segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vital empenhado em garantir propostas paraibanos no Orçamento Geral da União



Emissário das propostas da Paraíba à bancada federal, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) reafirmou na tarde desta segunda-feira (07), que está empenhado em garantir para a Paraíba os 3,1 bilhões previstos no Orçamento Geral da União (OGU) 2012. Na condição de presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO), Vital revelou que já está fazendo a sua parte e espera que as propostas paraibanas apresentadas ao OGU bem como, no Plano Plurianual 2012/2015, possam tirar o Estado da condição de um dos mais pobres da região, fazendo-o retomar de vez, o caminho do desenvolvimento.
Vital disse que tem conversado diariamente com o seu colega e relator do Orçamento deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP), que demostrou ter visto com bons olhos as sugestões paraibanas. “O deputado Arlindo Chinaglia está sensível aos apelos da Paraíba”, disse.
Ao analisar as propostas apresentadas pelos deputados estaduais na audiência realizada na última quinta-feira (03) no plenário da Assembleia Legislativa, o senador disse que ficou feliz e, assegurou que boa parte delas poderão ser acatadas.  De acordo com Vital do Rêgo, mais de 60 propostas ao Orçamento Geral da União (OGU) para 2012 foram apresentadas pelos 16 deputados estaduais presentes na audiência pública. O peemedebista confirmou que as propostas serão entregues à Bancada Federal paraibana no Congresso em uma reunião a ser realizada ainda esta semana, para que então os pleitos possam ser apresentados na forma de emendas.
O senador apelou para a sensibilidade da bancada federal paraibana no sentido de aproveitar o máximo das sugestões colhidas pela CMO durante encontro com os deputados estaduais.
Vital do Rêgo lembrou que as propostas de emendas dos deputados estaduais têm caráter consultivo. Entretanto, afirmou que as sugestões colhidas pelos parlamentares serão utilizadas como um direcionamento para que a bancada federal possa formar suas proposituras para os investimentos do Estado. Ele relatou que os parlamentares da bancada federal (12 deputados e três senadores) poderão apresentar até 25 emendas individuais (cada um no valor de R$ 13 milhões) e uma coletiva para o OGU, além de 10 emendas individuais e seis coletivas para o PPA. O prazo final para sugestão de emendas será até o dia 12 deste mês.
No entendimento do senador, as solicitações apresentadas na Casa de Epitácio foram de grande relevância, para garantir a retomada do processo de desenvolvimento da Paraíba. Ele lembrou que algumas já estavam contempladas entre suas preocupações, como a proposta de inclusão de um ramal da Transnordestina; a duplicação da BR-230, a reestruturação do Porto de Cabedelo; a revitalização do Terminal Pesqueiro, a construção de um Porto de Águas profundas entre e outras. “Sou o emissário das propostas da Paraíba à bancada federal. Para que possamos até o dia 12 de novembro apresentar emendas tanto ao projeto da LOA, quanto do PPA”, destacou Vital.

Entre as propostas apresentadas estiveram as do deputado Assis Quintans (DEM), coordenador da Agenda Positiva da Casa, que solicitou alocação de recursos no OGU, na dotação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, destinados à revitalização da Palma Forrageira nas microrregiões paraibanas afetadas pela Cochonilha-do-Carmim. Além de recursos na ordem de R$ 10 milhões de reais para a recuperação de dependentes químicos e combate as drogas.
Pleitos de vários municípios paraibanos também receberam destaque dos deputados estaduais. As Várzeas de Sousa, a substituição do sistema de irrigação do perímetro irrigado de São Gonçalo e a revitalização do Vale dos Dinossauros, na cidade de Sousa, foram algumas das reivindicações do deputado André Gadelha (PMDB).
Já o deputado Raniery Paulino (PMDB) pleiteou para a região do Brejo, recursos para a instalação de um campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na cidade de Guarabira. Enquanto a deputada Daniella Ribeiro (PP) requereu destinação de verbas para o Aeroporto João Suassuna, de Campina Grande.
O deputado Adriano Galdino (PSB) tratou de propostas para a melhoria da questão de habitação nos municípios de menor porte do Estado, da segurança pública e ainda de iniciativas que incentivem a geração de emprego e renda nas diversas regiões paraibanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário