com uma criança na garupa, tentou desviar do caminhão que fazia uma curva no sentido contrário e acabou batendo a cabeça na lateral do veiculo, sendo arremessado a 10 metros.
acidente de moto
A criança que estava com ele na garupa não teve ferimentos, mas entrou em estado de choque e foi encaminha ao hospital de Caaporã.
O condutor da moto estava sem capacete.
Wanja Nobrega com informações do site alhandrae.blogspot.com

Acidente ocorrido agora grave deixa um morto na estrada de Alhandra; fotos chocantes

Um acidente aconteceu agora há pouco na estrada que liga o município de Alhandra a Mata Rendonda. Um rapaz morreu na hora.
acidente

 
acidente
De acordo com testemunhas que estavam no local, o motorista do veículo tentou desviar de um buraco na pista e colidiu com um ônibus que vinha na pista contraria.
A polícia ainda não havia chegado ao local, por isso o nome da vítimas outros detalhes serão dados em instantes.
Foto: Jailson Queiroz
Wanja Nobrega com informações do site Alhandra em Foco

Paraíba em Alta no cenário político nacional:Vital do Rego Filho é cotado para assumir a presidência do Senado Federal em 2013




 Os senadores do PMDB já começaram a articular a sucessão do presidente do Congresso, José Sarney. Dois grupos disputam a indicação para as eleições internas de 2013. Um, da velha guarda, é apoiado por Sarney e liderado por Renan Calheiros (AL), que sonha em retornar ao posto. O outro grupo é organizado pelo amazonense Eduardo Braga e aposta na renovação das lideranças. O nome do senador Vital do Rêgo (PB), um novato de confiança dos antigos, surgiu nas últimas articulações como alternativa ao desgaste de Calheiros com as antigas denúncias sobre a formação do patrimônio. Na Câmara, o líder da bancada do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RGN) se consolidou com a confirmação do acordo de rodízio com o PT bancado pela presidente Dilma Rousseff.
Leonel Rocha

TV Record antecipa saída de Tom Cavalcante; Humorista deve ir em 2012 para outra emissora


Tom Cavalcante e a Rede Record colocaram um ponto final na parceria de sete anos. Na tarde desta sexta-feira (18), o humorista e a emissora rescindiram o contrato – em comum acordo – que tinha vigência até dezembro de 2012.
De acordo com comunicado da assessoria de imprensa da emissora, o humorista pertence à Record até o dia 31 de dezembro de 2011. O programa “Show do Tom”, apresentado por Tom, permanece na grade da emissora até o final do ano. Ele iniciou seus trabalhos na Record em 2004, após deixar a Globo.
Segundo a assessoria de imprensa do humorista, ele não está indo para outra emissora neste momento.
Confira o comunicado na íntegra:
“A Record e o apresentador Tom Cavalcante anunciam que, nesta tarde, o contrato entre as duas partes foi rescindido, em comum acordo.
O contrato previa a permanência do humorista até dezembro de 2012, mas em função do novo acordo, o término passa a ser 31 de dezembro de 2011. O programa Show do Tom permanece sendo exibido às segundas-feiras, na faixa das 23h, até o final do ano.
Tom Cavalcante estreou na Record em 27 de setembro de 2004, dando início a uma parceria que desde então foi marcada pelo sucesso. Durante os 7 anos, o apresentador colocou seu talento a serviço da emissora e aqui apresentou uma extensa galeria de personagens que ficarão na memória do público que sempre acompanhou o seu programa”.




Fonte: IG

Vital emite nota sobre dados usados em relatório e se colocando à disposição para debate sobre royalties

 
O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) emitiu nota nesta sexta-feira (18) para explicar dúvidas sobre os dados por ele utilizados para a confecção do relatório que aponta um novo modelo de redistribuição dos royalties do petróleo. Os dados usados pelo Senador paraibano tem sido questionados pelos estados produtores – Rio de Janeiro e Espírito Santo – que alegam perdas com o novo modelo de redistribuição.

Na nota, Vital também se reporta a declarações do Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, que também questionou os índices. O Senador foi duro no seu posicionamento e disse estar à disposição para o debate, seja com a oposição ou com o próprio governo.

Veja a íntegra da nota:

Os valores e índices no Substitutivo

Os meios de comunicação tem concedido grande espaço para discussões em torno do nosso substitutivo para a partilha dos royalties. Ele continua gerando acirradas discussões – e não poderia ser diferente – pois há envolvimento de uma enorme gama de interesses.

Atento aos interesses da população brasileira, busquei orientar minhas decisões com auxílio de grandes estudiosos e autoridades da área, além de participar de diversas audiências públicas essenciais para esclarecer vários aspectos da matéria. A arrecadação estimada na reportagem do portal Agência Congresso – que cita o Plano de Negócios da Petrobrás – trata apenas os dados de produção da empresa.

Os números que usamos para o substitutivo se baseiam em relatórios da Empresa de Pesquisa Energética – EPE, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, e nos dados da Agência Nacional de Petróleo. A elaboração do nosso relatório objetivou a aprovação de uma legislação mais justa e consensual, que não prejudicasse direitos adquiridos ou alterasse contratos já firmados entre empresas e estados produtores de óleo e gás.

Reconfirmo que todos os dados utilizados por mim são do Plano Decenal de Energia/2020, elaborado pela EPE, que é uma empresa de dentro do próprio Ministério. Daí eu estranhar – e lamentar – as declarações do Ministro (“nossos números são diferentes dos números apresentados pelo senador Vital do Rêgo”), que, sequer, especificou quais seriam esses números conflitantes. Recomendo que o nobre Ministro conheça melhor o órgão que assumiu, tendo em vista que a EPE está vinculada ao seu Ministério.

É bom lembrar que os valores e índices usados no meu substitutivo foram, todos, sem exceção, notificados pela equipe econômica, por ocasião de uma reunião ocorrida 12 horas antes da apresentação do meu relatório, na Secretaria de Relações Institucionais, com a presença do líder do governo no Senado, Romero Jucá; do líder do governo no Congresso, José Pimentel; do líder do PMDB Renan Calheiros; do líder do PT Humberto Costa, da Ministra Ideli Salvatti, do Ministro Guido Mantega e do Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.

Todos eles sabiam da existência desses números numa última e derradeira reunião para o enfrentamento da matéria no Plenário. Além do mais, a própria Petrobras também tomou conhecimento dos números com, antecedência. E nenhum deles fez qualquer contestação.

Para o substitutivo, procurei, com absoluta prudência, equilíbrio e senso jurídico, resguardar os três direitos que a matéria exigia: o direito dos estados produtores, de que não terão perdas, observados os dados de 2010; o direito da União, que chegou a seu limite de renúncia; e o direito dos estados não produtores (que representam 90% do país e que estão atrasados em 10 anos no que se refere a uma participação mais justa e igualitária no bolo nacional dos royalties) que é o de poder participar de forma justa da redistribuição.

Por outro lado, o Ministro Edison Lobão e o Governo tem capacidade para resolver rapidamente a questão. Para isto, uma saída seria a União aumentar o poder de renúncia em favor dos estados produtores, renunciando valores a mais na sua Participação Especial. Ou, fazer o que o Ministro tanto se furta, que é aumentar as alíquotas dos royalties dos contratos já existentes.

Outra solução seria marcar, definitivamente, a data da votação do veto. No dia 30, ao invés do substitutivo, tão contestado, que se proceda a votação do veto. Talvez o Ministro das Minas e Energia preferisse que fosse esta a saída adotada.

Reitero que continuo aberto para debater a questão com Governo e/ou Oposição. Tenho os números em mãos e estou à disposição de quem quer que seja, para um debate aberto e sincero, em nome do país e de seus destinos.

Aproveito a oportunidade para convidar todos os prefeitos e lideranças classistas e políticas para a grande mobilização que vamos fazer no dia 30 deste mês, no Congresso Nacional, manifestando apoio ao nosso substitutivo. Será uma demonstração de que a grande, esmagadora maioria da população brasileira é a favor da proposta que estamos apresentando.

Um cordial abraço,

Vital do Rêgo
Senador/PMDB

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cássio surpreende e admite pedir licença no Senado Federal para Deca assumir

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) admitiu nesta sexta-feira (18) a possibilidade de pedir licença no Senado Federal no decorrer dos sete anos de mandato que ainda tem pela frente para prestigiar seu suplente, o também tucano Deca do Atacadão.
A articulação, conforme o tucano ascenderia o 1º suplente a qualidade de titular do mandato, nem que fosse por um curto espaço de tempo. Cássio aproveitou ainda para rasgar elogios ao companheiro de chapa e confidenciou que Deca foi um parceiro solidário e muito importante no processo de contestação da impugnação da candidatura pelo Supremo Tribunal Federal.
“O regimento permite que nós senadores, tiremos licença e eu posso sim vir a tirar, pois Deca foi um parceiro solidário. Deus queria que eu não venha tirar uma licença por motivo de doença, mas nada impede que nesses sete anos eu venha a me afastar”, disse.
Cássio, no entanto, ressalta que acabou de tomar posse no Senado, com um déficit de nove meses, e a possibilidade da licença seria para um futuro ainda não próximo.
“Eu mal tomei posse, estou há apenas duas semanas no mandato, e vocês já vem me falar de licença”, brincou o parlamentar.
PB Agora

Veneziano anunciamais R$ 3 milhões para pavimentar 17 ruas em Campina Grande


O Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgoanunciou na manhã desta sexta-feira (18) a destinação de aproximadamente R$ 3milhões para a continuidade das ações do Programa Vias Abertas na cidade. Comesta verba, fruto do trabalho do Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) em Brasíliamais a contrapartida do Município, a Prefeitura de Campina Grande vaipavimentar mais 17 ruas da cidade, em paralelepípedo.

De acordo com o prefeito, os trabalhos de pavimentação jáserão iniciados no final deste mês de novembro. “Com isso, seguimos o propósitode melhorar consideravelmente os nossos corredores. Graças à ação do Senador Vitaldo Rêgo, da Deputada Federal Nilda Gondim e com a participação do próprioMunicípio, através das contrapartidas, estamos mudando o cenário do setorcentral e dos bairros da cidade”, afirmou.

De acordo com Veneziano, o trabalho realizado pelaSecretaria de Obras nas ruas beneficiadas será completo, com drenagem,terraplenagem e pavimentação. Ele lembrou que, durante a sua gestão, em poucomais de sete anos, a Prefeitura já pavimentou, com asfalto e/ou paralelepípedo,mais de 520 ruas, em todas as áreas da cidade.

“Hoje nós podemos dizer que as ações do programa ViasAbertas, o primeiro programa de recuperação de pavimento implantado na históriade Campina Grande com a participação de recursos da própria Prefeitura, já estápresente em todos os bairros da cidade. Não há uma só área de Campina que nãotenha sido beneficiada em nossa gestão”, salientou Veneziano.

Benefícios –Veneziano lembrou também que, recentemente, a Prefeitura de Campina Grandepromoveu a pavimentação, em asfalto, de duas importantes avenidas da cidade.“Só nestas duas avenidas investimentos mais de R$ 3 milhões”, disse o prefeito.

A primeira foi a Avenida Dinamérica, que recebeu asfaltonovo nos dois sentidos da pista, num investimento superior a R$ 1,7 milhão. “Oasfalto da Dinamérica ainda era o original, implantado há mais de vinte anos”,lembrou o prefeito. Mais recentemente, a PMCG pavimentou, também com asfaltonovo, a Avenida Brasília, na entrada da cidade, com investimento superior a R$1,5 milhão.

As ruas que receberão pavimento em paralelepípedo nesta novaetapa do Programa Vias Abertas, com obras a serem iniciadas no final deste mês,são as seguintes:

Bairro Novo Cruzeiro:

Rua Absalão Emereciano

Rua Dr. Floriano Mendes

Rua Francisco Alves

Rua Francisco Paulino de Barros

Rua Hamilton de Souza Neves

Rua João Lucena

Rua Manoel Ulisses de Oliveira

Rua Marcelino P. Costa

Rua Reverendo Severiano Inácio Cavalcante

Bairro do Catolé:

Rua Eduardo Oliveira Lobo

Rua Fernando Barbosa de Melo

Rua Severino Cândido Fernandes

Bairro do Tambor:

Rua Inácio Clementino

Bairro de Bodocongó:

Rua Antônio Cavalcante

Rua João Virgulino de Araújo

Rua Severino Lucena Vaz Ribeiro


Ascom
Voltar

Júlio César consegue com Senador Vital do Rêgo dois ônibus escolares para Fagundes

O Secretário de Finanças da Prefeitura de Campina Grande, Júlio César Cabral (PMN) confirmou nesta sexta-feira (17) que conseguiu junto ao Senador Vital do Rêgo dois ônibus escolares para Fagundes. A informação foi confirmada pelo Gabinete do Senador, que conseguiu os benefícios após audiência de Vital com o Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Segundo Júlio, os ônibus fazem parte do Programa Caminhos da Escola, do Governo Federal. “Quando estive em Brasília, há alguns dias, para resolver questões da Prefeitura de Campina Grande, aproveitei e fui ao Senador, em seu gabinete, pedir por Fagundes e conseguimos este benefício, que vai auxiliar no transporte dos alunos”, disse Júlio César.

Júlio César informou que os ônibus conseguidos para Fagundes são de dois tipos. O primeiro é um Ônibus Rural Escolar do tipo médio, com capacidade para 44 estudantes sentados, no valor de R$ 224.880,00. O outro é um Ônibus Rural Escolar do tipo grande, com capacidade para 59 alunos sentados, no valor de R$ 236.840,00. Ao todo, os benefícios somam quase R$ 500 mil.

Além dos dois ônibus para Fagundes, Júlio informou que o Senador Vital do Rêgo conseguiu outros 44 ônibus escolares para mais 22 municípios, num investimento superior a R$ 10 milhões. “Vital do Rêgo tem trabalhado muito bem em Brasília e, através de sua atuação, Fagundes pode ganhar muitos benefícios, como já tem ganhado”, afirmou Júlio César.

Ass.Com Comunicação & Marketing

Nem Aqui eu tenho paz : Caixão é retirado do túmulo e violado em cemitério no Ceará.

Caixão foi violado na madrugada de quarta-feira (Foto: Sobral 24h)
Um grupo de pessoas quebrou um túmulo e abriu um caixão em um cemitério na cidade de Massapê, a 255km de Fortaleza, na madrugada de quarta-feira (16), de acordo com o delegado municipal José Fernandes Vieira Júnior.  A polícia investiga se o grupo queria roubar bens enterrados com o cadáver ou roubar o corpo, por vingança.
O delegado afirma que o homem foi vítima de 
assassinato há um mês, em Sobral, a 233 km de Fortaleza. Ele era suspeito de um homicídio em Massapê, uma tentativa de homicídio em Sobral e tráfico de drogas, por isso, uma das linhas de investigação da polícia é a de que houve tentativa de roubo do corpo para destruí-lo por vingança. “Mas não conseguiram sair do cemitério, acho que não havia pessoas suficientes. O portão era fechado com correntes”, disse o delegado. A violação foi descoberta por volta de 7h manhã da quarta-feira.

Outra possibilidade, segundo a polícia, é a de que pessoas tentaram roubar objetos de dentro do caixão. “A família falou que ele foi enterrado com bens, cordão de ouro, objetos de valor. Isso pode ter feito com que abrissem o caixão para roubar”, afirmou Júnior. A polícia ainda não tem pistas sobre os autores do crime.

G1 Ce.

Secretaria de Saúde de Cajazeiras realiza campanha contra o tabagismo







Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, transcorrido em 29 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nestes dias 17 e 18, vários eventos com a finalidade de conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro. A equipe do Programa de Tabagismo visitou escolas e escolas praças de Cajazeiras realizando palestras  para tirar dúvidas sobre o cigarro e seus efeitos nocivos, além de distribuir panfletos explicativos.
Dr. Pablo Leitão, secretário municipal de saúde, que a sua pasta vem buscando melhorar o atendimento na rede de atenção básica, mas o primeiro passo deve ser tomado pelo  próprio usuário.
Na manhã desta sexta-feira, 18, a equipe montou um estande na Praça da Prefeitura para atendimento e esclarecimentos à população sobre os males causados pelo fumo, responsáveis por 200 mil óbitos por ano no Brasil, em função de patologias que têm início no tabagismo.
“O fumo está associado a 25% das doenças vasculares e das mortes causadas por angina e infarto do miocárdio, a 90% dos casos de câncer de pulmão e a 30% dos óbitos por câncer de laringe, faringe, boca, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero”, esclareceu o secretário.

SECOM, com fotos de Ângelo Lima.

Administração Municipal abre Feira de Animais Permanente e campanha de vacinação contra febre aftosa em Cajazeiras





O prefeito de Cajazeiras, Carlos Rafael Medeiros de Souza, abriu na manhã desta sexta-feira, 18, no Parque de Exposição, localizado na BR-230, a Feira de Animais do Município, que passará a ser realizada semanalmente, sempre às sextas-feiras, no mesmo local.

Ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento Rural (Agricultura), Rigoberto Soares (Rildo), demais secretários e auxiliares da administração e criadores, o prefeito lançou também a campanha de vacinação contra a febre aftosa nos rebanhos bovinos, que se estenderá até o próximo dia 30, uma quarta-feira.

Carlos Rafael lembrou a importância da Feira de Animais para movimentar o comércio no setor, devendo atrair criadores de outros municípios, além da necessidade de imunização dos rebanhos.

SECOM, com fotos de Ângelo Lima

Vital destaca lançamento do programa ‘Viver sem Limites’ e revela suas ações em prol dos deficientes físicos



Para o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) o lançamento ontem (17) do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência ‘Viver Sem Limite’, pelo governo federal representa uma série de ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade que terão um investimento de R$ 7,6 bilhões até 2014 para garantir a autonomia de pessoas com deficiência.

Segundo ele, as medidas buscam promover a cidadania e fortalecer a participação na sociedade, como manda a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, das Nações Unidas, ratificada pelo Brasil em 2009.

As obras de acessibilidade, feitas em parceria entre União, estados e municípios, terão R$ 4,1 bilhões. As 1,2 milhão de habitações para baixa renda do programa Minha Casa, Minha Vida 2, por exemplo, terão a possibilidade de adaptação por meio de kits que mudarão corredores, banheiros, quartos e cozinhas para permitir o uso por pessoas com deficiência.

De acordo com o Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Estatísticas e Geografia (IBGE), 45,6 milhões de brasileiros (23,91%) possuem algum tipo de deficiência. Recentemente o senador Vital do Rêgo apresentou um Projeto de Lei no Senado para assegurar prioridade aos portadores de deficiência física na Restituição do Imposto de Renda. O projeto altera o art. 13 da Lei nº 9250 de 26 de dezembro de 1995. Outra iniciativa do parlamentar neste âmbito trata-se da PEC garante a gratuidade na inscrição em concurso público ao candidato que comprovar a condição de deficiente físico e com renda inferior a dois salários mínimos. “Tais garantias servem para expressar por intermédio de políticas públicas consistentes ações que assegurem condições especiais para a inserção social do portador de deficiência de forma a reduzir ou eliminar as barreiras decorrentes da deficiência. Essas inciativas vem justamente para garantir os direitos dos deficientes”, disse o senador.

Educação - A igualdade de oportunidades para alunos com deficiência receberá do plano ‘Viver sem limites’ R$ 1,8 bilhão em investimento, com ações que vão do transporte escolar acessível à adequação arquitetônica de escolas públicas e instituições federais de ensino superior. Além de formar profissionais especializados, serão montadas novas salas de recursos multifuncionais nas escolas públicas, que usam tecnologia da informação para ajudar os estudantes a ter acesso ao conhecimento, e a atualização das já existentes.

Saúde - Os investimentos para a promoção da saúde e prevenção de causas de deficiências no plano serão da ordem de R$ 1,4 bilhão até 2014. Um sistema nacional para o monitoramento e a busca ativa da triagem neonatal vai incluir dois novos exames no teste do pezinho para a detecção da deficiência de biotinidase e da hiperplasia adrenal congênita. O reforço incluirá novos dez protocolos clínicos e diretrizes de várias patologias associadas à deficiência. E o fortalecimento na habilitação e reabilitação será acompanhado de mais equipes especializadas para o atendimento odontológico.

A ampliação do fornecimento e manutenção de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção passará de R$ 217,4 milhões por ano em 2011 para R$ 375,6 milhões por ano em 2014.

Para oferecer apoio para pessoas com deficiência em situação de risco, pobreza, abandono e isolamento, serão criados 27 Centros de Referência. Serão instituídos, também, cinco centros tecnológicos para a formação de treinadores e instrutores de cães-guias em todas as regiões do País. Atualmente, só existem dois instrutores qualificados no Brasil.

PAC e Copa serão acessíveis - Os investimentos de R$ 30 bilhões na infraestrutura de mobilidade urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e para a Copa de 2014 vão cumprir os requisitos de acessibilidade. Neste ponto um projeto de Lei de autoria de Vital do Rêgo que torna obrigatório a instalação de equipamentos de segurança e acessibilidade nas escadas rolantes, esteiras e rampas em condomínios de edifícios residências, comercias e públicos, vai servir de modelo para a Subcomissão Temporária para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada e a Paraolimpíada de 2016, ao qual é membro.


Felicidade total: Famílias recebem casas na Agrovila e agradecem à administração municipal de Cajazeiras









O sonho da casa própria se tornou real na manhã desta quinta-feira, 17, para famílias carentes de Cajazeiras que receberam das mãos do prefeito Carlos Rafael Medeiros de Souza as chaves de onze residências na Agrovila, na zona sul da cidade.
 As famílias, todas oriundas do Bairro Cristo Rei, onde moravam em casas de taipas, foram beneficiadas com casas de alveranaria, graças a uma pareceria entre administração municipal, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, e o Governo Federal, via Funasa.
 Receberam as chaves das suas casas nesta quinta-feira, os beneficiários desta primeira etapa: Evânia Cecília de Abreu, Alzenir Pereira Caetano, Cícero Pereira, João Evandro de Sousa, Maria Cleide Nunes de Sousa, Edilson Pereira, João Bosco, Maria de Lourdes Benício Silva, Jacileide Benício Andriola, Paulo Alves e Adriana de Oliveira Ferreira.
 Falaram em nome das famílias beneficiárias o senhor Cícero Pereira e a senhora Betiane Ferreira, que se emocionou e chegou às lágrimas de tanta emoção por ver realizado o sonho de tantos anos, além do presidente da Associação de Moradores da Agrovila, o senhor Geraldo.
 O secretário de Cidadania e Promoção Social, Jucinério Félix, falou da luta diária da administração municipal para melhorar as condições de vida da população, com investimentos próprios e conquistas de verbas e programas federais os mais diversos.
 Já o prefeito Carlos Rafael lembrou que, enquanto poucos criticam a sua administração, a grande maioria sente no dia a dia os avanços em todas as áreas, seja na cidade ou na zona rural, na saúde ou na educação, nas ações sociais ou nas políticas públicas de um modo geral.
 O prefeito ressaltou ainda que, à medida em que tentam desvirtuar a sua administração, o povo de Cajazeiras recebe respostas concretas, como calçamento, asfalto, limpeza urbana, recuperação de estradas, etc, e anunciou várias outras conquistas.
 Participaram da solenidade de entrega das onze casas, vários secretários e auxiliares da administração, vereadores, líderes comunitários, todas as famílias contempladas e moradores da Agrovila que viveu uma grande festa social na manhã desta quinta-feira.

SECOM, com fotos de Ângelo Lima

Baixaria e Rejeição nos bastidores da política campinense: Por que todos querem distância de Ricardo Coutinho em Campina?



Enquanto a Paraíba vislumbra um mar de denúncias de corrupção nos noticiários, Campina assiste a um fenômeno interessante. Eleito governador da Paraíba no ano passado, num pleito em que ninguém acreditava sair vitorioso, Ricardo Coutinho, em menos de 12 meses de governo, conseguiu uma façanha: na cidade onde venceu bem o seu opositor, José Maranhão, ninguém quer o seu apoio.
O natural seria que Ricardo apoiasse o candidato a prefeito do PSDB, principal partido apoiador da sua vitória no pleito de 2010. Claro: se os tucanos apresentaram Ricardo em Campina e ele foi o vitorioso, com considerável votação, natural seria que Ricardo devolvesse a ‘cortesia' que os tucanos fizeram com ele em Campina e desse apoio a Romero.
Mas, eis que surge na mídia a notícia de que o apoio do ‘Mago', queimadíssimo em Campina, seria hipotecado, solidariamente, à deputado estadual Daniela Ribeiro (PP). E a notícia surgiu para abalar as estruturas e mexer com a Família Ribeiro. De imediato, Daniela nem quis convocar entrevista coletiva para desmentir, mas, preferiu ir pessoalmente às emissoras, conceder entrevistas.
“Quem pariu Mateus que balance. Não quero apoio desse governo que está aí”, afirmou ela, jogando para Romero a responsabilidade de carregar o fardo (não é que descobriram que o ‘mago', na verdade, é pesadíssimo...). Segundo Daniela, foi o PSDB (leia-se Cássio, Rômulo, Romero, Ludgério...) que apresentou Ricardo aos campinenses e deu garantias de que o homem trabalharia por Campina, caso eleito. Deu no que deu e a cidade hoje se arrepende.
Aí ‘Mateus' passou para Romero, que também não quis. Isso mesmo, para espanto de quem ouviu sua entrevista nas emissoras de rádio de Campina Grande – logo após Daniela se pronunciar: “Acho isso tudo uma palhaçada. Não vou ficar com esse proselitismo, com este termo pequeno de quem pariu Mateus que balance. Será que era Mateus mesmo que iria nascer?”. Vocês entenderam?
Depois veio a baixaria: “Antes de a gente apoiar Ricardo Coutinho tinha gente dando café da manhã para ele, inclusive oferecendo irmã pra namorar com ele (putz!). Não sou fisiologista nem daqueles que costumam trair, principalmente nas convenções, sobretudo quando por trás desta traição se tem um benefício por trás”.
Mas Romero disse mais: “Torço para que o governador acerte e faça uma profícua gestão em prol de Campina e da Paraíba. O governo está sem uma agenda positiva porque não está divulgando suas ações. Torço para que dê certo, porque dando certo é bom para Campina e para a Paraíba. Sou daqueles que torcem para que dê certo. O governo está apenas se iniciando. É um governo de quatro anos”.
Para bom entendedor, meia palavra basta. Quanto à parte da baixaria, sem comentários. Dizer que torce para que dê certo é admitir não está dando. Dizer que está apenas começando para um governo que já tem um ano nas costas é abusar da inteligência do povo. E dizer que não tem agenda positiva porque não está divulgando as obras???
Na Câmara Municipal de Campina Grande, a situação de Ricardo vai de mal a pior. Esta semana, após o tucano Inácio Falcão ter dito cobras e lagartos de Ricardo na mídia – inclusive ameaçando rompimento – Jóia Germano e Nelson Gomes (presidente) também saíram com críticas e ameaças de rompimento. Foram até a Brasília, para resolver as coisas com o PSDB.
A verdade é que, com elevado índice de rejeição na cidade – nas duas pesquisas até agora divulgadas, inclusive uma delas pelo próprio povo de RC, seu governo é rejeitado por mais da metade da população – a situação do Mago em Campina só se complica. E depois destas últimas denúncias (publicadas recentemente pela revista Época), a coisa deve ter piorado.
Coitado do Mateus... será que até a eleição ele encontrará um colo que o acalente?
Ah... quase ia esquecendo: tem uma viv'alma que defende Ricardo em Campina ainda: o vereador João Dantas!!!
João já disse a Inácio Falcão que não inclua seu nome no rol dos que querem romper. Menos mal para o Mago, né?
Carlos Magno

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Eu quero o novo

Decisão: Prefeito de Cajazeiras reúne com representantes de Blocos e anuncia que o Carnaval poderá ser na Agrovila

Decisão: Prefeito de Cajazeiras reúne com representantes de Blocos e anuncia que o Carnaval poderá ser na Agrovila
O tradicional carnaval de Cajazeiras que acontece sempre na Avenida Juvêncio Carneiro em Cajazeiras, desta feita a tradição poderá ser quebrada pela ousadia do Prefeito, Carlos Rafael.

Na tarde desta quinta-feira (17), o Chefe da Edilidade se reuniu com os representantes de Blocos carnavalescos, para conversarem sobre o apoio da Prefeitura na Folia de Momo, quando uma das propostas foi apresentada por Carlos Rafael, dando conta que em 2012, o Carnaval de Cajazeiras será realizando no antigo aeroporto, ou seja, a Agrovila, local amplo, aconchegante para os filões.


A decisão foi acatada unanimemente pelos carnavalescos presentes ao encontro. A justificativa  de Carlos Rafael que a Juvênicio Carneiro não comporta mais tanta gente que comparece todos os anos na Terra de Padre Rolim para brincar um dos melhores carnavais do Sertão da Paraíba.

 - Avenida já se tornou pequena, principalmente quando temos uma atração de médio porte. O espaço já é pequeno. Vamos lutar para que o nosso carnaval seja realizado no antigo aeroporto de Cajazeiras, local, amplo e aconchegante, disse o Prefeito, Carlos Rafael, dando quase como certa a mudança do local.

Local onde será realizado o evento

Na próxima semana, Carlos Rafael vai ter outra reunião já na futura Praça de evento para consolidar a decisão que foi anunciada. Pelo menos, os representantes dos Blocos Carnavalescos, aprovaram a idéia.

Carlos Rafael também comemorou a informação que o Município de Cajazeiras saiu da inadimplência junto ao SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), o qual vinha impedido à chegada de recursos federais através de convênios com o governo.


A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, através da Justiça Federal. A juíza Cristiane Meira da 3ª vara de João Pessoa deu provimento parcial à tutela, solicitando aos órgãos federativos que possam dar certidão positiva porque o débito junto ao INSS ainda não foi pago, mas com efeitos negativos, o que deixa livre o recebimento dos recursos.


O Prefeito Carlos Rafael vai à próxima semana a Brasília a fim de conseguir recursos junto aos Ministérios que vão beneficiar a população da Terra de Padre Rolim. Entre os Projetos, Carlos Rafael levará para o Ministério do Turismo o Projeto ousado do Carnaval 2012 de Cajazeiras.


Redação
Folhadosertao
Fotos: Ângelo Lima

Senador Vital do Rêgo apresenta ações voltadas para proteção ambiental



Na condição da titular da Comissão de Meio Ambiente Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), bem como, de presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), voltou a defender nesta quinta-feira (17), ações capazes de promover o desenvolvimento sustentável e garantir um meio ambiente mais saudável, gerando assim, aumento da qualidade de vida da população.

Nesse sentido, ele parabenizou a CMA que de forma consensual aprovou o relatório do senador Anibal Diniz (PT-AC) sobre emendas do colegiado ao projeto do Orçamento da União para 2012. No texto, que reforçam ações de fiscalização e proteção ambiental, foram incluídas quatro Emendas sendo que, duas delas, destinam recursos ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), no valor de R$ 200 milhões, para programas de gestão de resíduos sólidos, e outra, de igual valor, para recuperação de bacias hidrográficas.

Em sintonia com o pensamento de Anibal Diniz, Vital disse que sempre foi a favor de ações que favoreçam o meio ambiente como o fim dos lixões, o reaproveitamento de materiais recicláveis, a implantação da coleta seletiva adequada, bem como, a reutilização dos resíduos e objetos depositados no lixo, transformando-os em derivados capazes de ser comercializados no mercado nas mais variadas formas.

Prova disso é que quando era deputado federal ele encaminhou indicação ao Ministério do Meio Ambiente sugerindo a elaboração de uma política com vistas à adequada coleta de lixo reciclável em todo o território nacional. Ele destacou que há bastante tempo muitos órgãos públicos, da iniciativa privada e grande parte da população mundial tem se preocupado com as condições de vida no planeta.

Sempre preocupado em ver o planeta mais saudável, o senador também se comprometeu em incluir no Código Florestal uma Emenda que prevê a liberação de recursos para os estados e municípios que adotarem políticas de proteção ambiental.  “Nós estamos intervindo no Código Florestal para que ao votar, o Senado coloque recursos compensatórios aos municípios que preservam suas reservas, a exemplo de João Pessoa, Santa Rita, Rio Tinto e outros municípios paraibanos”, reafirmou o senador.
Vital lembrou que mesmo sofrendo com a devastação e a degradação ambiental, a Paraíba ainda conserva boa parte de sua mata nativa. O bioma do Estado, segundo o parlamentar é muito rico, e precisa de ações que incentivem a sua preservação.  Ele citou como exemplo, a capital do Estado João Pessoa, que detêm reservas como a mata do buraquinho, entre outras que lhe deram o título de uma das cidades mais verdes do planeta. “Os resíduos de Mata Atlântica que nós temos no país são grandes e João Pessoa tem uma boa reserva”, comentou.

Ainda dentro dessa temática, Vital acredita que o relatório do senador Jorge Viana (PT-AC) sobre o novo Código Florestal, será mesmo votado na Comissão de Meio Ambiente (CMA), na próxima semana. O adiamento foi motivado pela falta de tempo para exame das 62 emendas apresentadas ao projeto e pela dificuldade de entendimento sobre os aspectos polêmicos do texto, deixados para análise na CMA, última comissão antes do Plenário.
Entre as questões polêmicas, estão os critérios para recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs). Na opinião senador Jorge Viena, esse é o ponto mais complexo do código, "em função da diversidade de biomas e do processo histórico de ocupação do território brasileiro”.




Eu quero o novo



O prefeito Carlos Rafael esteve reunido com os coordenadores de Blocos da cidade para discutir o tradicional Carnaval de Cajazeiras dentre as propostas o apoio aos blocos também foi discutido e aprovado o novo local do evento para realização da festa. À festa mais tradicional de Cajazeiras que sempre aconteceu na avenida Coronel Juvêncio Carneiro acontecerá desta vez no antigo aeroporto de Cajazeiras na comunidade da Agrovila. Terá toda infraestrutura necessária para um grande evento.
O prefeito afirmou que a avenida Coronel Juvêncio Carneiro não comporta mais o carnaval. “A avenida já se tornou pequena, quando temos uma atração de médio porte, o espaço já é pequeno” disse o prefeito.
Os internautas sugeriram vários locais para realização da tradicional festa momesca, que já se consolidou e é o maior carnaval de época da Paraíba.
O prefeito terá uma nova reunião mas, já na futura praça de evento de Cajazeiras na próxima semana.
Cajainformado Fotos Ângelo lima

PODE COMPRAR FIADO VOCÊ TÊM CRÉDITO :

O prefeito Carlos Rafael conseguiu finalmente após muito esforço, tirar o município de Cajazeiras da situação de inadimplência junto ao SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) que tem impedido a vinda de recursos federais através de convênios com o governo.
Nesta quinta feira (17) a justiça federal através da juíza Cristiane Meira da 3ª vara de João Pessoa deu provimento parcial à tutela, solicitando aos órgãos federativos que possam dar certidão positiva porque o débito junto ao INSS ainda não foi pago, mas com efeitos negativos, o que deixa livre o recebimento dos recursos.
O prefeito Carlos Rafael comemorou bastante a decisão, e disse que a partir de agora os horizontes se abrem para que o município possam buscar junto aos deputados e senadores, os recursos para as obras necessárias resultando em qualidade de vida para a população.
Eventos como Reveilon, Carnaval e Xamegão, já poderão receber as verbas uma vez que no ano passado parlamentares como Vitalzinho por exemplo, alocaram recursos para estes eventos e o município não pode receber.
O deputado federal Welington Roberto, chegou a declarar que tem cerca de quinze milhões de reais alocados para Cajazeiras esperando apenas a certidão negativa para liberá-los.
O prefeito já prepara uma viagem a capital Brasília na próxima semana em busca desses recursos e estará visitando os gabinetes dos nossos parlamentares.
Blog do furao foto Ângelo lima

Aposentado de 73 anos morre em Motel quando fazia amor com três Mulheres em Cajazeiras



Foi encontrado por volta das 17h morto no interior do Eros Motel, as margens da BR 230 na Cidade de Cajazeiras, o Coletor, Aposentado, Luiz Caetano do Nascimento, 73 anos, que residia no Município de São José de Piranhas.

As primeiras informações dão conta que a vítima se encontrava com três mulheres no quarto do Motel, quando se sentiu mal e veio a óbito.

O SAMU foi chamado para reanimar o Coletor, porém sem êxito.

O Corpo da vítima foi retirado e encaminhado para o Hospital Regional de Cajazeiras para a necropsia.

A Família, pediu para que o Corpo não fosse levado para o IML de Patos. O procedimento legal será realizado no Hospital Regional de Cajazeiras, depois será liberado para o sepultamento que acontecerá na sua Cidade, São José de Piranhas.

Há suspeita que a causa da morte teria sido uma parada cardíaca, mediante o uso de algum tipo de medicamento. Médicos estão examinando o caso.

Foto do Motel onde ocorreu a morte do aposentado de 73 anos

Redação
Folhadosertao

CONVITE



          A Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, convida Vossa Senhoria e/ou entidade para participarem da abertura da Feira de Animais e da Campanha de Vacina Contra a Febre Aftosa que será realizada no Parque de Exposição de Cajazeiras - PB, no dia 18 de novembro de 2011 às 09 horas.

Contamos com a sua presença!




Atenciosamente,





Rigoberto Soares de Farias
Secretário de Desenvolvimento Rural

Vital do Rêgo analisa os dados do Censo 2010 e destaca índice de analfabetismo na Paraíba

Em depoimento a mídia paraibana nesta quinta-feira (17), o senador Vital do Rêgo (PMDB- PB) destacou a nova cara do Brasil, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no Censo 2010. "Os dados do Censo, divulgados pelo IBGE ontem (16), revelam um novo retrato do País", disse o senador, lembrando que agora o Brasil, com seus quase 191 milhões de habitantes, "está menos branco, mais velho, mais feminino e mais alfabetizado".

Educação - De acordo com o Censo 2010, o índice de analfabetismo na Paraíba reduziu em 7,4% nos últimos anos, caindo de 27,6% para 20,2% (2010), o que segundo o senador peemedebista é um fator positivo, pois nos últimos dez anos, regionalmente, as maiores quedas em pontos percentuais se deram no Norte (de 16,3% para 11,2%) e Nordeste (de 26,2% para 19,1%). No país a taxa de analfabetismo caiu de 12,8%, em 2000, para 9%, em 2010.

Vital lembra que um dos fatores decisivos para essa significativa melhora foi à mudança de pensamento governamental iniciada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que prossegue agora no governo da presidente Dilma Rousseff (PT), que recuperaram a autoestima dos brasileiros, com programas a exemplo do ‘Bolsa Família’ que inseriu milhões de na economia ativa do país.

Mercado de trabalho - Os dados do Censo 2010 confirmam as pesquisas sobre mercado de trabalho, ao demonstrar a tendência à formalização e da ocupação. Na primeira década do século XXI, os empregados com carteira de trabalho assinada passaram de 54,4% para 65,2%, enquanto a participação dos que não tinham carteira assinada caiu de 36,8% para 26,5%. Porém Vital do Rêgo demonstra preocupação com a renda domiciliar dos paraibanos que foi considerada a 5ª menor do Brasil com R$ 1.440. O parlamentar cobrou uma política pública de incentivo para a área por parte do governo da Paraíba.

Luz Para Todos - Outro número revelado pelo Censo e citado por Vital do Rêgo em 2010 e dos serviços prestados aos domicílios de energia elétrica que apresentaram a maior cobertura (97,8%), principalmente nas áreas urbanas (99,1%), mas também com forte presença no Brasil rural (89,7%).  O senador lembra que na última sexta-feira (11) o programa Luz Para Todos, completou oito anos com 14,3 milhões de brasileiros atendidos com energia elétrica em 2,8 milhões de domicílios no meio rural. A meta inicial de fazer dois milhões de ligações e atender a dez milhões de pessoas foi alcançada em maio de 2009. Em julho deste ano, o Luz para Todos foi prorrogado até 2014, com o objetivo de levar ligações gratuitas aos cidadãos que vivem em áreas de extrema pobreza e em regiões que teriam impacto tarifário se não houver a atuação governamental.

Água - O acesso à água cresce mais rápido no campo do que nas cidades. Enquanto a média nacional de cobertura pelo abastecimento de água cresceu 5,1 pontos percentuais entre 2000 e 2010, chegando a 82,9% dos domicílios; na área urbana, o percentual passou de 89,8% para 91,9%, e na rural, subiu de 18,1% para 27,8%.