domingo, 13 de novembro de 2011

Vital garante que Pronatec beneficia Paraíba com seis unidades de educação profissional


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) elogiou na manha deste domingo (13), o compromisso do Governo Federal na pessoal da Presidente da República Dilma Rousseff (PT), em confirmar a criação de mais seis unidades de educação profissional na Paraíba até o fim de seu mandato. A expansão faz parte da que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Na visão do senador, o programa destinado à capacitação técnica e profissional de jovens e adultos, já se transformou na maior iniciativa voltada para educação profissional do país. “A presidente foi muito sensível ao abraçar esse programa que garante a realização do sonho e do futuro de muitos jovens”, comentou.
Em sintonia com o pensamento de Dilma, o peemedebista que votou a favor do projeto no Senado, ressaltou que o Pronatec possibilitará que o Brasil tenha condições de aumentar a produtividade, melhorando a sua produção de bens e serviços, além de favorecer o acesso à renda e o fortalecimento do mercado interno e da indústria nacional. De acordo com o senador, o programa é uma resposta à demanda por mão de obra qualificada no país e se constituirá em um dos pilares para o desenvolvimento do Brasil.
Se reportando a Paraíba o senador destacou que o Pronatec realizará o sonho de milhares de paraibanos que vislumbram no ensino, a perspectiva de um futuro melhor. O programa coloca em operação a garantia de que o ensino médio brasileiro combine o conhecimento geral, mas também a prática específica e as qualificações necessárias para fazer frente à economia do conhecimento e à sofisticação tecnológica.
Parcerias - O Pronatec estabelece parcerias com o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) para que unidades escolares deste sistema recebam alunos das redes estaduais do ensino médio. Ainda neste ano, a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos será ampliada para 630 mil vagas.
Expansão - A construção de 176 escolas técnicas e a reforma, ampliação e compra de equipamentos de outras 543 unidades já receberam R$ 1,7 bilhão em investimentos. Serão construídas 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação Profissional (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia). Destas, 35 devem estar prontas ainda em 2011.
Combate à pobreza - O acesso aos cursos profissionalizantes será prioritário para os estudantes do ensino médio da rede pública, que sejam beneficiários do Bolsa Família, agricultores e descendentes de indígenas. A legislação que cria o Pronatec reserva 30% dos recursos do Pronatec para o Norte e Nordeste e estimula o aumento de vagas ocupadas por pessoas com deficiência.
O Pronatec  tem a meta de criar 2,4 milhões de oportunidades de formação técnica e profissional para estudantes do ensino médio até 2014. A prioridade para acessar as vagas nos cursos técnicos voltados para o ensino médio são para os jovens de escolas públicas.
Educação de qualidade
Neste âmbito disse estar feliz com o compromisso firmado pela presidente que garantirá sua luta menos mais seis unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) nas cidades de Catolé do Rocha, Areia, Pedras de Fogo, Santa Rita (que atenderia Bayeux, Cruz do Espírito Santo e Sapé); e uma unidade especial para atender Itaporanga, Conceição e Piancó.  Há menos de um mês em Guarabira o senador presenteou a cidade com a inauguração de uma unidade do IFPB.  “Serão mais paraibanos que terão acesso ao conhecimento e a educação pública de qualidade. Se quisermos continuar avançando no ranking das nações, com distribuição de renda, é preciso continuar investindo em educação, ciência e tecnologia”, enfatizou Vital.
100 mil bolsas
Vital lembra que o orçamento do governo federal tem R$ 3,2 bilhões destinados as 75 mil bolsas, fora os recursos que a Capes e o CNPq já tinham para a bolsa de estudos

Acesse: http://www.senadorvitaldorego.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário