sexta-feira, 11 de maio de 2012

Vital destaca que indicação da Editora Abril traduz potencial econômico do “Maior São João do Mundo”




O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) comentou que o resultado da indicação do São João de Campina Grande como um dos melhores destinos turísticos pela Editora Abril é resultado da política adotada pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) ao longo dos anos que profissionalizou e internacionalizou o evento.

Segundo ele, a matéria Viaje Aqui da editora Abril que referendou o festejo junino da cidade como os melhores destinos turísticos no mês de junho, através de matéria publicada com o título ”São João de Campina Grande faz homenagem a Luiz Gonzaga” (http://viajeaqui.abril.com.br/materias/sao-joao-de-campina-grande-2012-homenagem-luiz-gonzaga-fotos), só referenda que a política turística adotada na cidade caminha nos rumos certos do desenvolvimento.

O Viaje Aqui relatou sobre os vários atrativos do São João de Campina, entre eles shows de artistas regionais e nacionais, trios de forró, apresentação de quadrilhas juninas e grupos folclóricos, Recanto da Poesia, Cantoria de Viola, Recanto dos Santos Juninos, forró no Parque do Povo, Galante e São José da Mata, Expresso Forrozeiro, a nova infraestrutura do Parque do Povo, entre outros.

Na condição do parlamentar que mais disponibiliza recursos de emendas individuais para a realização do Maior São João do Mundo, Vital do Rêgo garantiu que o festejo junino deste ano que tem início no dia 01 de junho e segue até 01 de julho reverenciando o Rei do Baião em seu centenário deverá injetar mais de R$ 115 milhões na economia de Campina Grande. O valor supera em quase 18 vezes os investimentos de R$ 6,5 milhões que serão realizados com recursos do Governo Federal, Prefeitura Municipal (PMCG) e iniciativa privada, no evento.

Para o senador peemedebista o valor gerado deve superar em 15% a arrecadação de 2011, quando o impacto econômico da festa foi de aproximadamente R$ 100 milhões em Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município.  “Mais de 12 mil empregos diretos e indiretos devem ser criados durante a temporada junina na cidade, que aguarda um público estimado em 2,5 milhões de visitantes. Pois nos últimos anos, sobretudo após ser inserido no Calendário Anual de Eventos da EMBRATUR e reconhecido pela UNESCO como manifestação autêntica da diversidade cultural brasileira, o São João de Campina tornou-se uma das grandes festas populares do Brasil”, afirmou o parlamentar.

Vital lembrou que desde o ano passado que o maior São João do Mundo entrou no processo de internacionalização. Ele destaca também recente pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP-PB), em que mostra que 92,39% dos visitantes do Maior São João do Mundo realizado em Campina em 2011 pretendem retornar ao evento este ano. Para 95,43% dos entrevistados os festejos de Campina são um roteiro turístico indicado para viagens.

Segundo o senador o São João de Campina em 2011 foi visto por mais de 150 países através da Record News e da Record Internacional. O senador que foi decisivo para que a emissora levasse as imagens da festa para os mais importantes países do planeta, não tem dúvida de que as transmissões da edição 2012 também repetirá o sucesso do ano passado, devendo inclusive, ficar acima das expectativas.

Recentemente Vital se reuniu com o Ministro do Turismo, Gastão Vieira para solicitar o empenho dos recursos financeiros no valor de R$ 700 mil destinados à promoção de eventos para divulgação do turismo interno em Campina Grande. Os recursos são oriundos de emenda individual do senador paraibano ao Orçamento Geral da União de 2012.

Tamanho do evento - O São João em Campina Grande é um empreendimento artístico-cultural, no qual se apresentam mais de 500 atrações- dentre artistas de renome nacional e regional- em espaços específicos, numa infraestrutura completa, com bares, restaurantes, camarotes, palcos, palhoças de forró, onde também se apresentam quadrilhas juninas, grupos folclóricos, repentistas, cordelistas e violeiros.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Gilson Lira, as marcas patrocinadoras só deverão ser divulgadas a partir do lançamento da festa, previsto para o dia 20 de abril. Com relação ao impacto econômico, estimado em mais de R$ 115 milhões, Gilson Lira concorda com Vital do Rêgo onde relata que a movimentação começa bem antes da festa, se fortalecendo a partir do mês de abril. “Esta movimentação de recursos começa antes do evento, com a circulação em hotéis, setor de moda, e de alimentação. É um acréscimo fenomenal. A própria arrecadação estadual cresce vertiginosamente no período. A de Campina acaba sendo a maior do estado, todos acabam se beneficiando, da costureira ao pedreiro”, disse o secretário.


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