sábado, 25 de maio de 2013

Vital garante que André Gadelha terá papel importante na campanha do PMDB em 2014 e reafirma que partido construirá uma proposta diferente




A forma calorosa como o prefeito de Sousa André Gadelha (PMDB), recebeu o pré-candidato a governador na Paraíba em 2014 Veneziano Vital do Rêgo, na tarde desta sexta-feira (23) chamando-o de "é o craque do nosso time" já diz tudo. André, uma das fortes lideranças sertanejas, terá papel importante em 2014, sendo uma das peças chaves  para ajudar o partido a retomar o comando política na Paraíba.

O senador Vital do Rêgo que será o coordenador geral da campanha, enfatizou que "Andresão" como popularmente é conhecido o prefeito sousense, será fundamental para o êxito do projeto do PMDB em construir uma proposta diferente que assegure a reconstrução de uma nova Paraíba. Segundo ele, a liderança de André no Sertão é incontestável, sendo um dos políticos mais queridos da cidade de Sousa.

Vital enfatizou ainda que o prefeito está afinadíssimo com o projeto do PMDB e certamente, será um dos coordenadores da campanha de Veneziano no ano que vem na região sertaneja. Ele lembrou ainda que André terá papel importante na articulação política que resultarão na composição de alianças com outros partidos que fazem oposição ao atual modelo de gestão implantado no Estado. 

Vital do Rêgo acrescentou que além de André Gadelha, outros líderes políticos da região sertaneja também estão unidos e comprometidos com o projeto do PMDB e também contribuirão para que o partido alcance sucesso em 2014. O senador citou como exemplo, a prefeita de Patos Francisca Motta, o deputado Federal Hugo Motta, o ex-prefeito de Patos Nabor Wanderley, entre outras lideranças que apostam em Veneziano como esperança da Paraíba em 2014.

Por outro lado, o senador enfatizou que a peregrinação que Veneziano tem feito pela Paraíba tem servido para ele descobrir os reais problemas que hoje afetam os paraibanos. 

Mais que criticar, Veneziano conforme destacou Vital, está ouvindo a população, e colhendo sugestões que serão aproveitadas em seu futuro programa de governo. O PMDB segundo ele,  terá uma proposta diferenciada para mudar os rumos da Paraíba. E para isso, se apropriará de experiências exitosas do partido em outras cidades, a exemplo de Campina Grande, quando a gestão peemedebista mudou a auto estima dos campinenses.

A caravana da esperança, de acordo com o senador,  tem passado por toda a Paraíba e de um canto a outro, ouvido o clamor dos paraibanos que sonham com o Estado melhor, onde as pessoas tenham condições de trabalhar; uma educação digna, escola de qualidade, segurança e moradia para todos. 

Vital lamentou que o atual estado de estagnação da Paraíba que apesar das promessas passadas, não foi projetada para o futuro. Nesse sentido, lamentou por exemplo que a Paraíba não tenha sido preparada para receber as águas do 
Rio São Francisco. 

A ausência de projetos estruturantes por parte do governo do Estado, tornou a Paraíba um dos estados mais atrasados. E a exemplo do que constatou Veneziano no Sertão, Vital alertou para os problemas verificados nos Açudes paraibanos e que deixam alguns municípios da Paraíba prestes a sofrer um colapso em seu sistema de abastecimento.

Como presidente da Comissão Externa do Senado que acompanha as obras de transposição do Rio São Francisco, Vital defendeu ações urgentes para dotar o Estado de uma segurança hídrica que tranquilize  os paraibanos."Temos que mudar essa realidade" disse.

6º BPM CONCLUI CURSO NACIONAL DE PROMOTOR DE POLÍCIA COMUNITÁRIA





Na tarde da última sexta-feira (24 de maio), o 6º Batalhão da PM paraibana, com sede em Cajazeiras, conclui a 7ª edição do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária.
A solenidade de encerramento se deu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, sediado na cidade, enquanto as 40 (quarenta) horas-aulas do treinamento transcorreram na Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP-ISEC).
O evento contou com a participação do Diretor do IFPB, Prof. Valnyr Lira e de outras personalidades.
Ingressaram no curso 40 (quarenta) alunos, entre policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, agentes penitenciários, conselheiros tutelares e lideranças comunitárias. Neste total inclui-se todo o efetivo do Curso de Formação de Soldados em andamento na cidade de Cajazeiras.
Promovido anualmente pela SENASP, o CNPPC visa capacitar os policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e guardas municipais a gerenciar a ordem pública orientados pela filosofia de polícia comunitária, bem como capacitar as lideranças comunitárias para atuarem em conjunto com os órgãos de segurança na busca da paz social por meio da própria mobilização e de outros atores sociais.
Com o integral apoio do Comando Geral da PMPB e do Tenente-Coronel José Ronildo, Comandante do 6º BPM, em Cajazeiras esta edição contou com a coordenação do Capitão Fernando. Na Paraíba, a coordenação geral dos cursos está a cargo do Coronel Sobreira.
Após a solenidade, houve coquetel no hall de entrada do IFPB, onde os formandos e convidados celebraram mais esta importante conquista na busca de um serviço público de qualidade em prol da população.

João Florindo B. Segundo - Capitão PM
Chefe da Seção de Comunicação Social e Marketing do 6º BPM

Gervásio Maia diz que PMDB e PT estarão unidos em 2014: “ou no primeiro ou no segundo turno”




O Deputado Estadual Gervásio Maia Filho (PMDB) afirmou em entrevista em João Pessoa, que a tendência é de que PMDB e PT estejam juntos, nas eleições de 2014. Segundo ele, esta união poderá ocorrer tanto já no primeiro turno, quanto no segundo turno.

O parlamentar disse que o mesmo direito que o PMDB tem de lançar candidato próprio ao Governo do Estado nas eleições de 2014, com Veneziano Vital do Rêgo – já anunciado pré-candidato do partido – o PT também tem.

Gervásio Maia citou a história política de união entre os dois partidos, destacando as alianças em níveis nacional e estadual. Ele afirmou que, na própria Assembleia Legislativa da Paraíba, PMDB e PT atuam em conjunto, unidos.

Para o parlamentar, o lançamento de candidaturas próprias por parte do PT e do PMDB significa alteração em estratégias políticas. Porém, o fato não tende a dividir os aliados dos dois partidos.

Senador convoca prestadores de serviços turísticos da PB para se cadastrarem no Viaja Mais Melhor Idade



Vital do Rêgo reafirma luta em prol da dinamização da gestão do turismo paraibano

Um dos segmentos que mais cresce no Brasil é o turismo na terceira idade. Atento a essa indústria e preocupado em valorizar os potenciais turísticos do nosso Estado, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), divulga que começou nesta semana o cadastramento das ofertas dos prestadores de serviços turísticos, que participarão do programa Viaja Mais Melhor Idade.
Vital destaca que a iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) visa incentivar as viagens desse público, estimado atualmente em mais de 20 milhões de pessoas. “O objetivo éoferecer condições diferenciadas de crédito a idosos, aposentados e pensionistas, principalmente nos períodos de baixa estação”, afirmou Vital.
Para aderir, as empresas deverão constar no Cadastur (sistema de cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur); aceitar o termo de adesão ao programa e se responsabilizar pela manutenção da oferta; cadastrar pelo menos uma oferta exclusiva direcionada ao público-alvo; informar periodicamente os resultados sobre as vendas; e exibir o logotipo do programa em todo material próprio que a ele faça referência, como website e materiais gráficos, segundo o manual de uso. Os critérios foram apresentados a empresas e associações do setor em reunião realizada na semana passada.
O cadastro deve ser feito em www.viajamais.com.br, sem prazo para terminar. O programa deverá ser lançado nas próximas semanas.
Recentemente o senador Vital obteve a garantia por parte do ministro do Turismo Gastão Vieira que é indicado pelo PMDB no governo da presidente Dilma de que a meta do PNT é aumentar o número de turistas estrangeiros, incentivar o turismo interno e o aumento na oferta de postos de trabalho no setor. “O Plano Nacional do Turismo estabelece um conjunto de diretrizes, metas e ações que orientam a atuação do Ministério do Turismo, em parceria com outros setores da gestão pública”, detalha Gastão Vieira.
Projeto – Vital é autor do projeto de lei que prevê duas passagens gratuitas e outras duas com desconto de 50% para os idosos com renda de até dois salários mínimos e mais de 60 anos de idade. 

Agentes comunitários de saúde, de combate as endemias e lideranças comunitárias participam de oficinas



E-mailImprimirPDF
O II Módulo das oficinas de Educação em Saúde do Projeto São Francisco com a temática Saneamento, Doenças relacionadas à Água e Efeitos Danosos do Agrotóxico, foi realizado nesta sexta-feira (24) em Cajazeiras.
Na ocasião, receberam capacitações os agentes comunitários de saúde, de combate as endemias e lideranças comunitárias de vários bairros da cidade. Todos serão multiplicadores das ações educativas, para combater doenças e cuidados com a saúde da população, objetivando capacitar profissionais da saúde e lideres comunitários a desenvolverem ações preventivas e educativas para atuarem em possíveis impactos ambientais gerados pelas obras da integração do Rio São Francisco.
A Capacitação conta com 50 inscritos e será realizada através de três encontros(um por mês), nos turnos manhã e tarde, a capacitação oferece ainda almoço e transporte para os inscritos.
As oficinas abordaram os temas:
1º Oficina:
Tema: Proliferação de Vetores e Acidentes com Animas Peçonhentos
2º Oficina:
Tema: Saneamento, Doenças de Veiculação Hídrica e Efeito Danoso do Agrotóxico
3º Oficina:
DSTs, AIDS, Gravidez na Adolescência e Violência
A Capacitação tem contado com a participação ativa dos inscritos, durante a discussão dos temas, elaboração e apresentação de trabalhos em grupo e pesquisas  contribuindo assim de forma significativa para reflexão e construção da aprendizagem, para a melhor qualificação profissional e atuação dos agentes comunitários de saúde, de combate as endemias e lideranças comunitárias.
Segue abaixo algumas fotos do evento:

Empresa de Consultoria realiza cadastramento de famílias que tem direito a seguro habitacional em Cajazeiras







Uma equipe da Consultoria Souto Maior de Campina Grande está em Cajazeiras para realizar um cadastramento de todas as famílias que tem direito a um seguro habitacional das casas ou apartamentos financiados pela Caixa, IPEP e CEHAP. O trabalho está tendo o apoio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social de Cajazeiras e da Secretaria de Interiorização do Estado, através do secretário Carlos Antônio.

Terão direito as famílias que comprovarem que suas residências sofreram vícios de construção, ou seja, rachaduras, infiltrações, afundamento de piso, salitre nas paredes ou outros tipos de danos ocasionados pela má construção do imóvel ou utilização de material de péssima qualidade pelas construtoras.

A renomada Empresa de Consultoria avisa que nesta etapa terão direito a recorrer na justiça, pedindo ressarcimento, apenas os imóveis que foram construídos entre os anos de 1969 a 1999.

Aqui na cidade de Cajazeiras, a priori, as famílias dos Conjuntos: Pio X, Mariz e IPEP terão direito a entrar com uma ação na justiça para receber o seguro.A Consultoria Souto Maior vai disponibilizar uma equipe de advogados que irá dar entrada na justiça local e acompanhar as famílias durante o processo.

Os interessados deverão se dirigir a Secretaria de Cidadania e Promoção Social, localizada na Rua Bonifácio Moura,273, por trás do Banco do Brasil nos horários de 10 h às 17hrs a partir desta sexta-feira (24). Haverá uma equipe extra que vai está atendendo nadurante o sábado (25) das 8 h às 12 horas. A equipe ficará até terça-feira (28) em Cajazeiras atendendo a população.


DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Cajazeiras: Pais se debruçam em caixão e dão último adeus a filho assassinado no Maranhão












Fábio foi assassinado a tiros nessa segunda-feira (21), no Estado do Maranhão. Ele foi vítima de assalto.

O sepultamento do jovem Fábio Silva Nogueira, de 33 anos, foi acompanhado por uma multidão. A família, parentes e amigos se despediram do vendedor na manhã desta sexta-feira (24).
Fábio foi assassinado a tiros nessa segunda-feira (21), no Estado do Maranhão. Ele foi vítima de assalto.
Os pais do cajazeirense se debruçaram no caixão e se despediram do filho, que foi assassinado enquanto trabalhava dignamente para sustentar a família.
O corpo de Fábio foi sepultado no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, Zona Leste de Cajazeiras.


Senador Vital do Rêgo divulga que Veneziano promoverá por toda PB a caravana “Pensando a Paraíba”












Apontado por muitas lideranças política de todo o Estado como esperança da Paraíba em 2014, o pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado Veneziano Vital do Rêgo, já está em campo em busca de apoios para consolidar de vez a sua candidatura ao Palácio da Redenção.

Vital afirma que os eventos regionais que o PMDB promoverá na caravana que percorrerá o Estado, serão chamados de “Pensando a Paraíba”. O primeiro será no dia 1º de junho, às 9h, na Câmara de Patos, com todas as estrelas do partido.

Já se preparando para assumir a coordenação geral da campanha do PMDB em 2014, e afastando de vez os boatos de que seria ele, o candidato peemedebista ao governo do Estado, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), destacou a forma como Veneziano vem costurando as alianças e os apoios políticos. Vital do Rêgo destacou que hoje o cenário é amplamente favorável ao PMDB visto que o partido fez mais de 50 prefeituras nas eleições municipais incluindo cidades importantes como Sousa e Patos.

Segundo o senador Vital, a liderança de Veneziano hoje é incontestável, visto que aonde ele chega às lideranças políticas fazem questão de cumprimentá-lo como futuro governador da Paraíba. O senador observou que Veneziano já está mantendo contatos com prefeitos do PMDB e de partidos aliados, além de lideranças da região. Prova disso é o encontro que o campinense teve recentemente com o presidente da Assembleia Legislativa e presidente do Partido Ecológico Nacional (PEN), deputado Ricardo Marcelo. “Veneziano fez uma grande administração em Campina Grande e hoje sem dúvida é o nome mais forte para disputar e vencer as eleições em 2014”, disse.

Vital do Rêgo enfatizou ainda que o PMDB presidido no Estado pelo ex-governador José Maranhão, está unido em torno da candidatura do ex-prefeito. Além do mais a conjuntura nacional é amplamente favorável visto que o partido conquistou recentemente a presidência do Senado e da Câmara Federal.

De olho em 2014, Veneziano Vital do Rêgo foi recebido ontem (23), de forma calorosa pelo prefeito de Sousa André Gadelha (PMDB), chamando-o de "é o craque do nosso time". André, uma das fortes lideranças sertanejas, terá papel importante em 2014, sendo uma das peças chaves para ajudar o partido a retomar o comando política na Paraíba.

O senador Vital do Rêgo que será o coordenador geral da campanha, enfatizou que "Andresão" como popularmente é conhecido o prefeito sousense, será fundamental para o êxito do projeto do PMDB em construir uma proposta diferente que assegure a reconstrução de uma nova Paraíba. Segundo ele, André ao lado da prefeita de Patos, Francisca Motta e a família Motta serão os difusores das propostas do PMDB por todo o sertão paraibano.

Mais que criticar, Veneziano conforme destacou Vital, está ouvindo a população, e colhendo sugestões que serão aproveitadas em seu futuro programa de governo. O PMDB segundo ele, terá uma proposta diferenciada para mudar os rumos da Paraíba. E para isso, se apropriará de experiências exitosas do partido em outras cidades, a exemplo de Campina Grande, quando a gestão peemedebista mudou a autoestima dos campinenses.

A caravana da esperança, de acordo com o senador, tem passado por toda a Paraíba e de um canto a outro, ouvido o clamor dos paraibanos que sonham com o Estado melhor, onde as pessoas tenham condições de trabalhar; uma educação digna, escola de qualidade, segurança e moradia para todos.

Encontros - Os encontros regionais deverão ser realizados a partir de junho, nas cidades de João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Itaporanga, Monteiro, Guarabira, Araruna e Mamanguape. Outros municípios poderão ser inseridos no programa, dependendo do que ficar acertado entre os dirigentes do partido.

O presidente estadual do PMDB José Maranhão reafirmou que a Paraíba será um dos estados da Federação em que o partido terá candidatura própria em 2014, que a direção nacional e as lideranças do PMDB paraibano decidiram, de forma consensual, referendar o nome de Veneziano Vital do Rêgo, por ser o que melhor representa o projeto político do partido para 2014 no Estado.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cajazeirense é morto no Estado do Maranhão; Ele estava acompanhado da esposa. Veja!


Os pais da vítima residem na Rua dos Três Postes, no bairro de Capoeiras em Cajazeiras.
Cajazeirense é morto no Estado do Maranhão; Ele estava acompanhado da esposa. Veja!
Fábio e esposa. Ele foi morto no MA. Veja!
O cajazeirense Fábio Silva Nogueira, de 33 anos, mais conhecido por "Fábio do Feijão" foi assassinado nessa segunda-feira (21), no Estado do Maranhão. Os pais da vítima residem na Rua dos Três Postes, no bairro de Capoeiras em Cajazeiras.
De acordo com a família, Fábio era vendedor de confecções e estava acompanhado da esposa, Maria Joilma Félix da Silva e de um funcionário.
A família disse que eles foram seguidos por quatro pessoas quando saíram da cidade de Pinheiros até  chegar o município de Central, no Estado do Maranhão, onde ocorreu o assassinato.
A esposa afirmou que estava realizando cobrança a uma cliente, e Fábio estava dentro do carro juntamente com o funcionário, quando a quadrilha chegou e atirou no cajazeirense, levando uma quantia de R$ 7 mil e dois cordões de ouro que o vendedor estava usando.
Os acusados tentaram matar o vendedor que estava com Fábio, mas sem êxito. A vítima recebeu um tiro no peito e faleceu no local do fato.
O corpo de Fábio será transladado para Cajazeiras onde acontecerá o sepultamento.
DIÁRIO DO SERTÃO

terça-feira, 21 de maio de 2013

Cajazeirenses envolvidos em corrupção na PB foram denunciados pelo Fantástico da Globo


Rodolpho e André são acusados de receber propina das empresas multadas pelo Procon
Cajazeirenses envolvidos em corrupção na PB foram denunciados pelo Fantástico da Globo
Cajazeirenses presos em João Pessoa
O advogado cajazeirense, Rodolpho Cavalcanti foi alvo de denúncia no Fantástico da Rede Globo de Televisão nesse domingo (20), acusado de participar ativamente de esquema de corrupção nas multas do Procon da Paraíba.
De acordo com a reportagem da Globo, o advogado agia com seu chefe,  o também cajazeirense André Borba, que era coordenador da Assessoria Jurídica da Defensoria Pública do Estado.
A dupla foi presa em flagrante em um shopping da cidade de João Pessoa, e foram exonerados pelo Governo do Estado.
Veja reportagem na íntegra
O Fantástico mostrou um flagrante de corrupção. Dois homens que são pagos para defender os direitos do consumidor pedem propina para livrar um banco de multas no valor de 300 mil reais. A história desses dois acabou mal.
O homem do vídeo ao lado está num shopping para receber propina. Em troca de dinheiro, ele promete anular multas do Procon.
Rodolpho Cavalcanti é advogado. Ele não veio sozinho.
No shopping também está o chefe dele, André Borba, coordenador da assessoria jurídica da Defensoria Pública da Paraíba, órgão responsável pelo Procon no estado.
“Ele é chefe da assessoria jurídica geral, dentro do Procon. Ele tinha o poder de diminuir as multas ou extinguir”, disse o delegado do Grupo de Op. Especiais/ PB, Aldrovilli Grisi Dantas.
Segundo a polícia, em vez de usar esse poder para defender o consumidor, André e Rodolpho cobravam propina para cancelar as multas.
Funcionário do banco: “Vocês querem 10% de 300.000,00 para encerrar todos estes processos”.
Rodolpho Cavalcanti Dias: “Isso, anular todas estas multas de vocês”.
O Fantástico teve acesso aos detalhes de uma dessas negociações.
Em março deste ano, chegam às mãos de André, cinco multas de um banco mineiro com agências na Paraíba. É Rodolpho quem faz o primeiro contato com a instituição financeira.
Rodolpho Cavalcanti Dias: Veja só, chegou na nossa mão aqui cinco recurso de vocês, certo, na turma recursal do Procon da Paraíba.
Funcionário do banco: Sim.
Rodolpho Cavalcanti Dias: Aí o meu chefe pediu para eu entrar em contato com vocês, para poder tentar matar estes processos.
Quem liga agora para o banco é o próprio chefe de Rodolpho. André explica como vai fazer para anular as multas.
André: São três votos. E aí como eu sou o coordenador lá da turma, aí o parecer eu mesmo faço, entrego a eles e eles assinam e eu dou o visto autorizando o parecer, entendeu?
Funcionário: Ah.
André: O Procon, como tem lá a decisão de extinguir a multa, então o que ele vai fazer? Ele vai anular, vai tirar do cadastro da divida ativa, certo?
O banco denunciou o esquema e com a orientação da Polícia e do Ministério Público seguiu com a negociação. Uma reunião foi marcada para a última quarta-feira, em João Pessoa. Nessa ligação, André e Rodolpho comemoram a quantia da propina.
André: Não pode deixar esse dinheiro na mão, não. É 30 mil conto, Rodolpho. tá doido, é?
Rodolpho: Eu sei.
A: Pra achar um honorário desse hoje é.
R: É difícil. É difícil.
Assim que os representantes do banco chegaram de madrugada no principal aeroporto da Paraíba, policiais do estado assumiram a identidade deles e passaram a negociar os detalhes finais da entrega do dinheiro.
Ainda no desembarque, os R$ 30 mil levados para a suposta negociação também passaram para as mãos dos policiais.
O encontro para o pagamento da propina foi marcado no maior shopping de João Pessoa. Com autorização judicial, promotores e policiais gravaram tudo o que aconteceu lá dentro.
As câmeras de segurança do shopping registraram a chegada de André e Rodolpho. Eles conversam e entram num acordo. Apenas Rodolpho vai ao encontro dos policiais que se passam por funcionários do banco. André vê tudo de longe.
Rodolpho: Primeira vez que vocês vêm aqui ou não?
Policial: Minha é.
Os R$ 30 mil em propina estão numa pasta. Mas Rodolpho nem chega a receber. É preso assim que entrega a anulação das multas.
Policial: Senhor Rodolpho?
Rodolpho: Sim, senhor.
Policial: É, pra fechar aqui, só tá faltando um documento que é o seu mandado de prisão, tá certo?
Rodolpho: Vai acompanhar a gente tranquilo?
Policial: Vou, vou.
André também foi preso.
Bruno: Que reunião era essa, André?
“A gravidade vem no sentido de ser um órgão de controle do Estado, onde tem que dar o exemplo aí a gente encontra pessoas desse nível agindo em detrimento da ética, da lisura, da probidade administrativa, retirando dessas pessoas aquilo que elas tem mais de precioso, que é a crença no poder público”, afirma Osvaldo Trigueiro do Vale Filho, procurador-geral  de Justiça do estado da Paraíba.
André não tinha, sequer, registro da OAB. Nem poderia ocupar o cargo.
“Quando a gente nomeia a pessoa, a gente não pede os documentos com antecedência quando ele toma posse aqui na Defensoria e na Secretaria de Administração, ele leva os seus documentos. e nesses setores ele apresentou uma inscrição falsa de, da inscrição da OAB”, diz Vanildo Oliveira Brito, defensor público geral do estado da Paraíba.
Por telefone, o advogado de André disse que seu cliente nega as acusações. A defesa de Rodolpho também.
“O que nos foi repassado realmente, pelo nosso constituinte é que ele não tem envolvimento algum com essas acusações”, ressalta Bruno Lopes de Araújo, advogado de Rodolpho.
Além de presos, os dois funcionários foram exonerados.
“Não é um funcionário isolado que vai tirar a credibilidade de um órgão como o Procon”, responde Vanildo Oliveira Brito.
DIÁRIO DO SERTÃO com a Rede Globo



CRAS de Cajazeiras muda de endereço para facilitar atendimentos



E-mailImprimirPDF
Depois que a Secretaria de Cidadania e Promoção Social do município mudou de endereço, agora funcionando na Rua Bonifácio Moura, 273, por trás do Banco do Brasil, a Secretária Léa Silva por determinação da Prefeita Denise Albuquerque visando facilitar o acesso da comunidade da zona norte de Cajazeiras, também mudou o CRAS de endereço.
A partir desta quarta-feira (21) o CRAS zona Norte passa agora a funcionar na Rua José Alcindo de Andrade s/n , a primeira rua que dar acesso a Caixa D’água do Mutirão.
A Secretária Léa Silva, responsável pela pasta, esteve reunida com os funcionários e assistentes sociais do CRAS para discutir um novo plano de atendimento a comunidade e iniciar projetos socioeducativos e culturais, mobilizando, assim, principalmente as famílias mais carentes daquele setor.
O CRAS presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações sócio assistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária.
Mais fotos:
SECOM

Prefeita de Cajazeiras visita Casa do Idoso e firma parcerias com disponibilização de serviços



E-mailImprimirPDF
A Prefeita Denise Albuquerque e a Secretária de Cidadania e Promoção Social, Léa Silva estiveram nesta terça-feira (21) na Casa do Idoso Joca Claudino zona sul de Cajazeiras para anunciar várias parcerias e serviços.
Na ocasião o Sargento Maciel, presidente do Conselho Municipal do Idoso ressaltou a importância da casa que ampara, cuida e zela de vários idosos de Cajazeiras e região, assim como dos problemas enfrentados e da necessidade da parceria com o poder público. Ele agradeceu a iniciativa do Governador Ricardo Coutinho que anunciou a construção nos próximos meses de um conjunto habitacional com 50 casas que serão doadas aos idosos carentes de Cajazeiras.
Por sua vez, a secretária Léa Silva que também é uma parceria de vários projetos, enalteceu a importância da Casa do Idoso e assegurou através da Secretaria de Promoção Social ajudar no que for possível para a manutenção da instituição, disponibilizando assistentes sociais e psicólogos para acompanharem os idosos alojados na casa de amparo. Já o secretário de Saúde, Henry Witchael afirmou que suas equipes de fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos, enfermeiros e assistentes sócias, também estarão a disposição para serviços.
A Prefeita Denise Albuquerque visitou as instalações e elogiou o trabalho do Sargento Maciel e outros profissionais que assumiram a responsabilidade de ajudar na manutenção da Casa. A Prefeita garantiu que cobrará do governador a construção do conjunto habitacional ainda para este ano e a implantação da delegacia do idoso, projeto em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Cajazeiras.
Atendendo o pleito do Sargento Maciel, Denise Albuquerque irá inserir a rua que dá acesso a Casa do Idoso no próximo projeto de calçamento de ruas e disponibilizou um técnico em informática para equipar os computadores e ministrar curso de informática para os idosos que vivem na instituição.
Mais Imagens:
SECOM

Vital lamenta que obras do PAC Saneamento estejam paradas na PB devido à ingerência estadual





Tabela do Instituto Trata Brasil revela que nenhum dos nove contratos do PAC saneamento estão em andamento


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) afirmou que o atraso nas obras de saneamento básico, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Paraíba por parte do Governo do Estado custará muito caro aos paraibanos. Ele assinalou que ao analisar a tabela do Instituto Trata Brasil que acompanha os investimentos do PAC Saneamento e do estágio atual das Obras de Redes Coletoras e Estações de Tratamento de Esgotos de 29 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes já se notam "disparidades" entre o planejamento anunciado e o andamento das obras, especialmente quando se compara que dos nove contratos firmados entre o Estado da Paraíba e Governo Federal, nenhum está em andamento.

Vital do Rêgo lembrou que as autoridades estaduais empenharam a palavra do Estado na execução das obras necessárias, no tempo previsto, para receber investimentos deste porte, mas não vem cumprindo com os prazos.

De acordo com a tabela, os nove contratos totalizam quase R$ 30 milhões de investimento, sendo pouco mais de R$ 18 milhões de repasse do Orçamento Geral da União (OGU), dos quais já foram liberados aproximadamente R$ 13,3 milhões.

Dados levantados em 2010, e divulgados no ano passado pelo Instituto Trata Brasil, revelam ainda que 55% da população de João Pessoa não conta com o serviço de coleta de esgoto. Já o Relatório Administrativo da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), divulgado este ano, mostra que 2.573.712 paraibanos têm acesso a distribuição de água, sendo que desse total, 1.616.960 não possuem rede de esgoto.

Os contratos são para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Jardim Cidade Universitária, constando emissários, elevatórias e rede coletora, bem como ampliação do SES, com emissários, elevatórias, rede coletora e ligações domiciliares nos bairros Altiplano, Manaíra, Padre Zé, Cruz das Armas, Funcionários I e mais dois que não foram informados, todos localizados em João Pessoa. No entanto, dessas obras, quatro estão paralisadas e quatro atrasadas. Apenas uma delas está com o andamento da obra em 88,63% do total, as demais não chegam aos 50% de conclusão.

Além disso, há um financiamento de R$ 2.358.204,22 com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), junto à Caixa Econômica Federal para a ampliação do SES no bairro Altiplano Cabo Branco, também na capital, e implantação de 1.056,90 metros de Rede Coletora e Coletor Tronco, e 542 ligações domiciliares.

O presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, comentou os resultados e disse que “infelizmente o estudo constata que mesmo após 6 anos da assinatura dos primeiros contratos do PAC para esgotos, muitas obras continuam enfrentando os típicos entraves do setor de saneamento, principalmente fruto de projetos mal elaborados, problemas nas licitações e burocracia nas licenças e desembolsos. Por tudo isso, é certo que muitos estados, prefeituras e empresas de saneamento ainda levarão anos para executar estas obras.” Em contato com a assessoria de comunicação da Cagepa, fomos informados que o órgão não tem como se posicionar sobre o assunto. A assessoria do secretário do PAC no Estado, Ricardo Barbosa, que também foi procurado, mas não atendeu as ligações.

“A impressão que se tem é de que o governo estadual, ainda não despertou para a importância destas obras que tanto contribuíram para a melhoria da qualidade de vida dos paraibanos”, lamentou Vital.