terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vital considera oportuna discussão em torno da modernização do Porto de Cabedelo


Defensor do desenvolvimento da Paraíba a partir de investimentos em obras estruturantes, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) considerou oportuna a iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa deputado Ricardo Marcelo, de propor a realização de uma sessão especial para debater a modernização e a estruturação do Porto de Cabedelo.
O senador peemedebista enfatizou que sempre defendeu o projeto por considerar o Porto como porta de entrada do desenvolvimento da Paraíba. Vital que já se reuniu diversas vezes com representantes da comunidade portuária, reafirmou nesta terça-feira (24) que apoia a iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba de criar um movimento suprapartidário em prol da dragagem do Porto. “É uma iniciativa louvável e tem o nosso total apoio”, garantiu Vital.
Sempre determinado em ver o porto operando em sua total capacidade, o senador disse que cobrou do Ministro José Leônidas, da Secretaria de Portos maior agilidade para nas obras de dragagem do equipamento, por entender que ele se constitui em uma das peças-chave para a maior inserção do Estado no cenário dos investimentos na região Nordeste. Ele disse que já obteve do Ministério a garantia da conclusão da dragagem que se encontra atualmente com 92%, dos 11,5 metros de profundidade previstos no projeto. O senador não tem dúvida de que quando atingir essa profundidade o porto terá condições de operar com mais eficiência, possibilitando a circulação de maiores embarcações.
Com esse pensamento, Vital conseguiu emplacar no Plano Plurianual (PPA- 2012/2015) uma emenda no valor de 200 milhões propondo a ampliação da estrutura do cais, aumentando assim, a capacidade operacional do porto.
Com o mesmo propósito a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) também reafirmou o seu apoio pessoal à luta encampada pelo Comitê de Defesa do Porto.  Na visão da parlamentar, a Paraíba não pode continuar dependendo do porto pernambucano de Suape para operacionalizar o transporte da grande maioria dos produtos que importa e exporta. “Mesmo porque temos aqui o Porto de Cabedelo, que já teve grande importância, por exemplo, no escoamento da produção agrícola do Nordeste e que hoje depende, dentre outros projetos complementares, da conclusão do projeto de dragagem do seu Canal de Acesso para poder receber navios de grande porte e assim incrementar as atividades econômicas na zona portuária do Estado, inclusive com a geração de inúmeros novos empregos”, comentou a deputada que há meses luta pela dragagem do porto.
Em contato com a assessoria de comunicação do senador Vital do Rêgo, o presidente da Assembleia Legislativa deputado Ricardo Marcelo destacou a luta de Vital e Nilda Gondim em prol do fortalecimento do pleito. “Essa é uma luta que o senador e a deputada vêm travando e essa é a oportunidade para aprofundarmos a discussão”, disse por telefone.
A sessão da Assembleia Legislativa será realizada nesta quarta-feira (25) no plenário  José Mariz. Segundo Ricardo Marcelo, representantes da bancada paraibana no Congresso Nacional, deputados estaduais e representantes da comunidade portuária confirmaram presença na sessão.
Para o presidente da Assembleia o Porto “é uma ferramenta mestra” para o desenvolvimento econômico de qualquer Estado, através do escoamento da produção por meio de importação e exportação. Ricardo Marcelo disse que a Assembleia Legislativa buscará o engajamento de todos os setores produtivos e de representantes dos trabalhadores, direta e indiretamente envolvidos com o desenvolvimento do Porto da Paraíba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário