quinta-feira, 8 de março de 2012

Vital assegura recursos na PPA para o combate ao câncer de mama e colo de útero



Prevenção e tratamento a essas modalidades que mais atingem as mulheres terão R$ 4,5 bilhões até 2014


No Dia Internacional da Mulher o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que é membro da Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde – CASSAUDE analisou os dados do último levantamento do Ministério da Saúde onde aborda que o câncer de mama e colo de útero são os de maior incidência entre as mulheres. Preocupado com esta situação Vital que é presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) revela que aprovou dentro do Plano Pluri Anual (PPA) ações de fortalecimento da rede de prevenção e tratamento, que receberão R$ 4,5 bilhões até 2014.

Segundo ele, os investimentos provêm que mais de 75% das mulheres de 25 a 59 anos realizarão exames de rastreamento, além de iniciar o tratamento de mulheres com diagnóstico de lesões em até 90 dias. “O câncer de mama é o que mais mata: foram mais de 12 mil mortes em 2009. Para 2012, estima-se o surgimento de mais de 52 mil novos casos da doença. Alerto para a necessidade de cuidados e hábitos saudáveis, além do diagnóstico precoce que aumenta as chances de cura”.

Prevenção - Para a detecção precoce do câncer de mama, o exame deve ser feito, a partir dos 50 até os 69 anos de idade, uma vez a cada dois anos. As mais jovens devem fazer o exame clínico de mama, com investigação profunda de qualquer sintoma suspeito.
Em relação ao câncer de colo de útero, a estimativa é de 17 mil novos casos somente para este ano. Esse tipo da doença é mais fácil de ser evitado com a realização do exame de Papanicolau, aos 25 anos e repetido no ano seguinte. Caso os dois exames apresentem resultado satisfatório, a mulher pode passar a realizá-lo uma vez a cada 3 anos.

Recentemente o presidente da Fundação Laureano, Antônio Carneiro Arnaud, e o diretor-geral do Hospital Napoleão Laureano, João Batista Simões disseram que a intervenção do senador Vital do Rêgo junto ao Ministério da Saúde foi decisiva na aquisição do aparelho Biograph 6, para tratamento de câncer, no hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. “Queremos agradecer imensamente o senador Vital pela intervenção junto ao Ministério da Saúde pela conquista do aparelho para ressonância magnética. O senador teve papel decisivo para sensibilizar o Ministro Alexandre Padilha e reverter o desfavorável posicionamento técnico, aprovando nossa proposta. A aquisição desse equipamento será de grande valia para o aperfeiçoamento de nossos serviços, voltados exclusivamente ao diagnóstico e ao tratamento do câncer”, declararam Arnaud e Simões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário