sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vital destaca que inclusão de cidades paraibanas nos destinos da Copa reforça suas ações voltadas à sustentabilidade

O senador Vital do Rego (PMDB – PB) que é vice-líder do governo e do PMDB no Senado, Corregedor da Casa, membro de mais de 30 Comissões, presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO), membro do chamado G8 e titular da Subcomissão Temporária Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016 (CDRCOOL), avaliou como extremamente positivo para o Estado a inclusão das dez cidades paraibanas entre os destinos turísticos da Copa do Mundo de 2014, apontados no estudo divulgado ontem (05) pelo Ministério de Turismo. Vital relatou que a inclusão foi fruto de um intenso trabalho junto ao ministro da pasta Gastão Vieira.


Segundo ele, a iniciativa faz parte de um projeto de fortalecimento do turismo domestico durante o evento. Vital cita que as cidades escolhidas ficam distantes até até três horas por via terrestre ou até duas horas por via aérea da cidade sede de Recife. Na rota dos que buscam sol, praia e esporte, na lista consta João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde. Já na rota Cultural do Ministério do Turismo, as cidades indicadas foram Campina Grande, Ingá, Esperança, Pocinhos, Bananeiras e Guarabira. “o objetivo é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego. Vamos levar por exemplo os turistas a conhecer O Maior São João do Mundo, em Campina Grande”. No total, foram indicados 184 destinos em 21 estados. A precisão do governo é que 600 mil estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo Brasil no mês da Copa, totalizando 7,8 milhões de viagens domésticas no período.
Câmaras temáticas - O peemedebista articulou como titular da (CDRCOOL), uma série de audiências públicas com representantes de todas as 12 sedes do evento, com objetivo de ajudar e facilitar o intercâmbio desses municípios com o governo federal, com os órgãos públicos de financiamento e com os tribunais de conta para que o Brasil chegue em 2014 preparado para realizar um bom evento. A subcomissão funciona no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e tem o Senador Vital do Rego como relator.
Em Campina – O parlamentar peemedebista ressaltou que a internacionalização do Maior São João do Mundo já faz parte do projeto de divulgação da festa com vistas a Copa de 2014. Ele lembrou que o São João de Campina em 2011 foi visto por mais de 150 países através da Record News e da Record Internacional. O senador que foi decisivo para que a emissora levasse as imagens da festa para os mais importantes países do globo, não tem dúvida de que as transmissões de junho estimularão ainda mais a vinda de turistas para a cidade nas próximas edições, principalmente em 2014, ano da Copa do Mundo.
Jogo inaugural – Outra proposta articulada por Vital do Rêgo e transformada em realidade é que jogo inaugural da Copa das Confederações vai ser realizado em Brasília. Para Vital do Rêgo a abertura na capital do País servirá para reforçar os projetos de desenvolvimento da cidade. “A abertura em Brasília, servirá para reforçar os projetos de desenvolvimento futuro da cidade, que será ainda mais moderna, graças às transformações que enfrentará no curso dos próximos 50 anos”, destacou.
Acessibilidade - Um projeto de Lei de autoria do senador torna obrigatório a instalação de equipamentos de segurança e acessibilidade nas escadas rolantes, esteiras e rampas em condomínios de edifícios residências, comercias e públicos, pode servir de modelo para a Subcomissão Temporária para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada e a Paraolimpíada de 2016. Pela estimativa do IBGE, o Brasil tem 28 milhões de pessoas com deficiência. “Temos que avançar nessa discussão”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário