A tarde da sexta-feira Santa (6) em Cajazeiras foi marcada pela homenagem dos fiéis à lembrança do julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo. A celebração da paixão e morte do Senhor aconteceu na Catedral de Nossa senhora da Piedade no centro da cidade. Por volta de 16h desta sexta-feira, centenas de fiéis acompanharam todo o ritual litúrgico e depois seguiram em procissão junto ao senhor morto até a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
A celebração litúrgica, diferentemente da missa, não tem oração eucarística, parte mais importante da missa católica. O senhor morto, como é chamado na sexta-feira da paixão, recebe neste dia, toda a liturgia católica em sua homenagem em função da sua crucificação. "Esse é um momento de saudação ao pai, de saudação ao seu amor. Jesus teve um gesto pleno e eterno para com todo o gênero humano", destacou, Dom José Gonzalez Alonso
A celebração que foi conduzida pelo bispo Dom José Gonzalez e por Pe. Agripino Ferreira de Assis , pároco da catedral, a celebração da Paixão atraiu fiéis que vieram dos quatro cantos da cidade.
A sexta-feira Santa representa o drama da morte de cristo no calvário. A paixão e morte do senhor foi celebrada em todas as paróquias de Cajazeiras . Após uma hora e meia de homenagem ao senhor morto, a imagem de jesus crucificado saiu em procissão pelas ruas do centro, momento de muita emoção para os fiéis. Atrás da imagem de Jesus vinha a de Nossa Senhora, que segundo a Igreja Católica, foi uma das poucas pessoas na época, que acompanhou o cortejo do sepultamento de Jesus.
Ao chegar na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, os fiéis tiveram a oportunidade de se aproximar da imagem. Neste instante o local parecia pequeno para a quantidade de fiéis que aguardavam esse momento. No final da procissão após a chegada da imagem e da adoração presencial dos fiéis, haveria o fechamento de todas as igrejas católicas, simbolizando o enterro de Jesus Cristo.
"Essa é realmente a repetição do gesto de enterro, de um momento de tristeza e de recolhimento. Somente no sábado de Aleluia, a partir de 18h começam as celebrações para a Páscoa, momento que representa a ressurreição de Cristo.
Pela manhã aconteceu a tradicional Via Sacra que levou uma multidão as ruas da cidade
Fotos Ângelo Lima