quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Determinado a Resolver Vital do Rêgo promete empenho pela retomada das obras do Rio São Francisco



VitalNo começo desta semana a imprensa paraibana mostrou que as obras de transposição das águas do Rio São Francisco, estavam paradas. Máquinas desligadas, montes de areia jogados, canais abandonados e centenas de trabalhadores desempregados, davam forma a um cenário que o sertanejo não queria ver.
Só que se depender da força de vontade do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), as obras do tão sonhado projeto, serão retomadas logo, e a todo o vapor. Ao tomar conhecimento da realidade, o senador imediatamente reafirmou o seu compromisso de ver o sonho da transposição realizado. Para isso pretende em breve se reunir com o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, para tratar do assunto.
Vital que é vice-líder o governo no Senado, e, portanto, tem trânsito livre no Palácio do Planalto, reafirmou o compromisso da Presidente da República Dilma Rousseff  de dá continuidade a obra. O senador paraibano que há menos de três meses visitou trechos da obra entre o sertão paraibano e Pernambuco lembrou que o Tribunal de Contas da União já liberou os aditivos permitindo ao governo a retomar os serviços. O parlamentar explicou que as empresas detentoras de cada lote tiveram que adicionar custos na obra o que gerou atraso.
Vital contou que quando visitou a obra, constatou que dos 14 lotes que compreende o trecho da Paraíba apenas um estava funcionando.  “Eu peguei o carro em Monteiro e fui até Salgueiro em Pernambuco conhecendo os 10 lotes que correspondem a parte do eixo Leste” lembrou.
O parlamentar admitiu que ficou preocupado com a situação que viu no canteiro de obras e por isso, levou o problema ao ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, a quem goza de boa amizade e manteve duas audiências.
Para tranquilidade de milhares de nordestinos que veem na transposição, a realização de um sonho, o ministro teve garantiu a Vital que o TCU havia liberado o aditivo, e consequentemente, o governo a retomar as obras. “Já houve os aditivos e aconteceram as homologações” explicou.
Com isso, as obras da integração das bacias do Rio São Francisco no eixo Norte, formado pelos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, que estão pouco mais de 44% concluídas, serão reaquecidas.
De acordo com o senador, o trecho mais avançado da obra está localizado em São José de Piranhas, no Alto Sertão onde está sendo construído o maior túnel subterrâneo para transporte de água da América Latina, no lote 14 do Eixo.  “Perdemos pelo menos seis meses com o atraso das obras, mais o importante é que os serviços vão ser retomados. Este é o compromisso da presidente Dilma” enfatizou.
Vital do Rego afirmou que vai continuar lutando no Senado, para a conclusão do projeto, iniciado no governo do presidente Lula. Ele lembrou que, como deputado, sempre se posicionou a favor do projeto, apontado como redenção do Nordeste.
O peemedebista lembrou que, na Paraíba a transposição vai  garantir maior oferta de água para 2,5 milhões de paraibanos de 127 municípios, com o aumento da garantia de água dos açudes Epitácio Pessoa, Acauã, Engenheiro Ávidos e sistema Coremas-Mãe-DÁgua. As águas do São Francisco chegarão às bacias dos rios Paraíba e Piranhas, disse. Apontado como obra do século, o projeto de transposição vai garantir água a 12 milhões de nordestinos de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará, e Rio Grande do Norte.
O senador ressaltou ainda que obra é um marco histórico na economia, na vida social de todo o Nordeste e representa vida para a região. Presidente da Comissão Mista de Orçamento do Senado, o senador Vital do Rego revelou que todos os projetos referentes a transposição serão inseridos no próximo Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal.
 Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário