quinta-feira, 17 de maio de 2012

Senador peemedebista destaca que NE fechou barreiras para gado paraibano

Na condição de membro da Subcomissão de Desenvolvimento do Nordeste, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lamentou a falta de compromisso do governador Ricardo Coutinho (PSB) para com os pecuaristas paraibanos que nesta semana souberam que seu rebanho está isolado do resto do Nordeste. O senador citou que a problemática foi gerada devido à falta de planejamento do Governo do Estado porque, diferente dos outros estados que iniciarão neste mês os exames sorológicos, a Paraíba ainda não conseguiu cumprir todas as exigências do Ministério da Agricultura para partir para esta etapa na busca pela classificação como zona livre da febre aftosa.

Quem concorda com o parlamentar peemedebista é o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba. “A Paraíba e o Rio Grande do Norte não conseguiram cumprir o dever de casa”, comentou. Vital do Rêgo revela que os maiores prejudicados com o descaso do governo são os criadores paraibanos, que vem seu rebanho bovino que segundo dados do IBGE já chegam há 1,244 milhão de animais, totalmente isolados das divisas de estados como Pernambuco e Ceará.

Segundo o senador, a imposição das novas barreiras está atrelada à realização do inquérito soro-epidemiológico nos estados de Pernambuco, Ceará, Alagoas, Piauí e Pará, que estão participando do Projeto de Ampliação de Zona Livre de Febre Aftosa, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “A Paraíba e o Rio Grande do Norte estão isolados no Nordeste já que todos os outros estados que fazem divisa conosco não permitirão a entrada de nossos animais. Apelo ao Governo do Estado uma solução urgente, pois nossos pecuaristas já estão sofrendo com a seca e não precisam de mais essa problemática”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário