sábado, 8 de outubro de 2011

Senador Vital do Rêgo estimula a participação das mulheres nos pleitos eleitorais



Senador Vital do Rêgo estimula a participação das mulheres nos pleitos eleitorais

Apoiador de primeiro momento da participação das mulheres na política partidária o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) faz uma breve analise do crescimento do PMDB Mulher paraibano, presidido pela deputada federal Nilda Gondim (PMDB), como também dos fatos que contribuíram para que a mulher ocupe mais seu espaço na política partidária.
Vital do Rêgo entende que a representação da mulher na política e no exercício de cargos públicos está longe de refletir sua importância na sociedade. Entretanto, dois fatos recentes certamente contribuirão para o crescimento da presença feminina na vida pública, política e eleitoral. Primeiro, foram às três mudanças recentes na legislação eleitoral e, mais recentemente, a eleição de Dilma Rousseff como primeira mulher a ocupar o mais alto cargo da República.
Mudanças na legislação eleitoral
No tocante as três mudanças na legislação eleitoral que teve por objetivo ampliar a presença feminina nas disputas políticas e eleitorais. O senador peemedebista cita que a primeira consiste na obrigatoriedade das cotas, ou seja, que nenhum dos sexos tenha menos de 30% de candidatos aos cargos eletivos. A segunda assegura que pelo menos 5% das receitas partidárias sejam destinadas à divulgação das causas, programas e interesses das mulheres. A terceira determina que pelo menos 10% do horário eleitoral dos partidos serão utilizados para difundir a participação política feminina.
A eleição de Dilma Rousseff para o cargo de presidente da República, acompanhada do compromisso de que um terço do Ministério será composto por mulheres, algo como uma dezena de ministras, seguramente de acordo com o parlamentar impulsiona, tanto culturalmente quanto materialmente, a participação da mulher na política.
“A decisão política da presidente de reservar pouco mais de dez dos 37 cargos com status de ministro de Estado para mulheres, abriu mais espaços de poder e decisão na esfera pública. Para que se tenha dimensão dessa decisão, basta dizer que desde a fundação da República apenas 17 mulheres ocuparam cargos de ministras de Estado”, disse.
Autonomia feminina
Recentemente o senador Vital do Rêgo recebeu, em seu gabinete, parlamentares representantes da Bancada Feminina do Congresso Nacional. Entre elas, a presidente do PMDB em Campina Grande, Deputada Nilda Gondim, além da Deputada Janete Pietá (PT-SP), a Senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e a Sra. Maria da Penha – personalidade emblema na luta pelos direitos das mulheres. Durante a oportunidade, as parlamentares solicitaram o apoio de Vital do Rêgo na proposição de emendas no PPA 2012/2015, contemplando programas de enfrentamento à violência contra a mulher e a autonomia feminina. O senador de logo se prontificou em apoiar a bancada feminina em medidas que visam à promoção da equidade de gênero.  “Diante do quadro de realidade atual, no qual ainda se constata a presença constante de lamentáveis ocorrências de violência contra mulheres, faz-se necessário o apoio a iniciativas que prezem pela excelência feminina na sociedade,” afirmou Vital.
PMDB Mulher na PB
Na Paraíba o congressista tem acompanhado de perto o trabalho que a presidente estadual do PMDB Mulher, Nilda Gondim vem realizando por todo o Estado da Paraíba. “Aonde Nilda chega, ela vem fazendo uma chamada vocacional para que a mulheres passem a serem agentes ativos da política partidária nos embates eleitorais e os resultados já estão ai. Em Patos mais de 200 novas filiações foram concretizadas em recente encontro regional e isso se repete por todo o Estado”, relatou.
Quem concorda com a opinião do parlamentar é a deputada estadual Francisca Mota, que está entusiasmada com o número de pré-candidatas para os futuros pleitos eleitorais. “Nós estamos preparados para 2012 e esperaremos o chamamento de Vital do Rêgo e Veneziano para 2014”, confirmou a deputada Francisca Mota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário