sábado, 17 de março de 2012

Vital do Rêgo participa de audiência pública em Aracajú e defende ações para minimizar efeitos da seca



O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) se encontra em Aracajú onde participa na próxima segunda-feira (19) de mais uma audiência da Subcomissão Permanente do Desenvolvimento do Nordeste da qual é membro titular.  O parlamentar paraibano foi convidado para a reunião pelo senador Lauro Antônio (PR-SE) com quem se encontrou nesta sexta-feira numa visita de cortesia (16)

Ligada à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), a subcomissão está promovendo está realizando visitas técnicas em toda a região abrangida pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Já foram realizados encontros em Alagoas, Piauí, Paraíba e Ceará, sempre com a presença de técnicos do governo federal que apresentam as ações em curso na respectiva região e as metas.

Na audiência do próximo dia 19 os parlamentares vão debater entre outros temas, o projeto Aproveitamento Múltiplo dos Recursos Naturais/Sistema Xingó, bem como, as potencialidades do turismo rural de lazer e de negócios.

Nessa nova fase de visitas conforme contou o senador Vital do Rêgo, a Comissão está debatendo temas como seca, irrigação, turismo ecultura. Para Vital, o papel desenvolvido pela comissão é de grande importância para apontar saídas para os graves problemas que ainda afligem a região. Para ele, encontrar a maneira sustentável e viável de diminuir ao máximo o problema da seca significa criar a possibilidade de potencializar aptidões regionais e de desenvolver uma nova perspectiva de vida para os homens e mulheres que vivem no campo e nas cidade.

ZPE - Vital do Rêgo elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela comissão. Recentemente os membros da CDR aprovaram o projeto que cria Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município de Lucena, na Paraíba. A matéria ainda será examinada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Defensor áudio do projeto, Vital chegou a travar uma discussão com alguns parlamentares que se manifestaram contrários a criação da ZPE. E citou como exemplo parecer do ex-senador Josaphat Marinho (1915-2002) segundo o qual o Legislativo pode apresentar uma indicação ou sugestão ao Executivo, que, então, decidirá sobre prática de sua competência. Vital do Rêgo acrescentou que, em 2008, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) referendou esse entendimento. No final, o projeto que cria o ZPE defendido por Vital foi aprovado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário