quinta-feira, 16 de maio de 2013

Nilda Gondim ressalta sucesso da professora Jonilda Alves no ensino da Matemática no Sertão da Paraíba


O sucesso obtido no ensino da Matemática pela professora Jonilda Alves Ferreira, da Escola Municipal Cândido de Assis Queiroga, no município de Paulista, na região do Sertão da Paraíba, foi ressaltado pela deputada federal Nilda Gondim em pronunciamento realizado na quarta-feira (15) na Câmara dos Deputados. Distante 410.70 km da Capital João Pessoa, a cidade vem se destacando desde o ano de 2005 nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas.
Depois de participar, no Senado, de Audiência Pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, por iniciativa do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), em homenagem à professora Jonilda Alves e a dez alunos medalhistas das últimas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática, todos da cidade de Paulista, Nilda Gondim afirmou que a pequena cidade do Sertão paraibano com certeza orgulharia o grande educador Paulo Freire.
“A cidade de onze mil habitantes começou a se destacar no ensino da Matemática após uma menção honrosa na Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas ocorrida em 2005. De lá para cá, conquistou prêmios em todas as edições das Olimpíadas, sendo a professora Jonilda Aslves a principal responsável por este feito”, observou a deputada.
Para ela, “a educadora paraibana é merecedora de todos os louros da educação, pois, sem qualquer investimento público ou privado e sem qualquer tipo de equipamento comum nas grandes escolas dos grandes centros brasileiros, conseguiu, com amor e dedicação, fazer com que alunos carentes de uma cidade do interior paraibano fossem destaque nacional”.
“Numa região onde a seca e miséria são os adjetivos mais conhecidos pelos jovens e crianças, brotam mentes brilhantes voltadas para o mundo da Matemática graças ao trabalho dedicado dessa professora de fibra que encarou o desafio de multiplicar o interesse pelos números entre os alunos”, continuou Nilda Gondim.
Para fugir do “lugar comum”, segundo a deputada, a professora Jonilda Alves criou aulas práticas no mercadinho; transformou farmácia e pizzaria em sala de aula; criou condições reais para que seus alunos passsassem a vivenciar a Matemática, para que eles entendessem a utilidade da Matemática no cotidiano de quase tudo que envolve a vida da sociedade.
“A professora entusiasta da Matemática começou a preparar seus alunos para as Olimpíadas de Matemática nas horas de folga. Nos horários em que em outras cidades pessoas aproveitam seu tempo para namorar, brincar, bater papo, a professora Jonilda começou, em sua casa, a terceira atividade – aulas de reforço, e passou a promover uma verdadeira revolução silenciosa no ensino da matemática em nosso País, lecionando para dezenas de alunos medalhistas das Olimpíadas Brasileira de Matemática desde 2005”, ressaltou Nilda Gondim. E acrescentou:
“Gostaria aqui de prestar uma homenagem a essa paraibana guerreira que fez do ensino da Matemática sua arma de batalha contra a desigualdade.Quero também saudar todos os alunos de Paulista/PB que tiveram a oportunidade de receber o magistério dessa professora, especialmente os que estiveram presente na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal”.
Os alunos mencionados pela deputada peemedebista foram Danielly Mendes da Silva, Medalhista de Ouro (7º Ano); João Pedro Gonçalves Souza Soares, Medalhista de Ouro (7º Ano); Laura de Almeida Gomes, Medalhista de Ouro (7º Ano); Míriam Laurentino Silva Medeiros, Medalhista de Ouro (7º Ano); Thaissa Coelho Farias, Medalhista de Ouro (7º Ano); Heweline Lucena Santos, Medalhista de Prata (7º Ano); Wanderson Ferreira de Almeida, Medalhista de Prata (8º Ano); Igor Almeida Gomes, Medalhista de Bronze (6º Ano); Mariano Lucena Linhares, Medalhista de Bronze (6º Ano) e Kaisy Alves de Oliveira, Medalhista de Bronze (8º Ano).
Encerrando seu pronunciamento, a deputada federal Nilda Gondim obsdervou que “a professora Jonilda Alves Ferreira fortalece o caráter da educação como maior patrimônio e investimento dos pais e gestores públicos”. Ela também destacou a afirmativa feita pela professora paraibana quando da homenagem recebida no Senado.
Foram as seguintes as palavras da professora Jonilda Alves: “Agradeço aos pais que me honraram ao me confiar seus filhos, que são sua maior contribuição para a eternidade. E assim tenho um passado rico em recordações. Tenho um presente desafiador, cheio de aventuras e alegrias, porque me é dado passar todo os meus dias com o futuro. Sou uma professora. E agradeço a Deus por isso todos os dias da minha vida”.
No Senado – Em um dia especial para a educação da Paraíba, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) recebeu a professora Jonilda Alves Ferreira e dez alunos do município de Paulista, do interior paraibano. A ida da professora e seus alunos medalhistas ao Senado foi possível graças a uma articulação do senador Vital do Rêgo Filho, que solicitou a audiência.
Em pronunciamento, Vital lembrou que somente na edição de 2012 da Olimpíada os alunos de Paulista conquistaram 22 prêmios, concorrendo com mais de 19 milhões de alunos da rede pública de todo o País. “Desses 22 prêmios, 13 foram conquistados por alunos da professora Jonilda Alves. E resultados semelhantes vêm sendo alcançados não é de hoje: os alunos de Paulista vêm conquistando prêmios na Olimpíada, regularmente, desde 2005”, afirmou.
Conduzida pelo senador João Capiberibe (PSB-AP), a reunião foi realizada na Sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa, sendo transmitida pelo site da TV Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário