sexta-feira, 17 de maio de 2013

Vital do Rêgo faz balanço de trabalho na CCJ e anuncia conclusão de obras da transposição do Rio São Francisco em 2015



Em entrevista ao Bom Dia Paraíba veiculado pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), fez um balanço dos primeiros meses de sua atuação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), bem como, nas demais Comissões que integra no Senado Federal.

Vital relatou que a sua posição no Senado, ocupando importantes comissões, trouxe benefícios para à Paraíba. Ele lembrou que quando presidiu a Comissão Mista do do Orçamento (CMO), conseguiu aumentar o orçamento destinado à Paraíba de 2011 para 2012 na ordem de 26%. "O orçamento que o governo do Estado operou e executou em 2012, teve um incremento de 26%. Foi o maior aumento do Nordeste fruto de um trabalho da comissão que tive a honra de presidir" relatou.

A frente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Vital disse que tem a honra de também presidir uma comissão que é a porta de entrada dos projetos do Senado, e a porta de saída das matérias que seguem para votação no plenário da Casa. 

Na condição de presidente da CCJ Vital do Rêgo disse que está tendo a oportunidade de pautar os grande temas de interesse do país, como o projeto que estabelece a maior idade penal.
A seca tem sido uma das bandeiras do senador. Como defensor de ações para minimizar  os efeitos da seca que assola a região, Vital reafirmou o seu compromisso de continuar empenhado em contribuir para aliviar o drama e o sofrimento do nordestino,  principalmente de quem mora no semiárido.

Presidente a Comissão Externa do Senado, criada para acompanhar as obras do Rio São Francisco, ele disse que a obra teve problemas no começo de sua execução com uma linha de programas que foi toda revista pelo Tribunal de Contas da União. Essa falha que causou paralisação da obra em alguns trechos e atraso no cronograma, exigiu uma atuação rígida da Comissão do Senado.

O senador peemedebista  lembrou que a Comissão da qual ele preside e que conta com a presença dos senadores paraibanos Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena,  já visitou juntamente com o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra os dois eixos, o Norte e o Leste, e hoje já tem toda a remodelagem do projeto pronto.

Para o final de 2014, os eixos Norte e Leste, terão 100 quilômetros de obras concluídas. "Cada eixo desse tem algo em torno de 300 quilômetros de extensão com as estações elevatórias construídas" disse.
A previsão é que mesmo com quatro anos de atraso, a obra esteja 100% concluída em 2015. 

Sabedor dos benefícios que ela trará para os quatro Estados do Nordeste, Vital lamentou as declarações do Secretário de Agricultura e Pesca do Estado dando conta de que o  governo paraibano ainda não se preparou para receber as águas do "Velho Chico", estando na fase de planejamento.

Ele disse que nos tempos atuais, o nordestino está vivendo um profundo desgaste com a convivência com a seca, uma das mais rigorosas nos últimos 50 anos. E nesse sentido, observou que os governos sabiam que precisavam de obras complementares para receber as águas oriundas do Rio São Francisco. 
A Paraíba por exemplo, precisará de construir mais 20 açudes da Baçia do São Francisco , e mais de 50 cidades terão que ter o seu saneamento totalmente feito. "E o secretário de Agricultura disse que ainda está planejando. Não é tempo de planejar porque a obra já está chegando. Em 2014 nós teremos água em 100 quilômetros e em 2015 a obra estará concluída" afirmou. 

Para ele a Paraíba está muito atrasada em relação aos outros Estados do Nordeste que serão beneficiados com a transposição. Estes saíram da fase de planejamento, e já estão na fase de execução.

Ele enfatizou que a transposição do Rio São Francisco é uma obra histórica, sonhada por todos e que mudará de vez a face rural da região, beneficiando mais de 12 milhões de nordestinos.

Vital aproveitou a oportunidade para manifestar a sua posição favorável a aprovação da PEC 300 que ora tramita na Câmara Federal  mas também irá ser votada no Senado. Também voltou a lamentar a onda crescente de violência que sacode a Paraíba, o que fez o governo do federal a implantar no Estado paraibano, o programa "Brasil mais Seguro". 

Esse programa conforme destacou Vital, visa combater a criminalidade, chamando o governo do Estado a responsabilidade para imprimir parcerias que garantam a diminuição do alarmante índice de violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário