terça-feira, 13 de março de 2012

Vital parabeniza presidente Dilma pela conquista do prêmio Mulher Cidadã Bertha Luz



O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) parabenizou a presidente Dilma Rousseff (PT) pela conquista do prêmio “Mulher Cidadã Bertha Luz”. Vital que apoio a indicação da petista, ressaltou que o prêmio reconhece a contribuição das personalidades femininas para a ampliação dos direitos e do espaço da mulher na sociedade brasileira. A entrega do Diploma será nesta terça-feira (13) durante sessão especial do Congresso Nacional em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
O senador que é vice-líder do governo na Casa, enfatizou que Dilma Rousseff é uma mulher guerreira que vem lutando pelos ideais de um Brasil melhor desde os tempos da Ditatura Militar. Ele relatou que na época mais negra do país, poucos estudantes  tiveram coragem de enfrentar o governo totalitário, cruel movidos por um único ideal que era o de ver a democracia reestabelecida. A atual presidente, segundo Vital, teve a coragem de enfrentar o regime movida pelo sonho de ver o brasileiro conquistar não só a sua democracia mais o direito de votar e o seu direito de se expressar pela liberdade. “A presidente sem dúvida mereceu esse Diploma, pois é exemplo de mulher atuante que luta por seus ideais” comentou.
O parlamentar lembrou que a presidente Dilma Roussff entrou para a história como a primeira mulher a chegar a Presidência da República. Vital enfatizou que devido à boa relação com a presidente, conquistou inúmeros benefícios para a Paraíba. Prova disso é que pela primeira vez na história, uma presidente sancionou o Orçamento Geral da União sem cortes.
Além do mais, o senador teve êxito sem em seu projeto de apoiar a bancada feminina em medidas que visam a promoção da equidade de gênero. Para isso conseguiu aprovar no Plano Plurianual (PPA 2012/2015) 50 objetivos distribuídos em 21 programas temáticos que compreendem o atendimento específico ou serviços com forte impacto na vida das mulheres brasileiras.  Entre os projetos aprovados, destaque para o que prevê a Ampliação e implantação da Rede de Serviços Especializados de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência em todos os municípios-polo, territórios da cidadania e áreas deflagradas, bem como o que  “Ampliar a cobertura previdenciária das mulheres trabalhadoras de 64,5% para 75%” .  “São projetos importantes que a presidente sancionou”, disse.
O Prêmio - A cientista Bertha Lutz foi uma das primeiras brasileiras a defender o voto feminino e a igualdade de direitos para as mulheres. A sessão do Congresso Nacional para a entrega da premiação que leva o seu nome está marcada para as dez da manhã desta terça feira. A presidente Dilma Rousseff é uma das cinco escolhidas da edição de número onze da premiação.
Além da presidente serão agraciadas com o Prêmio Bertha Lutz deste ano Maria do Carmo Ribeiro, ex-mulher do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes; a primeira senadora da história do Brasil, Eunice Mafalda Michiles; a representante da Comissão Pastoral da Terra Rosali Scalabrin; e a professora associada do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia Ana Alice Alcântara da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres.
Esta será a 11ª premiação desde a criação do diploma, em 2001. A indicação dos nomes para receber o prêmio pode ser feita por qualquer entidade de âmbito nacional, governamental ou não. Em seguida, os nomes são avaliados por um conselho, que escolhe cinco agraciadas. Foram feitas 30 indicações para a premiação deste ano.
Acesse: www.senadorvitaldorego.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário