sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CARLOS MAGNO LEMBRA A RC QUE CAMPINA TEM CASA ABRIGO PARA MULHERES - 13.10.2011

Carlos Magno lembra ao governador que Campina já conta com Casa Abrigo para Mulheres

O Coordenador de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, Carlos Magno, lamentou na tarde desta quinta-feira (13) que o governador Ricardo Coutinho, tenha desconsiderado a existência, em Campina Grande, de uma Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência. Ele lembrou que a Casa existe desde 2004.

“Quero destacar a importância de se concretizar políticas públicas voltadas para a mulher e a atitude do Governo do Estado em anunciar uma Casa Abrigo para Mulheres. Porém, não posso deixar de registrar minha tristeza quando vi o governador dizer que seria a primeira da Paraíba, desconhecendo a importância do trabalho desenvolvido em Campina Grande há mais de sete anos”, afirmou Magno.

Carlos Magno disse que a afirmação do governador demonstra, mais uma vez, o seu total desconhecimento sobre Campina Grande. “Custa crer que o governador tenha deixado de reconhecer o trabalho feito com as mulheres vítimas de violência aqui em Campina Grande. Então, só pode ser por puro desconhecimento mesmo”, disse.

A Gerente de Políticas Públicas Para a Mulher em Campina Grande, Ana Cleide Farias Rotondano também lamentou a desinformação do governador. Ela explicou que Campina está entre as 34 cidades paraibanas que assinaram o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, e lembrou que a cidade também dispõe de uma Coordenadoria de Políticas Publicas para Mulheres.

A criação da Coordenadoria da Mulher, segundo Carlos Magno, foi decidida pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo para reforçar a política de enfrentamento à violência contra a mulher em Campina Grande. “A Coordenadoria, comandada pela competente Madja Raia, tem trabalhado nos bairros, nas associações, junto às igrejas e com outros segmentos, com o suporte da Casa Abrigo de Campina”, lembrou o Coordenador.

Ana lembrou que esta política vem sendo reforçada há anos. “A inauguração da Casa ocorreu em 2004, na gestão da ex-prefeita Cozete. O local é destinado a mulheres que sofrem violência doméstica e precisam se afastar dos seus agressores para reiniciar suas vidas. No abrigo, as mulheres recebem assistência social, psicológica e jurídica, no caso das que voltam para casa, a justiça determina afastamento dos agressores do domicílio”.

Ana disse que qualquer mulher que se sentir violentada, física ou psicologicamente, pode procurar os órgãos do município que dão assistência direta a estes casos: Centro de Atendimento às Vítimas de Crimes (CEAV); Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Em caso de estupro, o Isea é o órgão que presta assistência a esse tipo de crime.

Para ex-secretária estadual de Política para as Mulheres e atual Assessora Técnica da Coordenação Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Douraci Vieira, o trabalho desenvolvido pelo Prefeito Veneziano é referência. “Veneziano tem tomado medidas que expandem as políticas de enfretamento de violência contra a mulher. Hoje, a prefeitura está pronta para prestar qualquer tipo de assistência às vítimas” afirmou.

Codecom / PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário