quinta-feira, 22 de março de 2012

“Dia Mundial da Água”: Vital propõe ações de combate ao desperdício e cobra agilidade nas obras da Transposição

No “Dia Mundial da Água” o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) demonstrou preocupação no tocante ao desperdício de água nas cidades paraibanas, como também reforçou sua luta pela agilidade nas obras da transposição do Rio São Francisco.

Segundo ele, se faz necessário que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) investia mais na criação de programas de redução do desperdício de água, tendo em vista que dados recentes da companhia mostram que o desperdício de água na Grande João Pessoa ainda é o grande vilão e chega a 15% de um total de 3 mil litros por segundo produzidos pela estação de Gramame, ou seja, 450 litros por segundo são perdidos por causa dos vazamentos das torneiras, da rede antiga e do uso inconsciente da população. Vital apela ao chefe do executivo estadual que mude a política adotada de desestruturação da empresa que constantemente vem sendo alvo de críticas na mídia paraibana devido aos péssimos serviços prestados a população.

Transposição
Vital que é vice-líder o governo no Senado, e, portanto, tem trânsito livre no Palácio do Planalto, reafirmou o compromisso da Presidente da República Dilma Rousseff de dá continuidade a obra. O parlamentar lembrou que o Tribunal de Contas da União(TCU) já liberou os aditivos permitindo ao governo a retomar os serviços. O senador que está sempre buscando dar agilidade às obras da transposição do Rio São Francisco revelou na manhã deste sábado (18) que já recebeu um telefonema do Ministro da Fernando Bezerra, dando garantia ao seu pedido de andamento nos lotes que estavam paralisados.

Na visão de Vital do Rêgo, a transposição se transformará na redenção do Nordeste, e trará desenvolvimento econômico para a Paraíba. Ele observou que nas épocas de longa estiagem o nordestino sofre muito, ficando muitas vezes privados de ter uma vida digna. A seca segundo Vital, não pode mais ser encarada como  um fenômeno que castiga o homem do campo. Isso porque, hoje o homem dispõe de técnicas e meios que impedem o nordestino de sofrer com as longas estiagens. A transposição do Rio São Francisco, segundo ele, será uma das grandes obras que permitirá que água tão preciosa no Nordeste, traga vida e desenvolvimento.

O peemedebista lembrou que, na Paraíba a transposição vai garantir maior oferta de água para 2,5 milhões de paraibanos de 127 municípios, com o aumento da garantia de água dos açudes Epitácio Pessoa, Acauã, Engenheiro Ávidos e sistema Coremas-Mãe-D ’água. As águas do São Francisco chegarão às bacias dos rios Paraíba e Piranhas, disse. Apontado como obra do século, o projeto de transposição vai garantir água a12 milhões de nordestinos de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará, e Rio Grande do Norte.

Segundo Vital com a Transposição os atuais 3 mil litros de água por segundo produzidos para abastecer a capital e 1 mil litros por segundo para Campina, haverá o incremento de quase 2 mil litros por segundo a mais nos sistema de Gramame, responsável por 70% do abastecimento d’água de João Pessoa, toda o município de Cabedelo e parte de Bayeux e Santa Rita”, disse.

Atitudes para preservação da água
-Ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar vasilhas e roupas, só abrir a torneira quando necessário, pois se a deixarmos aberta durante todo o processo desperdiça mais de 100 litros de água;
-Evitar banhos demorados;
-Abrir a torneira após ter retirado toda a roupa;
-Utilizar sabão e detergente biodegradáveis, pois não poluem os rios;
-Ao lavar o carro, utilizar balde ao invés de mangueira;
-Use vassoura ao invés da mangueira para limpar a calçada;
-Não jogar lixo em rios e lagos;
- Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez;
- Não jogue óleo de frituras ou restos de comida em pias ou na privada pois pode causar entupimentos e dificulta o tratamento do esgoto;
- Procure aproveitar a água das chuvas. Capte-a na saída das calhas. Use para regar o jardim ou limpar a casa;
- Em vez de cimentar todo o quintal, deixe um espaço para jardim e ajude a água da chuva a infiltrar-se na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário