segunda-feira, 12 de março de 2012

Ministros garantem a Vital celeridade na conclusão das obras de duplicação da BR-101



Senador peemedebista garante que pavimento em concreto dá mais vida útil para a pista


Esperançoso no tocante a conclusão das obras de duplicação da BR-101, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) obteve por parte dos ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do Planejamento, Miriam Belchior a certeza de que haverá celeridade na fase atual é de finalização de projetos remanescentes de modernização da rodovia, o que inclui a implantação de vias marginais e acessos, já com quase a totalidade das obras de adequação de capacidade concluída.

Segundo ele, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, órgão executor do Ministério dos Transportes, trabalha nos desembaraços de projetos para ampliar o número de canteiros de obras.

Vital destaca ainda que as obras de duplicação da BR-101, em território nordestino, têm frentes de obras em diferentes estágios. “Na fase inicial, o empreendimento reuniu trechos no Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco, com exceção de um trecho de 22 quilômetros que contorna Recife (PE), já concluído. O total de quilometragem contratada é de 342,5 quilômetros de extensão, com três lotes de obras iniciados em 2005 e outros cinco em 2006”.

O senador pemedebista relevou ter recebido a garantia dos ministros dos Transportes e Planejamento de que ainda em 2012, a construção das vias marginais nos trechos do Rio Grande do Norte serão iniciadas. Na Paraíba, ainda neste ano, o Batalhão de Engenharia e Construção do Exército (BEC) termina a restauração do trecho entre Lucena e a divisa com Pernambuco. O Batalhão também finalizará as obras da nova pista e a restauração da estrada existente, no trecho entre a divisa com a Paraíba e Igarassu.

A garantia de mais vida útil para a pista de duplicação é assegurada pela construção em pavimento rígido (concreto), tecnologia que será empregada em grande parte do segmento das obras no Nordeste. A restauração da pista, construção e alargamento de pontes em todo o percurso integram o projeto de adequação de capacidade da rodovia. Também estão previstos acessos mais seguros, viadutos nos principais cruzamentos com outras rodovias, além de vias marginais, nos perímetros urbanos.


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