terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vital acredita que mobilização dos prefeitos pelos royalties será histórica



Autor do Substitutivo que estabelece um novo regime de partilha nos royalties do petróleo, beneficiando todos os estados brasileiros, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), acredita que a grande mobilização dos prefeitos programada para acontecer nesta quarta-feira (30) em Brasília, será histórica. Estão sendo esperados mais de 5 mil prefeitos dos Estados não produtores de petróleo.  Na tarde desta terça-feira ( 29) Vital voltou a conclamar os gestores a “invadir” a capital do país em uma grande mobilização em defesa de uma das riquezas da nação.

Alguns dos gestores como o prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo já estão em Brasília com o objetivo de fortalecer a marcha e assim, pressionar  a Câmara dos Deputados  a votar o projeto que garante uma distribuição mais igualitária dos royalties.  “O Brasil quer royalties para todos, distribuição igualitária para todos! Vamos juntos e unidos amanhã neste manifesto em Brasília. Já recebo neste momento prefeitos de várias cidades não só da Paraíba, e sim de todo Brasil, que vieram em apoio ao nosso manifesto Os valores multiplicam a capacidade de gestão municipal. Vamos à luta!” conclamou Vital.

O Substitutivo elaborado pelo senador paraibano  foi aprovado pelos Senados, mas está parado na Câmara, aguardando indicações para a comissão especial que vai analisar o tema. O problema é que as bancadas do Rio de Janeiro e Espírito Santo que se definem como produtores do pré-sal, resistem ao projeto e estão tentado obstruir a votação.
O projeto relatado por Vital  e que já teve o apoio de lideranças políticas de todo o país, prevê um novo regime de partilha dos recursos oriundos da extração do pré-sal.  A Paraíba por exemplo, terá direito a R$ 400 milhões. Será um novo orçamento destinado para Saúde, Educação e Segurança Pública. “Depois Constituição de 1988 os Municípios e Estados brasileiros só fizeram pagar a conta. Nunca receberam um retorno das contas que eles pagam. O primeiro dividendo que os municípios vão receber será os dos royalties do petróleo que eu tenho a honra de ser o autor do Substitutivo”, enfatizou Vital.

Pelo texto, os estados não produtores devem receber cerca de R$ 8 bilhões, com a nova distribuição.  A grande Mobilização Pró-Royalties "O Brasil quer royalties e saúde para todos",  promete ser a grande agitação desta semana no Congresso Nacional. A ideia a garantir que o projeto seja votado ainda este ano. "Os prefeitos levaram um balão. Estão querendo procrastinar a votação. Isso não pode acontecer. Houve um entendimento que não está sendo seguido. Esse tema não pode ser levado para o ano que vem” disse o senador Vital do Rego.

O movimento  que apoia o relatório aprovado no final de outubro no Senado Federal, e que propõe a distribuição igualitária dos royalties do petróleo entre todos as 27 unidades federativas do Brasil  reúnem governadores, prefeitos e vereadores dos 23 estados e do Distrito Federal considerados "não-produtores" de petróleo. Atualmente, apenas 88 dos mais de 5.500 mil municípios brasileiros têm direito a recursos do pré-sal. O novo orçamento, gerado a partir do Substitutivo de Vital do Rêgo, beneficiará mais de 4 mil municípios. ”Será  um grande levante nacional em favor do Brasil igual, e do Brasil de todos” conclamou o senador.

Vital garante que a atual proposta dos estados não produtores não prejudicará os direitos adquiridos nem alterar os contratos já firmados entre empresas e estados produtores de óleo e gás. “Eles vão continuar ganhando só que não mais com a mesma velocidade”, observou.
Dos senadores, a CNM e o Movimento Municipalista pedem a votação do Substitutivo da Câmara dos Deputados. Na Paraíba, a Famup sob a presidência do prefeito de Picuí Buba Germano fez uma ampla mobilização conclamando os gestores a apoiar o manifesto. 

O presidente da Federação da Indústria do Estado da Paraíba (FIEP) Francisco de Assis Benevides Gadelha, apoia o manifesto. “Se o Rio de Janeiro e o Espírito Santo realizaram manifestos, e estão resistindo a esse novo modelo de partilha,  vamos também para as ruas. Entendo que o pré-sal é uma riqueza da nação”, afirmou Buega. Deputados, prefeitos, vereadores, e inúmeras lideranças políticas do Estado também já manifestaram o apoio ao Substitutivo de Vital, e consequentemente, ao movimento desta quarta-feira em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário