terça-feira, 6 de março de 2012

Deputada Nilda Gondim anuncia conquista de 15 cursos e fala sobre conquistas e avanços da mulher


Envolvida intensamente na programação alusiva a 7ª Semana da Mulher que está sendo realizada em Campina Grande, a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) anunciou na manhã desta terça-feira (06) a conquista de 15 cursos profissionalizantes para a cidade campinense.

 Os cursos abordando diversas áreas serão oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), lançado pela presidente Dilma Rousseff (PT) numa parceria com a Prefeitura Municipal. Serão ministrados entre outros cursos, os de “Operador de Computação”, Montador de Computador”, Auxiliar Administrativo”, Recepcionista”, entre outros. As inscrições conforme anunciou a deputada, já estão abertas e os interessados podem buscar informações no Sine Municipal.

 De acordo com Nilda Gondim, os cursos visam qualificar as mulheres campinenses, garantindo que elas conquistem a sua emancipação financeira. “São cursos muito bons que serão ministrados por profissionais do Pronatec e que vão qualificar não só as mulheres mas também os homens que se interessar em fazê-los”, afirmou.

 A parlamentar que se encontra licenciada, mas retoma o seu mandato na Câmara Federal no dia 19 de Abril, aproveitou a manhã desta terça-feira para participar de uma série de entrevistas em emissoras de rádio de Campina Grande. Em todas as entrevistas, ela divulgou um pouco de suas ações como deputada, bem como, a programação da Semana da Mulher. Falou das conquistas, avanços, lutas e desafios da mulher brasileira.

 Na condição de única mulher a integrar a bancada paraibana no Congresso Nacional Nilda Gondim, observou que as mulheres obtiveram importantes conquistas nos últimos anos, mais apesar dos avanços, ainda precisam quebrar alguns conceitos. A deputada lamentou, por exemplo, o crescimento alarmante da violência praticada contra a mulher e disse que era inaceitável que em pleno século XXI as mulheres continuassem enfrentando dificuldades para conquistar sua liberdade. Somente no mês de fevereiro 18 mulheres foram assassinadas na Paraíba e na noite da última segunda-feira mais um crime foi registrado no Estado. “São dados preocupantes que precisamos combater”, lamentou.

 A parlamentar observou que apesar das adversidades as mulheres brasileiras têm algumas conquistas a comemorar. A mais recente, conforme anunciou a peemedebista foi obtida no Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que a partir de agora qualquer pessoa pode denunciar a violência praticada contra a mulher. “Agora o agressor pode ser denunciado por qualquer pessoa. Foi mais uma importante conquista da Lei Maria da Penha” comemorou Nilda Gondim.

 A deputada manifestou ainda a sua determinação em continuar lutando em Brasília por direitos iguais entre homens e mulheres. Com esse propósito, ela contou que no momento a grande luta diz respeito a conquista da isonomia salarial. Para isso, duas PECs tramitam no âmbito do Congresso Nacional, sendo que uma trata especificamente dos direitos das empregadas domésticas. Nilda Gondim fez questão de ressaltar que as mulheres não querem concorrer com os homens nem tomar os espaços deles, mas apenas o direito a igualdade e justiça para todos.

 Sobre a 7ª Semana da Mulher que está sendo realizada em Campina Grande a deputada destacou a importância do evento. Disse que a Semana que será aberta oficialmente hoje, já é realizada há 7 anos pelo prefeito Veneziano como forma de propor uma ampla reflexão sobre as conquistas e avanços e desafios da mulher. Este ano, conforme contou a deputada a semana envolverá 18 escolas municipais e contará com 18 palestras e 17 oficinas temáticas abordando temáticas variadas.

 A parlamentar também fez questão de homenagear as mulheres pelos  80 anos de cidadania conquistados no dia 24 de fevereiro de 1932) com a obtenção do direito de votar nas eleições nacionais. “Vale salientar que conquistamos o direito pleno ao voto feminino mais ainda com restrições”, observou.

 Entretanto, esse fato histórico segundo a deputada se constituiu num dos passos mais importantes do segmento feminino no processo que evoluiu para a conquista da própria Presidência da República, hoje comandada pela presidente Dilma Rousseff.


Nenhum comentário:

Postar um comentário