quarta-feira, 9 de maio de 2012

Veneziano confirma Ministro Alexandre Padilha em CG sábado, para inaugurar Hospital de Pronto Atendimento



O Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo confirmou na tarde desta terça-feira (08) que o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, virá a Campina Grande para inaugurar o Hospital de Pronto Atendimento – UPA, neste sábado, dia 12, às 9h. A confirmação foi dada pelo próprio Ministro, pessoalmente, a Veneziano – que está em Brasília desde ontem – e ao Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Na manhã desta terça, Veneziano e Vitalzinho participaram de audiência no Ministério da Saúde, com o objetivo de solicitar do órgão a liberação de R$ 3 milhões para a aquisição dos equipamentos para o funcionamento do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente, que será inaugurado no próximo dia 31. Na oportunidade, Veneziano fez o convite ao Ministro para participar da solenidade deste sábado em Campina.

O convite foi aceito prontamente. Através do Twitter, Veneziano registrou o momento do encontro com Padilha e destacou: “Fomos, eu e o Senador Vital, levar pessoalmente o convite para a inauguração do Hospital de Pronto Atendimento ao Ministro”, afirmou Veneziano. “Alexandre Padilha, amigo fraterno, parceiro de Campina e de várias ações conquistadas por nossa gestão”, complementou.

O Hospital de Pronto Atendimento, que será inaugurado pelo Ministro Padilha, pelo Prefeito Veneziano e pela secretária de Saúde Tatiana Medeiros, terá a capacidade para 450 atendimentos diários e uma cobertura populacional de 300 mil habitantes. A UPA de Campina Grande, construída na avenida Manoel Tavares, bairro do Alto Branco, é de porte 3 e será a primeira do Estado da Paraíba com esta estrutura, que inclui uma área total de aproximadamente 5,5 mil m² e 1,7 mil m² de área construída.

A estrutura do Hospital de Pronto Atendimento é composta por 20 leitos, 6 salas de exames, 2 salas para classificação de risco, 2 salas de urgência, recepções, DML (Depósito de Material de Limpeza), depósito de macas, CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), farmácia, refeitório dos funcionários, copa para pacientes, repousos masculino e feminino, vestiários masculino e feminino, guarda-lixo, posto policial, almoxarifado, além de banheiros masculino, feminino e para portadores de deficiência.

A UPA de Campina Grande, que funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com seis médicos plantonistas, também terá salas para atendimento social, odontologia, sutura e curativos, gesso, raios x, aplicação de medicação e reidratação, eletrocardiografia, inalação coletiva, urgência e estabilização, higienização, roupa limpa, roupa suja, utilidades, esterilização e estocagem, coleta, esterilização e lavagem, estar para os funcionários e reuniões.

De acordo com a secretária Tatiana Medeiros, além da demanda espontânea da população em casos de baixa e média complexidade, a UPA será responsável pelos atendimentos regulados pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel) Regional de Campina Grande. Quando o paciente chegar à UPA, os médicos prestarão socorro e detalharão o diagnóstico, além de analisar se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou apenas mantê-lo em observação.

A UPA de Campina Grande terá o nome do médico Raimundo Maia de Oliveira, mais conhecido como Dr. Maia, fundador da tradicional Clínica de Dr. Maia. O serviço integra a Política Nacional de Urgência e Emergência e evita que casos mais simples sejam encaminhados para outras unidades hospitalares. Nos municípios onde a UPA já foi implantada, de acordo o Ministério da Saúde, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

Somente na área de saúde, cem profissionais – contratados através de seleção – irão trabalhar na UPA de Campina Grande, entre assistentes sociais, auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, médicos, cirurgiões dentistas, assistentes de enfermagem, farmacêutico e nutricionista.

Codecom / PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário