A PEC nº 33/2009, que propõe o restabelecimento do diploma de nível superior de Jornalismo para os profissionais da área está mobilizando jornalistas por todo o país. Quem também é favorável é o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que revelou em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (11), que aguarda para o mais breve possível o pleno restabelecimento do diploma para todos os comunicadores.
Segundo ele, a liberdade de expressão está garantida para todos, pois existem os profissionais colaboradores, que escrevem sobre suas áreas específicas. Porém, defende que, para ser jornalista, é necessário que se tenha o conhecimento técnico, e este é adquirido na faculdade.
"Sem o diploma, pessoas inaptas para o jornalismo podem escrever e cometer erros que um profissional com formação técnica não comete. Uma matéria sem critérios de avaliação e responsabilidade pode destruir a vida de uma pessoa, causar problemas na sociedade e o profissional formado especificamente para atuar como jornalista sabe como evitar esse tipo de intercorrência nociva”, destacou.
Vital disse que já teve a confirmação da presença de várias entidades representativas da classe que se farão presentes na quarta-feira, dia 16, quando a Proposta de Emenda Constitucional será votada no Senado Federal.
Acesse: www.senadorvitaldorego.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário