segunda-feira, 2 de abril de 2012

Câmara de CZ realiza a IV Audiência Pública de combate ao tráfico e consumo de drogas







A IV Audiência Pública para discutir o combate ao tráfico e consumo de drogas foi realizada pela Câmara Municipal de Cajazeiras na tarde e noite desta segunda-feira (02/04). Representantes de vários seguimentos discutiram o grave problema que atinge famílias em todo País, e em especial na região de Cajazeiras que está incluída na rota do tráfico.
Inicialmente, o presidente do legislativo vereador Marcos Barros (PSB), fez a leitura de algumas correspondências de autoridades convidadas que justificaram ausência no evento.
O primeiro a falar foi o Comandante do 6º BPM Tenente Coronel José Ronildo de Souza apresentou estrutura funcional da PM em todo estado bem como a estatística das ações desenvolvidas no combate as drogas. Segundo o mesmo, a quantidade de policiais não é o suficiente, pois, o Batalhão de Cajazeiras já contou anteriormente com mais de 550 homens, no entanto hoje não consegue manter um efetivo com esse quantitativo.
Dentre as ações desenvolvidas destacou-se a apreensão de entorpecentes. Conforme quadro demonstrativo, em 2010 foram apreendidos 32 gramas de Cocaína e em 2011 esse número subiu para 2,755 kg. Em relação ao crack, em 2010 foi apreendido 4,508 kg, já em 2011 a quantidade foi 8,060 kg.
Ações desenvolvidas: educativas com instrutores do PROERD (Programa Educacional de Resistência às drogas e a Violência) composta por um oficial e quatro praças. Objetivo fortalecer a criança para ela dizer não as drogas. Também tem sido realizado o Curso de Promotor de Polícia Comunitária com 4 turmas formadas. E a atuação do Serviço de Inteligência em toda região no Combate e operações voltadas ao combate do tráfico de drogas.
O delegado Regional da Polícia Civil Dr. Gilson Telles destacou durante a sessão que em Cajazeiras existe uma situação precária da estrutura da Polícia Civil e isso dificulta o trabalho contra o crime organizado. “Enquanto a PM anuncia que recebeu 06 viaturas a Policia Civil não recebeu nenhuma, existem aqui 04 veículos parados”, afirmou Dr. Gilson.
Além disso, ficou claro que a Policia Civil vive uma escassez no seu efetivo. Recentemente, dois delegados foram transferidos da Regional.
O delegado Dr. Gilson esclareceu que a PC tem realizado seu trabalho, agora se faz necessário alguns dispositivos importantes para se investigar o tráfico, como por exemplo, a escuta telefônica. Na ocasião, ele chamou atenção da Juíza de Direito Dra. Dayse Mota.
Citando a recente operação Cristal realizada pelas polícias do RN e da Paraíba que envolveu cerca de 130 policiais, e conseguiu prender seis pessoas envolvidas com o tráfico em Cajazeiras, o delegado Regional destacou que isso só foi possível graças a uma minuciosa investigação que levou mais de 300 horas de escuta telefônica.
Um fato relatado durante a fala do delegado regional da PC deixou os presentes constrangidos. Segundo ele, houve uma prisão por tráfico de droga que vinha oriunda de São Paulo. Após a prisão, o acusado preso com 2,5 kg de pasta base, foi solto em 72 horas mesmo com um mandato de prisão em aberto. Uma hora após ser solto, o delegado e dois agentes o prendeu novamente. Finalmente, ele lamentou que o preso foi solto por um Juiz de plantão, e até hoje não se tem conhecimento da verdadeira razão da ação praticada pelo magistrado que não teve seu nome revelado.
O Dr. Gilson Telles finalizou revelando que breve será deflagrada uma operação para apreensão de drogas e armas, após levantamento feito através de investigação.
O advogado e jornalista Adjamilton Pereira representando a imprensa cobrou ação efetiva e conjunta das polícias Civil e Militar, Ministério Público e do Poder Judiciário no combate ao tráfico.
O Deputado Federal Wilson Filho vice-presidente da Comissão de Combate as Drogas da Câmara dos Deputados alertou que o estado da Paraíba possui 98 municípios na rota do tráfico de drogas e possui mais de 100 mil viciados. O jovem parlamentar destacou que essa causa pode não dar voto, porém salva vidas. Na oportunidade, ele faz apelo para que todos se unam independente de cor partidária para buscar uma maneira para combater esse mal que afligem uma grande parte da população principalmente os jovens.
 O apelo feito pelo deputado foi no sentido do engajamento de todos os setores da sociedade em buscar combater essa triste realidade.
 O espaço foi aberto para a fala dos vereadores e também da população. O primeiro a se pronunciar foi o vereador Nilson Lopes (PSDB) falando da necessidade de haver um esforço de todos para buscar uma solução para o problema.
O vereador Severino Dantas (PT), lamentou a ausência do representante do Ministério Público, e sugeriu o empenho dos prefeito da região talvez numa espécie de consórcio para a construção de um espaço de recuperação de dependentes e viciados em drogas.
Já a vereadora Léa Silva (DEM) questionou o Poder Legislativo quanto a necessidade de mudar as leis que de certa forma deixam brechas dificultando o trabalho de combate ao grande mal que destrói a juventude e as famílias. A vereadora enalteceu a coragem do deputado Wilson Filho em se empenhar nessa causa. Finalizando, a parlamentar sugeriu o retorno na escola de aulas de Educação Moral e Cívica, e pediu a união de todos para buscar uma forma de evitar que muitos reféns do grande mal das drogas sejam discriminados sendo chamados de noiados.
O vereador Chico de Bianor (PP) criticou as leis que só beneficiam os traficantes que são presos e logo conseguem voltar ao convívio da sociedade.
O prefeito Carlos Rafael chamou atenção para o empenho de todos nesta luta independentemente de cor partidária. Rafael chamou atenção da forma organizada que o tráfico atua, e isso é preocupante. O jovem prefeito lamentou a existência de políticos como deputados, senadores que são patrocinados pelo tráfico. Sobre o evento Carlos Rafael parabenizou a atuação do deputado Wilson Filho pela coragem de se empenhar numa luta como esta. No entanto, ele afirmou que não é suficiente precisa de mais empenho e mais dedicação de todos juntos num só propósito. “Esta luta é da cidade e envolve todos nós, e os índices são alarmantes. Não podemos permitir que as ações de traficantes que estão infiltrados na polícia, na sociedade e em todo lugar possa tomar de conta e destruir a juventude e as nossas famílias”, acrescentou Rafael. No final, o prefeito cajazeirense se colocou a disposição para essa luta e já adiantou que enviará Projeto de Lei para aquisição e doação de uma área para ser construído um Centro de Reabilitação para viciados em drogas.
O prefeito Domingos Neto de São José de Piranhas disse que escutou atentamente o relato de todas as autoridades e afirmou que seu município também enfrenta esse grande problema. Diante da situação existente, Domingos sugeriu a participação de todos os poderes em criar mecanismos necessários para combater o grande mal assolador. Como medida direta, o prefeito lembrou que os municípios poderão se unir e juntos contribuir para a construção de uma espaço para recuperação de viciados. Na oportunidade, Domingo se colocou a disposição do prefeito de Cajazeiras Carlos Rafael para buscar em outros prefeitos e demais seguimentos a busca de recursos para a efetivação da idéia de edificar um espaço de recuperação que irá beneficiar toda a região.
Presenças:
Deputado federal Wilson Filho, prefeitos Carlos Rafael (Cajazeiras), Domingos Neto (São José de Piranhas), Peixe Moura (Poço José de Moura), Itamar Moreira (Poço Dantas), Itamar Mangueira (Triunfo), Padre Janilson (Igreja), Coronel Ronildo (6º BPM), Dr. Gilson Teles (Delegado Regional da Polícia Civil), Maura Sobreira (Nona Regional de saúde), Inspetor Neraldo (PRF), Juíza Dra. Dayse Mota (Justiça), Sub Tenente Almeida (Tiro de Guerra), Major Keoma (Bombeiros), e outras  autoridades.
Blogdofurao com CZN Fotos Ângelo lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário