quarta-feira, 9 de maio de 2012

Vital garante que até final do ano 20 academias de Saúde estarão funcionando em Campina Grande

 


Autor da emenda que garantiu a implantação de Academias de Saúde também chamadas de academias populares em  Campina Grande e mais 79 municípios paraibanos, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou na tarde desta terça-feira que até o final do ano, 20 equipamentos estarão em pleno funcionamento na Rainha da Borborema.
Vital que se encontra em Brasília em envolto a uma série de atividades, disse que tomou conhecimento que mais 14 academias estavam prestes a ser instaladas na cidade. Ele disse que ficou feliz em saber que a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Obras e a Secretaria de Esportes estão adotando todas as providências para que as academias sejam implantadas.  “Parabenizo o prefeito Veneziano por ter a sensibilidade para entender a importância desse programa e ter criado todas as condições para a instalação dos equipamentos públicos. Essas academias populares têm servirão não apenas como espaço de lazer mais são equipamentos que proporcionam saúde ao nosso povo”, comentou Vital.
O senador enfatizou que no ano passado se reuniu em audiência com o Ministro da Saúde Ministro da Alexandre Padilha a quem solicitou que a Paraíba fosse contemplada com a instalação de academias no âmbito do Programa Academia da Saúde. Ao todo, o senador conquistou 82 academias, que já estão sendo instaladas em 79 municípios paraibanos sendo 20 delas em Campina Grande.
A instalação dessas unidades segundo Vital, resultará na melhoria da qualidade de vida dos cidadão.  “Onde essas academias já foram instaladas nós percebemos a satisfação da população”, comentou.
Na condição de médico ele ressaltou que prática regular de exercícios culmina na redução de outros graves índices, como o tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e alimentação inadequada. Segundo Vital, a intenção é proporcionar locais para a prática de exercícios físicos em todas as áreas da cidade.
Até o momento três academias populares já foram instaladas em Campina Grande, sendo uma na Avenida Juscelino Kubitscheck, no bairro Presidente Médici; outra no Parque da Criança e uma terceira, que será entregue à população na tarde desta quinta-feira, no Açude Velho, ao lado da Associação Campinense de Imprensa – ACI. “São locais que, tradicionalmente, são usados pela população para a prática de caminhada e que passaram a contar com uma Academia ao ar livre. Da mesma forma, vamos dotar outras áreas da cidade até o final do ano. Nossa intenção é implantar 20 academias, no total, e para isso contamos com o apoio do Senador Vital do Rêgo e da deputada Federal Nilda Gondim”, disse.
As próximas academias serão implantadas nas seguintes áreas na rua Ana Azevedo, no bairro da Palmeira; Praça Joana D’arc, no bairro de José Pinheiro e em Vila Cabral de Santa Terezinha. “Estas que estamos implantando e as demais, todas, foram conseguidas através da atuação de Vitalzinho e da deputada Nilda Gondim”, enfatizou o peemedebista.
Além de Campina Grande Vital conseguiu academias populares para os  municípios de Água Branca, Alagoa Grande, Alagoinha, Alhandra, Araçagi, Araruna. Aroeiras, Bananeiras, Baraúna,  Barra de Santa Rosa, Bernardino Batista, Boa Vista, Boqueirão, Caapora, Cabaceiras, Cabedelo, Cacimbas, Cajazeiras, Cajazeirinhas, Caldas Brandão, Carrapateira, Casserengue, Catolé do Rocha, Coremas, Cuité, Damião, Diamante, Doa Inês, Duas Estradas, Esperança, Fagundes, Gado Bravo, Guarabira, Ibiara, Imaculada, Ingá, Juru, Livramento, Mãe D’água, Manaíra, Mataraca, Matinhas, Maturéia, Mogeiro, Natuba, Nazarezinho, Olho D’água, Patos, Paulista, Pedro Regis, Piancó, Picuí, Pilar, Poço Dantas, Pombal, Queimadas, Remígio, Riachão, Salgado de São Félix, Santa Cruz, Santa Luzia, Santana de Mangueira, Santo André, São João do Tigre, São José da Lagoa Tapada, São José dos Ramos, Sapé, Seridó, Serraria, Sobrado, Sossego, Sousa, Sumé, Tacima, Uiraúna, e Umbuzeiro e João Pessoa que foi contemplada com três unidades.
O Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.
Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.
De acordo com o Ministério da Saúde, o programa de academias da saúde tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário