sábado, 8 de outubro de 2011

Nilda Gondim quer duplicação da BR-230 entre Campina e Cajazeiras e ramal da Transnordestina

Nilda Gondim quer duplicação da BR-230 entre Campina e Cajazeiras e ramal da Transnordestina
A duplicação da BR-230 no trecho entre as cidades de Campina Grande, no compartimento da Borborema, e Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, está sendo defendida pela deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB). Proposta nesse sentido está sendo encaminhada à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional para ser inserida no Plano Plurianual da União para o período de 2012 a 2015.

O PPA 2012/2015, assim como a Lei Orçamentária da União para o exercício financeiro de 2012, vem sendo objeto de discussão em todas as regiões do País através do Ciclo de Audiências Públicas comandado pelo senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), presidente da CMO. A iniciativa tem por objetivo garantir às populações de todos os Estados da Federação a oportunidade de opinar e propor a aplicação dos recursos públicos em ações por elas consideradas prioritárias.

Na Paraíba, a duplicação da BR-230 entre Campina Grande e Cajazeiras é de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado. “Trata-se de um trecho de 342 km que corta quase todo o Estado até as proximidades da divisa com o Estado do Ceará, passando por cidades como São José da Mata, Soledade, Juazeirinho, Junco do Seridó, Santa Luzia, São Mamede, Patos, Santa Gertrudes, Malta, Condado, São Bentinho, Pombal, Aparecida e Sousa, e servindo como “espinha dorsal” para a extensa malha rodoviária que dá acesso a todas as regiões da Paraíba”, ressalta Nilda Gondim.

Ela lembra que já foi duplicado o trecho da BR-230 que liga a orla paraibana, mais especificamente a cidade portuária de Cabedelo, à cidade de Campina Grande, passando por grandes municípios como João Pessoa (Capital do Estado), Bayeux e Santa Rita, além de Ingá e Riachão do Bacamarte. Nesse trecho, de 155 km, além da comodidade e da segurança proporcionada aos condutores e passageiros dos milhares de veículos automotores que diariamente circulam pela rodovia, houve um importante encurtamento temporal de distâncias. “É que, com o trânsito fluindo de forma mais rápida e tranquila, o tempo de deslocamento entre as cidades que integram a região cortada pela estrada teve uma redução considerável”, enfatiza.

Ramal da Transnordestina – Outra proposta que está sendo apresentada à Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional pela deputada Nilda Gondim prevê a destinação de recursos no PPA 2012/2015 da União Federal para a construção de um ramal da Ferrovia Transnordestina entre os municípios de Cabedelo e Cajazeiras, num trecho de aproximadamente 500 km.

Apontada como uma das obras mais importantes do governo federal na região Nordeste, a Transnordestina é uma ferrovia de 1.728 km de extensão que está sendo construída para ligar os portos de Pecém (do Ceará) e Suape (de Pernambuco) ao município de Eliseu Martins, no sudoeste do Piauí, para dar suporte e elevar a competitividade das atividades agroindustriais e minerais das regiões Nordeste e Centro-Oeste do País. A expectativa do governo, segundo a própria presidente Dilma Rousseff, é de que até 2013 a obra esteja concluída.

Pecém e Suape são portos de calado profundo que têm capacidade de receber navios de grande porte, diferente do Porto de Cabedelo, que comporta apenas navios de médio porte.

Este fato, entretanto, segundo a deputada Nilda Gondim, não justifica a exclusão do porto paraibano do projeto. Mesmo porque, segundo enfatizou, as produções agroindustriais e minerais também passam pela Paraíba, que tem uma localização geográfica extremamente satisfatória para o transporte marítimo.

Contatos avançados – A proposta defendida pela deputada federal Nilda Gondim também é encampada pelo próprio presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, senador Vital do Rêgo Filho. O assunto, inclusive, já foi discutido em recente encontro realizado em Fortaleza/CE entre Vitalzinho e o presidente da Transnordestina Logística S/A, Tufi Daher Filho.

“A reunião marcou o início do grande desafio de infraestrutura logística da Paraíba, que é nosso ramal da Ferrovia Transnordestina de Cabedelo a Cajazeiras”, comentou Vital, ao final do encontro. Junto ao presidente da empresa responsável pela ferrovia, o senador paraibano fez uma explanação do potencial de produção da Paraíba; apontou os setores beneficiados com o ramal, dentre os quais aqueles ligados à fruticultura e à extração de minério e do petróleo; destacou o potencial dos municípios de Campina Grande e João Pessoa, e defendeu a importância da integração das cidades da Paraíba com o restante do Nordeste através da ferrovia.

Na oportunidade, Tufi Daher reconheceu que Paraíba já tem estrutura para receber o ramal, pois dispõe de malha ferroviária definida, unindo os dois extremos, de Cabedelo a Cajazeiras. Ele ressaltou, entretanto, a necessidade de adaptação da malha ferroviária paraibana, que passaria pela transformação da bitola métrica atualmente utilizada para bitola mista, padrão atualmente adotado em nível mundial.
 

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