segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Vital garante construção de 50.682 cisternas para famílias rurais da Paraíba



O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) garantiu em entrevista neste final de semana, que sua recente visita a Tereza Campello, Ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), para tratar das ações de perfuração de poços na Paraíba, no âmbito do Programa Brasil Sem Miséria, conseguiu viabilizar a construção de 50.682 cisternas para a Paraíba.

Segundo ele, as ações de acesso à água do MDS beneficiam a população rural de baixa renda do Semiárido brasileiro, que sofre com os efeitos das secas prolongadas. As secas chegam a durar até oito meses, e, nesse período, água é encontrada somente em barreiros, açudes e poços com água de baixíssima qualidade. A construção de novas cisternas deve abastecer 800 mil famílias nordestinas até 2013.

O peemedebista garante que as cisternas serão espalhadas em praticamente todos os municípios paraibanos. “Uns municípios ainda vão fazer os convênios com o Governo, outros através de consórcios e entidades, a exemplo da Articulação do Semiárido. Essas cisternas são a manifestação mais forte de combate à estiagem por força da necessidade de acumulação de recursos hídricos durante as chuvas”, disse.

A cisterna supre a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses. Dessa forma, o sistema de armazenamento por cisterna representa uma solução de acesso à água para a população rural de baixa renda do Semiárido brasileiro. Além da melhoria na qualidade da água consumida, a cisterna reduz o aparecimento de doenças em adultos e crianças.

Como Presidente da Comissão Mista de Planos e Orçamento, Vital vem trabalhando pela aprovação de Projetos de Lei que abrem créditos adicionais ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2011, que contempla os projetos do MDS, como é o caso no PL nº 9, que está destinando 120 milhões de reais para o acesso de famílias nordestinas à água.

“É um passo básico para o desenvolvimento pleno da Região Nordeste, em sincronia com o País. O acesso à água, recurso natural mais essencial para a auto-sustentação de qualquer comunidade, será viabilizado para as famílias nordestinas,” afirmou o senador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário