segunda-feira, 14 de novembro de 2011

No Dia Mundial do Diabetes o senador Vital do Rêgo analisa plano de combate


No Dia Mundial do Diabetes o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que é membro da Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde – CASSAUDE, analisou os dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que mostram que as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) afetam 59,5 milhões de brasileiros (31,3% da população do país). Na Paraíba, 29,5% da população declararam ter alguma doença crônica, sendo o maior número em pessoas de 50 a 64 anos de idade (8,3%), como também averiguo os males do diabetes na saúde humana.
Vital alerta que de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), em uma década, o número de óbitos relacionados a casos cardiovasculares, respiratórios, diabetes e câncer aumentou consideravelmente na Paraíba.
De acordo com dados do Departamento de Informática do SUS (Datasus), de janeiro a julho deste ano, as quatro doenças crônicas acima priorizadas pelo MS levaram à internação 35.930 paraibanos: 11.362 com doenças do aparelho circulatório, 18.005 com doenças do aparelho respiratório, 1.976 com diabetes mellintus e 4.587 com algum tipo de câncer. Segundo o SIM, este ano, 8.651 paraibanos faleceram em decorrência de alguma dessas DCNT: 4.421 por problemas do aparelho circulatório, 1.310 no aparelho respiratório, 1.064 por diabetes mellintus e 1.856 devido a alguma neoplasia.
Recentemente o senador comentou sobre a importância do lançamento do plano para reduzir taxa de mortalidade prematura por doenças crônicas, nesta quinta-feira (18) em Brasília. O lançamento aconteceu no Fórum Nacional de Apresentação do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), cuja meta é diminuir em 2% ao ano a taxa de mortalidade prematura por enfermidades como câncer, diabetes, doenças respiratórias e cardiovasculares.
Vital que é médico disse que para esse plano dar certo é necessário haver o engajamento de todos os setores sociais desde a indústria, escola e, principalmente, o papel das famílias é que é primordial. “Temos que mudar velhos hábitos de vida: mostrando a população a importância de uma alimentação saudável e exercícios físicos. Por isso louvo a iniciativa do Ministério da Saúde  que  está desenvolvendo medidas relevantes para promoção da saúde e no seu tratamento integral”, afirmou.
O peemedebista relatou que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 350 milhões de pessoas no mundo são portadoras de diabetes e a previsão é que esse número dobre até 2030. A doença mata 1 pessoa a cada 8 segundos. Vital lembra que a Lei Federal 11.347/06 estabelece que todos os pacientes portadores do diabetes devem receber gratuitamente do Sistema Único de Saúde (SUS) medicamentos e materiais necessários à aplicação e monitoramento da glicemia capilar.  
O que é diabetes?
Diabetes melito é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal do açúcar ou da glicose no sangue. Há três tipos principais de diabetes:
Tipo 1: É uma doença autoimune em que o sistema de defesa do organismo ataca as células que fabricam a insulina. Os portadores desse tipo fabricam muito pouco ou nada da substância.
Tipo 2: É o tipo mais comum. Neste caso, o organismo não consegue utilizar a insulina produzida com eficiência, causando aumento nos níveis de glicose. As principais causas desse tipo de diabetes são excesso de peso e falta de atividade física.
Tipo gestacional: A alteração nas taxas de açúcar no sangue é detectada pela primeira vez durante a gravidez. A doença pode ou não persistir após o parto.
Quando e Por Quê?
O Dia Mundial do Diabetes celebrado em 14 de novembro, e visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.
Essa campanha global de conscientização, que a cada ano aborda um tema diferente, é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) destaca-se entre as entidades, mobilizando-se de forma muito ativa nos últimos anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário