Equipes de Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras estão realizando o Inquérito Sorológico Canino para monitorar áreas de risco de transmissão da Leishmaniose Visceral, “O Calazar".
” Em Cajazeiras, o trabalho está sendo realizado através de 2 Ciclos o primeiro teve início no mês de Junho e já foi realizado nos bairros do Cristo Redentor, Esperança, Pio X, Vila Nova, Casas Populares, Remédios,Tercedores e Bairro São Francisco.
De acordo com, coordenadora Dr.ª Cristina técnica responsável pelo programa, o trabalho consiste na coleta de amostras de sangue dos cães para diagnosticar se o animal está doente e durante à noite está sendo feito a captura do mosquito transmissor Leishmaniose. O objetivo desta ação é fazer o controle dos reservatórios domésticos, já que na área urbana o cão é a principal fonte de infecção.
Segundo o Secretário de Saúde Pablo Leitão, o trabalho consiste também, em manter a vigilância no município, pois em Cajazeiras existe várias áreas com grande concentração de Cães " devemos monitorar todas regiões da cidade para termos o controle da doença ".
Para mais informações sobre a doença, procure a Coordenação Municipal de Endemias localizada na Sede da secretaria de saúde de Cajazeiras. Da Redação do Cajainformado com Fotos de Ângelo Lima
Cancelar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário