segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Loja União Maçônica Cajazeirense comemora 47 anos

Loja União Maçônica Cajazeirense comemora 47 anos

Loja União Maçônica Cajazeirense comemora 47 anos
No último dia 07 de outubro (sexta), a Loja União Maçônica Cajazeirense nº 20 comemorou 47 anos de fundação.

Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, a Loja surgiu em 1964, como fruto da união de duas Lojas mais antigas, a Presidente Roosevelt nº 13 (1952) e Duque de Caxias nº 14 (1957).

O primeiro Venerável Mestre da União Maçônica foi o Sr. Geraldo Pinheiro Brandão, ao tempo em que o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba era o Dr. Edgard Aguiar. Em 1964, ficou estabelecido que as reuniões seriam às terças-feiras, o que vem sendo feito até hoje, com início às 19h30min.

Sua sede atual fica no terreno onde outrora foi construída a Loja Presidente Roosevelt, em 1953, a qual foi demolida em 1982. Em 1985, foi concluída a obra de construção do atual edifício que a abriga, sendo então Venerável Mestre o Sr. Rubens Farias de Albuquerque.

Em 09 de julho de 1982, era inaugurada a “Área de Lazer Alcindo Xavier de Oliveira” em solenidade presidida pelo Venerável Rubens Farias, com a presença do Maçom Luiz Gonzaga, “o Rei do Baião”, o qual contribuiu com parte da renda de alguns de seus shows para a conclusão das obras do referido centro de entretenimento maçônico.

Em 06 de novembro de 1994, foi inaugurado o “Parque Aquático Pedro Flor do Nascimento”, tendo a Loja como Venerável Mestre, o Irmão Francisco de Assis Delfino Júnior.

Atualmente, a União Maçônica patrocina o Capítulo Príncipe da Paz nº 38 da Ordem De Molay (destinado a rapazes de 12 a 18 anos), o Bethel 001 Princesa do Sertão da Ordem Internacional das Filhas de Jó (que recebe garotas de 12 a 18 anos) e o Castelo Pequeno Príncipe nº 007 da Ordem dos Escudeiros (destinado a meninos de 9 a 12 anos). Todas estas Ordens paramaçônicas têm por fim o aperfeiçoamento moral dos nossos jovens, ensinando-os a amar a família, a pátria e a dedicarem-se aos estudos, afastando-os das drogas e da violência. Suas reuniões ocorrem no templo superior, construído em 2010 pelo então Venerável Mestre, Sr. Luiz Lauro Crispim.

A atual diretoria da União Maçônica é liderada pelo Sr. Stanley Lira (Venerável Mestre), com o auxílio do Dr. Arturo Nogales (1º Vigilante) e do Sr. Helejone Bento (2º Vigilante), além de outros valorosos Irmãos. Também membro da União Maçônica é o atual Grande 2º Vigilante da Grande Loja da Paraíba, o Sr. William Braga.

O aniversário de 47 anos foi celebrado com um jantar na Área de Lazer Alcindo Xavier, com início às 20h00min do dia 07 de outubro, para o qual acorreram maçons e familiares de toda a região.

Como todas as oficinas maçônicas regulares do mundo, a União Maçônica destina-se a homens de todas as raças e credos, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma sociedade humana fundada no amor fraternal e na esperança, com amor a Deus, à pátria, à família e ao próximo, com tolerância, virtude e sabedoria. Pautando-se na constante investigação da verdade e sob a tríade LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princípios da ordem, da razão e da justiça, a Maçonaria almeja que o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário