sábado, 15 de outubro de 2011

Senador parabeniza professoras e professores pelo seu dia e fala dos avanços na educação
 
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) prestou uma homenagem aos professores e professoras que amanhã, 15 de outubro, comemoram o Dia do Professor, e destacou sua contribuição para os avanços na área de Educação no Brasil.
Segundo ele, hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá. Para o parlamentar o professor deixou de ser visto como o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula. Isso acontece em razão da mudança do seu modo de agir, a maneira em que conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
Ao longo dos governos do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e agora com a presidente Dilma Rousseff segundo Vital do Rêgo, foi promovido grandes avanços nessa área, ele destacou as inciativas como as do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) e do programa TOPA (Todos Pela Alfabetização), que tem contribuído junto com os professores para a alfabetização de milhões de brasileiros.
O senador destacou o empenho desses profissionais, que são responsáveis pela formação dos alunos que se transformarão em futuros profissionais. Ele se disse um apaixonado pela educação e revelou estar sempre contribuindo para o aperfeiçoamento desses profissionais, citou como exemplo a recente entrega de netbooks para professores da rede municipal de ensino da Rainha da Borborema. “Foi um sonho que consegui realizar, ainda quando deputado federal, onde destinei recursos para a compra dos primeiros 200 computadores portáveis. Esse ano, já na condição de senador busquei via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a liberação do repasse de mais verba para aquisição de 600 notebooks que também estão sendo cedidos aos professores de Campina Grande, em regime de comodato”, disse.
O peemedebista viabilizou ainda a compra de 250 notebooks para Patos no Sertão, 200 para Alagoa Nova no Brejo paraibano, além de 533 para Cajazeiras, no sertão do Estado.
Outras iniciativas do senador Vital do Rêgo em prol de uma melhor qualidade de trabalho para esses educadores vêm sendo cumprida nos inúmeros recursos que o parlamentar tem conseguido em Brasília para ampliação e reformas de escolas e creches por todo o Estado da Paraíba, como nas cidades de: Campina Grande, Alagoa Nova, Ingá, Cabaceiras, Boqueirão, Guarabira, Juarez Távora, Cacimba de Dentro, Natuba e Pombal.
Para o parlamentar a remuneração paga aos professores ainda não é a desejada, mas a realidade está mudando em alguns municípios como em Campina Grande, no qual o prefeito Veneziano Vital do Rêgo encaminhou recentemente a Casa de Felix Araújo o PCCR do Magistério que beneficiou cerca de 1.800 servidores, sendo 1.200 professores.
Sobre a entrega a poucos dias desses netbooks a professora Edilene Gertudes da Silva que fez a solicitação ao senador para a ampliação deste programa disse que estava feliz em ver o seu sonho virar realidade. “Esses computadores portáteis  era um sonho dos professores que agora se realiza. Trata-se de uma importante ferramenta que vai nos ajudar a preparar as aulas”, comemorou.
O prefeito Veneziano Vital do Rego fez também questão de ressaltar o trabalho do Senador Vital do Rego Filho em prol de Campina Grande. “É importante fazer justiça a uma pessoa que sem ela muito do que já realizamos não seria possível de acontecer”, pontuou.
O congressista lembra que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDES) do Ministério da Educação adotou o projeto concebido em Campina Grande como modelo e vai estender a distribuição dos netbooks para todo o Brasil.  “Para honra nossa cada professor de escola pública do país terá no futuro o seu netbook”, comemorou Vital.
História da data
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria, entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, onde o mesmo propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc.
A reunião foi um sucesso e, por este motivo, outras escolas passaram a adotar a data, até que a mesma se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário