segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vital diz que entrega de netbooks foi a concretização de um sonho


Vital diz que entrega de netbooks foi a concretização de um sonho


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) afirmou nesta sexta-feira em Campina Grande que a entrega de netbooks para professores da rede municipal de ensino da Rainha da Borborema foi  um sonho que ele conseguiu realizar. A declaração foi feita durante solenidade de entrega de mais 300 computadores portáveis aos professores de Campina Grande. “Para mim é um sonho que eu realizo fruto de um mandato participativo” revelou Vital.. Durante a solenidade, o senador Vital do Rego , anunciou que para o orçamento de 2012 mais R$ 1 milhão será para a compra de novos equipamentos a serem entregues a outros docentes.

Na ocasião o  senador, revelou queo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDES) do Ministério da Educação adotou o projeto concebido em Campina Grande como modelo e vai estender a distribuição dos netbooks para todo o Brasil.  “Para honra nossa cada professor de escola pública do país terá no futuro o seu netbook”, comemorou Vital.

O senador lembrou que quando ainda exercia o mandato de deputado federal teve uma reunião com os professores e que na ocasião uma das educadoras solicitou computadores para ajudar na preparação das aulas.  “Essa ideia me veio na cabeça como uma ação política e nós conseguimos fazer um projeto piloto com a secretaria de Educação de Campina Grande e no segundo ano já comecei a portar recursos para esse programa” revelou Vital.

O programa de inclusão digital conforme contou o senador, cresceu e hoje beneficia centenas de professores de Campina e outros municípios paraibanos. Ele lembrou que recentemente esteve reunido em audiência com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Wanderley Dias de Freitas, solicitando a indicação de suas emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) no valor de R$ 2 milhões para aquisição de notebooks para professores de diversos municípios da Paraíba.” Nosso trabalho será de entregar computadores a todos os professores da rede municipal até o final da gestão de Veneziano”, revelou. Ele também informou que um trabalho semelhante está sendo realizado em mais sete municípios paraibanos por meio de seu mandato.

A solenidade de entrega dos novos computadores portáveis foi realizada no auditório do Sesc Centro.  No total, o prefeito Veneziano Vital do Rego entregou  350 netbooks para os professores da rede municipal de Educação. A entrega dos netbooks lotou o cine teatro do Sesc Centro, com gestores e professores de escolas e creches. A gestora Glória de Fátima e a professora Adizabel Cristina agradeceram ao prefeito e ao senador em nome dos docentes contemplados e garantiram que os equipamentos serão de grande ajuda no trabalho que a categoria desenvolve cotidianamente. Um outro lote de 250 netbooks será entregue até o final deste ano.

O secretário de Educação, Flávio Romero, disse que os professores contemplados possuem a partir de agora o compromisso de utilizar bem os netbooks e a cada seis meses encaminhar um relatório das suas atividades pedagógicas com os equipamentos às direções das escolas. Ele ressaltou que computadores fazem parte do esforço da Prefeitura para melhorar as condições de funcionamento da educação no município que ainda inclui, reforma e ampliação das escolas e creches, implantação do novo Plano de Cargos da categoria, concursos públicos para a área de educação e construção de novas unidades educacionais.

O secretário fez questão de enfatizar que a ideia de entregar notebooks ou netbooks para os professores da rede municipal nasceu em Campina Grande quando Vital do Rêgo, na condição de deputado federal, destinou recursos que permitiram a compra dos primeiros 200 computadores portáveis. Esse ano, já na condição de Senador, Vital conseguiu via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a liberação do repasse de mais verba para aquisição de 600 notebooks que também serão cedidos a professores da rede municipal de ensino de Campina Grande. Os computadores serão cedidos aos professores em regime de comodato. O senador viabilizou ainda a compra de 250 notebooks para Patos no Sertão, 200 para Alagoa Nova no Brejo paraibano, além de 533 para Cajazeiras, no sertão do Estado.

O prefeito Veneziano Vital do Rego fez questão de ressaltar o trabalho do Senador Vital do Rego Filho em prol de Campina Grande. “É importante fazer justiça a uma pessoa que sem ela muito do que já realizamos não seria possível de acontecer”, pontuou. O prefeito disse que sua administração continuará se empenhando para até o final de sua gestão implantar em Campina a proposta de cidade digital, com internet aberta para todas as áreas urbanas.

Emocionada, a professora Edilene Gertudes da Silva que fez a solicitação ao senador disse que estava feliz em ver o seu sonho virar realidade. “Esses computadores portáteis  era um sonho dos professores que agora se realiza. Trata-se de uma importante ferramenta que vai nos ajudar a preparar as aulas”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário