sábado, 18 de maio de 2013

Foto: Conselheira revela que há abuso sexual contra adolescentes no centro de Cajazeiras


Terezinha informou que o material produzido em Cajazeiras será distribuído em todas as escolas da cidade
Foto: Conselheira revela que há abuso sexual contra adolescentes no centro de Cajazeiras
Evento realizado na Zona Sul da cidade de Cajazeiras pelo Conselho Tutelar. Confira!
O Conselho Tutelar de Cajazeiras realizou nessa sexta-feira (17), na escola Galdino Pires, Zona Sul da cidade, uma palestra sobre o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, que é comemorado nesse sábado (18).
A conselheira tutelar, Terezinha Carolino, explicou que trabalhou durante toda a semana para promover o evento em Cajazeiras. O trabalho foi realizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
De acordo com a conselheira, este ano foi elaborado uma cartilha que trata das questões dos abusos e explorações contra crianças e adolescentes no município.
Terezinha informou que o material produzido em Cajazeiras será distribuído em todas as escolas da cidade
“Muitas vezes as mães e os adolescentes não sabem a diferença de um carinho e um abuso sexual”. Disse a conselheira
Ela revelou que a exploração sexual é vista hoje em todos os bairros da cidade. “Essa vulnerabilidade acontece em toda a cidade, até mesmo no centro do município”.
Veja vídeo!

DIÁRIO DO SERTAO

Caminhão tanque abalroa e mata Motoqueiro na BR 230 na cidade de Sousa. Vítima ficou esmagada. Exclusivo: IMAGENS FORTES


Por volta das 19:30h, BR 230, contorno do Dino Motel, Cidade de Sousa, aconteceu um abalroamento, envolvendo a Moto, placa MOB 5294, com Caminhão tanque, placa MOW 84 64 pertencente ao Posto de Combustíveis, Chabocão.

Informações, que o Caminhão carregado com Combustíveis vinha na pista de rolamento, quando a Moto que era pilotada por Manuel Alves Ferreira, 18 anos, que residia no Dr. Zezé, atravessou a pista, foi colhido pelo auto-carga.




Com o impacto, a vitima ficou completamente esmagada, haja vista os pneus traseiros do Caminhão passaram por cima do corpo do Jovem. Também a Moto ficou completamente destruída.


A Equipe do SAMU chegou ao local do sinistro, constatou óbito na vitima, que teve politraumatismo e esmagamento pelo corpo.


O Motorista do Caminhão, conseguiu parar o auto-carga um pouco a frente, depois se apresentou ao 14º BPM. O Bi Trem vinha de Cabedelo à Sousa.


O local foi isolado pelo PPTRANS, até a chegada da Polícia Rodoviária para os procedimentos de praxe.


Familiares que chagaram ao local do acidente ficavam em desespero ao ver o ente querido sem vida ao solo.


Dentro de mais alguns instantes 








Redação
@folhadosertao 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Vital garante que PMDB de João Pessoa está forte sob o comando de Manoel Junior e reafirma decisão de partido em candidatura de Veneziano em 2014



Após participar da reunião realizada nesta sexta-feira (17) em João Pessoa, e que resultou na escolha do deputado federal Manoel Junior para comandar o PMDB da capital nos próximos dois anos, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), garantiu que partido saiu do encontro ainda mais fortalecido e unido para 2014.

Vital disse a comissão provisória peemedebista de João Pessoa, está bem entregue, e destacou o papel que todos os membros terão a partir de agora de fortalecer ainda mais o partido em todo o Estado, preparando-o para as eleições do ano que vem. Ele lembrou que as principais lideranças do partido na Paraíba estiveram  reunidas esta semana em duas ocasiões em João Pessoa, e referendaram os nomes dos novos integrantes da comissão provisória. 

Além de Manoel Júnior, compõe a comissão o deputado estadual Gervásio Maia, o deputado federal Benjamin Maranhão e os vereadores Fernando Milanez e João Almeida. "O PMDB é um partido grande e está muito bem entregue na Paraíba por valorosos companheiros" destacou. A comissão provisória terá 60 dias para reordenar o diretório.

Citando o deputado Manoel Junior, Vital do Rêgo reiterarou que é a palavra de ordem hoje no PMDB é "unidade". "Temos o maior número de prefeitos, uma forte bancada federal; valorosos deputados estaduais que representam todas as regiões do Estado, inúmeros vereadores e lideranças espalhadas por toda a Paraíba" enfatizou.

O senador disse ainda que o partido vai construir uma proposta diferenciada para ser apresentada aos paraibanos no momento oportuno. Para isso, realizará encontros regionais como forma de ouvir os clamores da população e ao mesmo tempo construir a formação de um projeto para a Paraíba em 2014. 

Para Vital, os debates realizados em várias cidades paraibanas serão importantes, para a formulação de um projeto sério e exequível para a Paraíba. “Hoje vemos que o paraibano já está perdendo as esperanças, de um governo que está prestes a completar dois anos e meio de gestão, mas que continua, desde o primeiro dia do mandato, totalmente ineficiente” lamentou.

O senador reafirmou ainda que  Veneziano Vital do Rego é o nome certo do partido para concorrer ao governo em 2014. Destacou que o senador Valdir Raupp, presidente nacional do partido, assim como, o vice-presidente da República, Michel Temer, são os maiores defensores da candidatura de Vené.
Segundo ele, o sentimento é de irmandade, de intenso entusiasmo, de esperança de mudança na Paraíba pela candidatura do ex-prefeito Veneziano. 

Mais uma vez Vital esclareceu que na Paraíba não  existe plano B, ou a segunda opção do partido nas eleições majoritárias do próximo ano. “Não tem segunda opção, a primeira é Vené mesmo. No PMDB, eu sou apenas um dos caravaneiros da esperança e da mudança”, disse.

Entre as lideranças políticas, participaram da reunião desta sexta-feira, o pré-candidato a governador Veneziano Vital do Rêgo; o senador Vital do Rêgo, o deputado Manoel Junior, o ex-governador José Maranhão, presidente estadual do partido; o ex-governador Roberto Paulino, entre outros peemedebistas. 

Vital do Rêgo faz balanço de trabalho na CCJ e anuncia conclusão de obras da transposição do Rio São Francisco em 2015



Em entrevista ao Bom Dia Paraíba veiculado pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), fez um balanço dos primeiros meses de sua atuação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), bem como, nas demais Comissões que integra no Senado Federal.

Vital relatou que a sua posição no Senado, ocupando importantes comissões, trouxe benefícios para à Paraíba. Ele lembrou que quando presidiu a Comissão Mista do do Orçamento (CMO), conseguiu aumentar o orçamento destinado à Paraíba de 2011 para 2012 na ordem de 26%. "O orçamento que o governo do Estado operou e executou em 2012, teve um incremento de 26%. Foi o maior aumento do Nordeste fruto de um trabalho da comissão que tive a honra de presidir" relatou.

A frente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Vital disse que tem a honra de também presidir uma comissão que é a porta de entrada dos projetos do Senado, e a porta de saída das matérias que seguem para votação no plenário da Casa. 

Na condição de presidente da CCJ Vital do Rêgo disse que está tendo a oportunidade de pautar os grande temas de interesse do país, como o projeto que estabelece a maior idade penal.
A seca tem sido uma das bandeiras do senador. Como defensor de ações para minimizar  os efeitos da seca que assola a região, Vital reafirmou o seu compromisso de continuar empenhado em contribuir para aliviar o drama e o sofrimento do nordestino,  principalmente de quem mora no semiárido.

Presidente a Comissão Externa do Senado, criada para acompanhar as obras do Rio São Francisco, ele disse que a obra teve problemas no começo de sua execução com uma linha de programas que foi toda revista pelo Tribunal de Contas da União. Essa falha que causou paralisação da obra em alguns trechos e atraso no cronograma, exigiu uma atuação rígida da Comissão do Senado.

O senador peemedebista  lembrou que a Comissão da qual ele preside e que conta com a presença dos senadores paraibanos Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena,  já visitou juntamente com o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra os dois eixos, o Norte e o Leste, e hoje já tem toda a remodelagem do projeto pronto.

Para o final de 2014, os eixos Norte e Leste, terão 100 quilômetros de obras concluídas. "Cada eixo desse tem algo em torno de 300 quilômetros de extensão com as estações elevatórias construídas" disse.
A previsão é que mesmo com quatro anos de atraso, a obra esteja 100% concluída em 2015. 

Sabedor dos benefícios que ela trará para os quatro Estados do Nordeste, Vital lamentou as declarações do Secretário de Agricultura e Pesca do Estado dando conta de que o  governo paraibano ainda não se preparou para receber as águas do "Velho Chico", estando na fase de planejamento.

Ele disse que nos tempos atuais, o nordestino está vivendo um profundo desgaste com a convivência com a seca, uma das mais rigorosas nos últimos 50 anos. E nesse sentido, observou que os governos sabiam que precisavam de obras complementares para receber as águas oriundas do Rio São Francisco. 
A Paraíba por exemplo, precisará de construir mais 20 açudes da Baçia do São Francisco , e mais de 50 cidades terão que ter o seu saneamento totalmente feito. "E o secretário de Agricultura disse que ainda está planejando. Não é tempo de planejar porque a obra já está chegando. Em 2014 nós teremos água em 100 quilômetros e em 2015 a obra estará concluída" afirmou. 

Para ele a Paraíba está muito atrasada em relação aos outros Estados do Nordeste que serão beneficiados com a transposição. Estes saíram da fase de planejamento, e já estão na fase de execução.

Ele enfatizou que a transposição do Rio São Francisco é uma obra histórica, sonhada por todos e que mudará de vez a face rural da região, beneficiando mais de 12 milhões de nordestinos.

Vital aproveitou a oportunidade para manifestar a sua posição favorável a aprovação da PEC 300 que ora tramita na Câmara Federal  mas também irá ser votada no Senado. Também voltou a lamentar a onda crescente de violência que sacode a Paraíba, o que fez o governo do federal a implantar no Estado paraibano, o programa "Brasil mais Seguro". 

Esse programa conforme destacou Vital, visa combater a criminalidade, chamando o governo do Estado a responsabilidade para imprimir parcerias que garantam a diminuição do alarmante índice de violência.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Padre João Cartaxo morre na UTI do Hospital Santa Terezinha na noite desta quinta-feira


Padre João Cartaxo morre na UTI do Hospital Santa Terezinha na noite desta quinta-feira
Internado há mais de 20 dias na UTI do Hospital Santa Terezinha na Cidade de Sousa, acaba de falecer o Padre João Cartaxo Rolim, as 96 anos.

O Sacerdote enfrentava um tratamento de infecção pulmonar aguda, mesmo com o tratamento intensivo, não resistiu e veio a falecer por volta das 22h.

Ainda não se sabe a programação para o velório.

João Cartaxo era jubilado e morava na Casa Paroquial, enfrente a Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, aonde ficou como Pároco por 50 anos, interruptos.
 
O Padre mesmo sendo natural de Cajazeiras, desde 1957, quando assumiu como Administrador da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, que nunca mais deixou a Cidade de Sousa.
 
Histórico

Segundo consta nos arquivos da Diocese de Cajazeiras, até a sua aposentadoria Padre João durante a sua vida sacerdotal celebrou 8.765 casamentos e 31.235 batizados,nas diversas paróquias que administrou.

A vida sacerdotal do padre teve início no dia 9 de fevereiro de 1957, as 19:00h por nomeação do Bispo D. Zacarias Rolim de Moura testemunhado Felinto da Costa Gadelha e Otaviano Marques Fontes os dois de Saudosa memória.

A Câmara Municipal de Sousa prestou  uma justa homenagem em vida, ao padre João Cartaxo  Rolim, pároco por 50 anos da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, uma propositura dos vereadores Ananias Vieira e Daniel Pinto, ambos do PMDB, subscrito por todos os demais vereadores.

Padre João é cajazeirense de nascimento mais adotou Sousa como sua cidade natal, quando se aposentou continuou morando em Sousa na casa paroquial, hoje tombada pelo o patrimônio histórico.

homossexual é espancado em Cajazeiras





Um caso revoltante ocorreu na madrugada de domingo (12), na zona norte de Cajazeiras, quando o estudante Ogoberto Ferreira de Lima, 24 anos, foi espancado de forma impiedosa chegando a desmaiar.
Segundo relato da vítima a nossa reportagem, por volta de 02h00 da madrugada estava nas proximidades da quadra de Forró de Chico Amaro na companhia de amigos. No instante que se retirou do local se dirigindo até o Bairro Ronaldo Cunha Lima, onde foi deixar seus amigos, ao retornar foi agredido brutalmente até ficar desacordado.
Ogoberto que é estudante do Colégio Polivalente, disse que não lembra muita coisa. Ele afirma que recorda apenas que foi chamado por uma pessoa que não soube identificar.
Muito machucada, a vítima de espancamento revelou ainda que só não foi assassinado porque o autor (es) pensavam que ele estava morto. Ao acordar pediu socorro e foi levado para o HRC pelo SAMU. Conforme resultados de exames feitos, ele fraturou o maxilar e nariz além de vários ferimentos no rosto, inclusive, corre o risco de perder um olho.
A Policia Civil iniciou investigação para tentar descobrir a autoria do crime de homofobia ocorrido em Cajazeiras.
O caso chega ao conhecimento da população na véspera do Dia Nacional de Combate a Homofobia.

Senador Vital já recebeu em seu gabinete mais de 70 prefeitos paraibanos este ano, incluindo gestor de Itatuba


Com um mandato totalmente voltado para o povo paraibano, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), já recebeu em seu gabinete em Brasília, somente este ano, mais de 70 gestores.

Em todas as audiências, Vital acolheu os prefeitos e renovou o compromisso de continuar buscando recursos para os municípios sempre no intuito de contribuir para melhorar a qualidade de vida da população.
Com esse objetivo, o senador peemedebista recebeu na manhã desta quinta-feira (16)  a visita do prefeito Aron René, Prefeito do município de Itatuba na Paraíba. 

Na conversa, o senador desejou êxito ao gestor a frente da prefeitura de Itatuba e prometeu empenho no sentido de agilisar a liberação de recursos para o município.

 "Eu tenho uma grande preocupação em buscar benefícios para os pequenos municípios que enfrentam muitas dificuldades, principalmente com a escassez de recursos e com a seca que assola a nossa região" comentou Vital.

Aron René foi o terceiro gestor paraibano que Vital recebeu em seu gabinete em menos de dois dias. Ontem ele acolheu as prefeitas Prefeita Carmelita Ventura e Rosângela Leite respectivamente dos municípios de Livramento e Desterro na Paraíba que buscaram a ajuda do senador para trazer obras e recursos que possibilitem o desenvolvimento das suas cidades.

Nas reuniões o senador também  prometeu trabalhar para garantir os recursos que permitirão aos gestores governar seus municípios.

O senador observou que uma das fontes que podem ajudar aos gestores é o projeto dos royalties que propõe um novo modelo de distribuição dos recursos oriundos da extração do pré-sal. O projeto foi aprovado no Senado e na Câmara Federal e aguarda análise do Supremo Tribunal Federal. Ainda sobre esse assuntos Vital preside a comissão responsável pela MP que visa destinas 100% dos recursos dos royalties para a educação.

Vital também disponibilizou seu gabinete para que as equipes das gestoras paraibanas possam ter a oportunidade de apresentar suas propostas como aprender a firmar parcerias com o objetivo de promover o crescimento econômico da sua cidade com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã. 

“Tratamos ontem (15), de assuntos de grande interesse das cidades de Desterro e Livramento, onde coloquei meu gabinete a disposição das prefeitas Rosângela Leite e Carmelita Ventura”, afirmou Vital.

O senador peemedebista, já se reuniu mais de 50 prefeitos recém-eleitos na PB, de diversos partidos políticos para debater programas federais compreendidos nos eixos de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania. 

“A todos ofereci orientações necessárias para início de mandato virtuoso. Espero que cada um possa honrar a confiança do povo de cada cidade. Da mesma forma, renovei, a cada Prefeito que recebi, o desejo de uma permanente colaboração por parte do nosso mandato, aqui em Brasília.” reafirmou.

Na semana passada Vital recebeu em seu gabinete, o Secretário de de Acompanhamento Governamental da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Inaldo Leitão, bem como,  o prefeito Caio Paixão, de Condado/PB e o prefeito Alyson Azevedo do Município de Baraúna. 

No começo do ano, ele acolhei os prefeitos eleitos Neto da cidade de Sumé, a prefeita Alcione de Alagoinha, Jacó Maciel de Queimadas, Bôda de Alagoa Grande, José Arnaldo da cidade de Amparo, Antônio Carlos da cidade de Itabaiana e Tarcísio do município de Gurinhém. Na reunião de trabalho, o parlamentar garantiu apoio aos gestores para o desenvolvimento de ações nos municípios.

Secretaria de Cidadania e Promoção Social já está funcionando em novo endereço






A Secretaria de Cidadania e Promoção Social de Cajazeiras visando mais comodidade e acessibilidade deu inicio a uma série de melhorias, a primeira delas é a mudança de endereço da Secretaria que passa agora a funcionar na Rua Bonifácio Moura, 273 por trás do Banco do Brasil.

As novas dependências da Secretaria de Cidadania e Promoção Social vão oferecer  uma melhoria qualitativa no atendimento ao público, além de proporcionar a implantação de novos programas e projeto socais. Algumas adaptações ainda estão sendo feitas para adequar a secretaria ao novo prédio.

A nova sede, já dispõe de amplas e confortáveis salas onde já estão funcionando os principais serviços da secretaria nas áreas de: assistência jurídica, assistência social, pedagogos, central de digitação, salas de reuniões e uma central com técnicos que estão responsáveis pela elaboração de projetos e convênios.

         “A mudança de endereço visa permitir mais conforto para as pessoas que nos procuram. Também melhoramos as condições de trabalho para nossos servidores e prestadores de serviço que trabalham nos departamentos e programas sociais,” lembrou a secretária Léa Silva.

Nilda Gondim ressalta sucesso da professora Jonilda Alves no ensino da Matemática no Sertão da Paraíba


O sucesso obtido no ensino da Matemática pela professora Jonilda Alves Ferreira, da Escola Municipal Cândido de Assis Queiroga, no município de Paulista, na região do Sertão da Paraíba, foi ressaltado pela deputada federal Nilda Gondim em pronunciamento realizado na quarta-feira (15) na Câmara dos Deputados. Distante 410.70 km da Capital João Pessoa, a cidade vem se destacando desde o ano de 2005 nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas.
Depois de participar, no Senado, de Audiência Pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, por iniciativa do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), em homenagem à professora Jonilda Alves e a dez alunos medalhistas das últimas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática, todos da cidade de Paulista, Nilda Gondim afirmou que a pequena cidade do Sertão paraibano com certeza orgulharia o grande educador Paulo Freire.
“A cidade de onze mil habitantes começou a se destacar no ensino da Matemática após uma menção honrosa na Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas ocorrida em 2005. De lá para cá, conquistou prêmios em todas as edições das Olimpíadas, sendo a professora Jonilda Aslves a principal responsável por este feito”, observou a deputada.
Para ela, “a educadora paraibana é merecedora de todos os louros da educação, pois, sem qualquer investimento público ou privado e sem qualquer tipo de equipamento comum nas grandes escolas dos grandes centros brasileiros, conseguiu, com amor e dedicação, fazer com que alunos carentes de uma cidade do interior paraibano fossem destaque nacional”.
“Numa região onde a seca e miséria são os adjetivos mais conhecidos pelos jovens e crianças, brotam mentes brilhantes voltadas para o mundo da Matemática graças ao trabalho dedicado dessa professora de fibra que encarou o desafio de multiplicar o interesse pelos números entre os alunos”, continuou Nilda Gondim.
Para fugir do “lugar comum”, segundo a deputada, a professora Jonilda Alves criou aulas práticas no mercadinho; transformou farmácia e pizzaria em sala de aula; criou condições reais para que seus alunos passsassem a vivenciar a Matemática, para que eles entendessem a utilidade da Matemática no cotidiano de quase tudo que envolve a vida da sociedade.
“A professora entusiasta da Matemática começou a preparar seus alunos para as Olimpíadas de Matemática nas horas de folga. Nos horários em que em outras cidades pessoas aproveitam seu tempo para namorar, brincar, bater papo, a professora Jonilda começou, em sua casa, a terceira atividade – aulas de reforço, e passou a promover uma verdadeira revolução silenciosa no ensino da matemática em nosso País, lecionando para dezenas de alunos medalhistas das Olimpíadas Brasileira de Matemática desde 2005”, ressaltou Nilda Gondim. E acrescentou:
“Gostaria aqui de prestar uma homenagem a essa paraibana guerreira que fez do ensino da Matemática sua arma de batalha contra a desigualdade.Quero também saudar todos os alunos de Paulista/PB que tiveram a oportunidade de receber o magistério dessa professora, especialmente os que estiveram presente na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal”.
Os alunos mencionados pela deputada peemedebista foram Danielly Mendes da Silva, Medalhista de Ouro (7º Ano); João Pedro Gonçalves Souza Soares, Medalhista de Ouro (7º Ano); Laura de Almeida Gomes, Medalhista de Ouro (7º Ano); Míriam Laurentino Silva Medeiros, Medalhista de Ouro (7º Ano); Thaissa Coelho Farias, Medalhista de Ouro (7º Ano); Heweline Lucena Santos, Medalhista de Prata (7º Ano); Wanderson Ferreira de Almeida, Medalhista de Prata (8º Ano); Igor Almeida Gomes, Medalhista de Bronze (6º Ano); Mariano Lucena Linhares, Medalhista de Bronze (6º Ano) e Kaisy Alves de Oliveira, Medalhista de Bronze (8º Ano).
Encerrando seu pronunciamento, a deputada federal Nilda Gondim obsdervou que “a professora Jonilda Alves Ferreira fortalece o caráter da educação como maior patrimônio e investimento dos pais e gestores públicos”. Ela também destacou a afirmativa feita pela professora paraibana quando da homenagem recebida no Senado.
Foram as seguintes as palavras da professora Jonilda Alves: “Agradeço aos pais que me honraram ao me confiar seus filhos, que são sua maior contribuição para a eternidade. E assim tenho um passado rico em recordações. Tenho um presente desafiador, cheio de aventuras e alegrias, porque me é dado passar todo os meus dias com o futuro. Sou uma professora. E agradeço a Deus por isso todos os dias da minha vida”.
No Senado – Em um dia especial para a educação da Paraíba, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) recebeu a professora Jonilda Alves Ferreira e dez alunos do município de Paulista, do interior paraibano. A ida da professora e seus alunos medalhistas ao Senado foi possível graças a uma articulação do senador Vital do Rêgo Filho, que solicitou a audiência.
Em pronunciamento, Vital lembrou que somente na edição de 2012 da Olimpíada os alunos de Paulista conquistaram 22 prêmios, concorrendo com mais de 19 milhões de alunos da rede pública de todo o País. “Desses 22 prêmios, 13 foram conquistados por alunos da professora Jonilda Alves. E resultados semelhantes vêm sendo alcançados não é de hoje: os alunos de Paulista vêm conquistando prêmios na Olimpíada, regularmente, desde 2005”, afirmou.
Conduzida pelo senador João Capiberibe (PSB-AP), a reunião foi realizada na Sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa, sendo transmitida pelo site da TV Senado.

Prefeita entrega Kits Escolares para alunos e monitores do Programa Projovem Adolescente






















Na noite desta quarta feira (15) a Prefeita Denise Albuquerque juntamente com a Secretária Léa Silva, participaram de uma cerimônia de entrega de kits aos alunos e monitores do programa Projovem Adolescente de Cajazeiras.

         Os kits serão usados nas oficinas que são ministradas diariamente no CAIC para cerca de 400 alunos de diversos bairros do município na faixa etária de 15 a 17 anos.

Estes kits irão permitir espaços de promoção e acesso à cultura, ao esporte e a práticas lúdicas, estimulando a criatividade, contribuindo para a integração dos temas trabalhados e para o compromisso dos jovens com o Serviço.

O evento contou também com as presenças da Excelentíssima Juíza da 4ª Vara e atual diretora do Fórum de Cajazeiras, Adriana Lins, que enalteceu a iniciativa da Prefeita em desenvolver projetos que ofereçam perspectivas melhores para os adolescentes e evitando que estes mesmos sejam vítimas do mundo da marginalidade. Assistentes sociais e pedagogas da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, alunos, monitores, coordenadores estiveram na solenidade.

Motorista de funerária perde controle e carro cai no canal do Açude Grande em CZ. Vídeo!



O motorista da funerária sofreu escoriações leves, porém, o carro ficou bastante estragado.
Motorista de funerária perde controle e carro cai no canal do Açude Grande em CZ. Vídeo!
O acidente ocorreu nesta quinta (16) com um veículo de funerária da cidade. (Fotos: Ângelo Lima)
A reportagem do programa Sertão Alerta, da TV Diário do Sertão flagrou nesta quinta-feira (16) um veículo da Funerária São Sebastião caído dentro do canal do Açude Grande de Cajazeiras, próximo a ponte do canal.
Segundo informações, o motorista do carro ao tentar sair da garagem, não percebeu o limite devido ao matagal que se forma em volta do canal e acabou se acidentando, vindo a cair no canal.
O motorista da funerária sofreu escoriações leves, porém, o carro ficou bastante estragado.
A população que reside próximo ao canal aproveitou a oportunidade para solicitar as autoridades, uma limpeza dos matos que crescem ao redor do canal, para que acidentes como esses, não voltem a acontecer.
Veja vídeo!
DIÁRIO DO SERTÃO

Secretaria de Saúde realiza Semana da Luta Antimanicomial



A Secretaria de Saúde de Cajazeiras por meio da Coordenação de Saúde Mental através do CAPS INFANTIL, CAPS II, CAPS AD e RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA, realiza a Semana de Luta Antimanicomial, que acontecerá de 13 a 18 de Maio.
A Lei n. 10.216, da Reforma Psiquiátrica, promulgada em abril de 2001, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, a rede substitutiva tem avançado na proposta de extinção dos manicômios, que em vez de fazer tratamento humanizado, prende e exclui os usuários da vida em sociedade.
A Semana da Luta Antimanicomial tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de tratar a saúde mental sem excluir o cidadão do convívio social, a favor da Reforma Psiquiatra investindo assim em um novo modelo de tratamento aos transtornos mentais.
>> Programação da Semana de Luta Antimanicomial
Dia 13/ 05/2013 – SEGUNDA-FEIRA
Atividades nos Serviços: CAPS II, CAPS INFANTIL, CAPSAD E SERVIÇO
RESIDÊNCIAL TERAPÊUTICO
Ø 09h00 – Abertura da Semana da Luta Antimanicomial com Palestra da
Assistente Social: 18DE MAIO: DIA NACIONAL DE LUTA ANTIMANICOMIAL
Dia 14/ 05/2013 – TERÇA-FEIRA
Ø Atividades e Oficinas serão desenvolvidas nos serviços de Saúde Mental: CAPS
II, CAPS INFANTIL, CAPS AD E SERVIÇO RESIDÊNCIAL TERAPÊUTICO
Dia 15/05/2013 – QUARTA-FEIRA
Ø 09h00 – Palestra: “COMO ESTOU CUIDANDO?” com PM, BOMBEIROS,
SAMU, CRAS, CREAS, NASF, HRC, JUSTIÇA, UFCG, FSM, FAFIC, FASP, HUJB,
PROMOTORIA, SMC, SME E COMUNIDADE EM GERAL.
Ø Local: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Na Rua Padre José Tomaz, nº 334.
Dia 16/05/2013 – QUINTA-FEIRA
Ø Participação da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde
de Cajazeiras – PB no Espaço Aberto Rádio ARAPUAN FM – 7h00
Dia 17/05/2013 – SEXTA-FEIRA
Ø 08h00 – Marcha Luta Antimanicomial comProfissionais dos Serviços, Usuários, Familiares, Amigos, Universidades, Profissionais dos serviços de saúde (ESF, HRC, CRAS, CREAS).
Ø Local: Saída da praça da Prefeitura – passar na avenida dos bancos, entrar à direita na esquina do Banco do Nordeste, descer à Rua. Juvêncio Carneiro, voltando para Praça da Prefeitura.
Ø Na praça será servido um Café da Manhã, Bazar de Artesanato e matérias confeccionados pelos usuários dos CAPS nas oficinas; Apresentação de Teatro, Exposição de fotos.
Dia 18/05/2013 – SÁBADO
Ø
Debate na emissora de rádio local com as Coordenações do CAPS II, CAPS INFANTIL, CAPS AD, RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Prefeita confirma doação de terreno para construção de uma nova unidade do IFET em Cajazeiras



A prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque, recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (15) membros do Movimento dos Amigos de Cajazeiras, onde tratou sobre a instalação de uma nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFET).
Na oportunidade, foi requisitado da gestão um terreno para que fosse construídauma nova unidade da Instituição Federal que em Cajazeiras vai ganhar três novos cursos: Engenheira Mecânica, Engenharia Elétrica e Arquitetura. Entendendo a necessidade e o compromisso da contrapartida do município, Denise confirmou a doação da área e enfatizou a importância da expansão do IFET na cidade.
“Está Instituição Federal sempre foi especial para nosso município e para toda região sertaneja. Nela muitos profissionais se formaram e hoje prestam serviços a várias empresas privadas e órgãos públicos. Sentimos a necessidade desta nova área e estamos aqui se comprometendo a ajudar no que possível. Cajazeiras é polo educacional e referência em todo nosso país. É uma cidade que faz educação de primeira.” Relatou.
Representando o MAC, estiveram na audiência, os professores Rubismar Marques Galvão e José Antônio de Albuquerque, além do Engenheiro Civil José Crispim, que por sinal é professor do (IFET). Representando a prefeitura, além da prefeita Denise, os secretários Joselito Feitosa (Articulação Politica) e Léa Silva (Cidadania e Promoção Social) também estiveram no encontro. O vereador Eriberto Maciel, representou o Poder Legislativo Cajazeirense.

CCJ aprova projeto do dep. Vituriano que torna gratuita 2ª via da CNH, Licenciamento de Veículos Roubados ou Furtados



Dentre os 23 projetos de lei aprovados na manhã desta terça feira (14) pela CCJ…


vituriano 01
Dentre os 23 projetos de lei aprovados na manhã desta terça feira (14) pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, está um de autoria do deputado estadual Antônio Vituriano de Abreu (PSC).
O projeto de número 1337/2013 dispõe sobre a concessão de gratuidade na obtenção de 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certidão de Renovação de Licenciamento de Veículos Roubados ou Furtados.
Para o deputado a aprovação do projeto por parte da CCJ demonstra a seriedade da proposta e o reconhecimento de um projeto que verdadeiramente vem para trazer benefícios para a população, observou.
O projeto agora irá para votação em plenário, e deverá ser aprovada por unanimidade pelos parlamentares da casa Epitácio Pessoa, ressaltou Vituriano.
VOX 7  COM CAJAINFORMADO

Secretaria de Saúde enfatiza importância dos PSFS e orienta pacientes á procurarem seus respectivos postos em suas comunidades



A cidade de Cajazeiras conta com 16 Unidades de Saúde da Família e 22 médicos atendendo nos diversos bairros. Realizando um trabalho eficaz e qualificado, as unidades atendem todas comunidades, sem a necessidade de encaminhamentos para o hospital.
Objetivando o melhor atendimento e tornar o sistema de saúde próximo a população, contamos hoje em Cajazeiras com a expansão das Unidades de Saúde da Família.A expansão dos PSFs tem como proposta descentralizar o atendimento, oportunizando a comunidade a ter acesso a serviços de saúde no PSF do seu Bairro ou setor, diminuindo assim lotações em outras Unidades de Saúde e Hospital.
O município de Cajazeiras e o seu sistema de saúde após uma fase complexa, vivencia novas experiências: garantir a qualidade de vida, garantir um serviço de saúde de qualidade, atender melhor a população através de profissionais éticos e compromissados com o bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde, são metas que vem sendo desenvolvidas pelas Unidades de Saúde da Família, valorizando assim o cidadão e garantindo o direito do cidadão a saúde pública com qualidade.





Confira a relação dos profissionais médicos das Unidades de Saúde da Famíliade Cajazeiras.  É de total importância que os usuários utilizem os serviços de saúde do PSF do seu setor usufruindo assim dos seus direitos no que se refere à saúde pública
1 – DRA.ELVIRA DA SILVA LUCENA – (PSF) JOSÉ JUREMA – BAIRRO DOS REMÉDIOS
2 – DRA. ALICE SILVANA – (PSF) SÃO JOSE – CASAS POPULARES
DRA. ANA CAROLINA DE SOUZA PIERETTI
3 – DR. WALDEMAR CABRAL – (PSF) VITAL ROLIM – PRAÇA PADRE CÍCERO
4- DR. IGOR DE SOUSA MACIEL – (PSF) JOSÉ NILSON LOPES – CRISTO REI
5- DR. JOSE LOPES BRASILEIRO –(PSF) MARIA JOSÉ DE JESUS – RUA DR. COELHO
6- DRA. TEREZINHA MARIA ALVES – (PSF) SIMÃO DE OLIVEIRA – RUA JUVÊNCIO CARNEIRO
7- DR. ALEXANDRO DE LIMA TABORDA – PSF DO MUTIRÃO – MUTIRÃO
8- DR. DEUSDEDIT LEITÃO – (PSF) AMÉLIO ESTRELA – BAIRRO SÃO FRANCISCO
DRA. GREICI CRISTINA DE ABREU-PSF) AMÉLIO ESTRELA– BAIRRO SÃO FRANCISCO
DRA. ALEXANDRA
9- DR. LASCIO LUIZ ABRANTES – (PSF) JOSÉ LEITE ROLIM – VILA NOVA II
DRA. ANA MARTA DA SILVA SANTOS
10- DR. HENRIQUE – (PSF) SOL NASCENTE – SOL NASCENTE
DRA. JUSSARA DE OLIVEIRA-(PSF) SOL NASCENTE – SOL NASCENTE
DRA. OZANIRA ARAUJO – PERIODO NOTURNO-SOL NASCENTE – SOL NASCENTE
11- DRA. PRISCILA PINHEIRO SILVESTRE – (PSF) JOÃO BOSCO BARRETO – CAPOEIRAS
12- DR. JOSÉ EURICO –(PSF) BELA VISTA – BELA VISTA
13- DR. ANTONIO GLADSTONE – PSF HIGINO DIAS MOREIRA – SITIO COCOS
14- DRA. ANDREIA CRISTINA CAMPIGOTO – (PSF) ELVIRA DIAS DA SILVA – ENGENHEIRO ÁVIDOS (BOQUEIRÃO)
15- DR. JOSÉ RUBERVAL – (PSF) DIVINOPÓLIS – DISTRITO DE DIVINÓPOLIS
16- DRA. VANESSA ROLIM – (PSF) FRANCISCO G. ALBUQUERQUE – SITIO SERRA DA ARARA