segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PM DE CAJAZEIRAS PARTICIPA DE CURSO E BATALHÃO RECEBERÁ TASER


Nos últimos dias 18 e 19 de janeiro (quarta e quinta), o Capitão João Segundo, do 6º Batalhão da PM, com sede em Cajazeiras-PB, participou do “Curso de Multiplicadores em dispositivo de Controle Elétrico-DCE- Taser”. Ministrado no Centro de Educação da PM, com sede em João Pessoa, as atividades têm duração de 20 horas/aulas. Legislação, descrição do dispositivo e outras dinâmicas foram repassadas aos militares durante as atividades teóricas e práticas.

O curso teve a função de preparar 36 Oficiais e Praças para o manuseio e utilização da pistola Taser, dispositivo menos que letal que funciona por ar comprimido e lança dardos que ao atingir o indivíduo, liberam uma descarga elétrica a fim de imobilizá-lo momentaneamente, visando o controle de infratores em situação de ameaça à vida própria ou de terceiros, substituindo assim a arma de fogo em várias situações de crise policial. Ressalte-se que é impossível reutilizar os dardos.

Formados multiplicadores, os militares participantes do curso aguardam agora a distribuição dos equipamentos entre as Unidades da PM e a autorização para a realização do Curso de Operador do equipamento em seus Quartéis.

Os instrutores do Curso foram o Capitão Carlos Cavalcante, do Choque de João Pessoa e o Capitão Kelton, Comandante da 3ª Companhia do 7º BPM (Sapé).

O Capitão Segundo é atualmente Instrutor da disciplina “Administração de Eventos Críticos de Massa” junto ao Curso de Formação de Soldados - CFSd em andamento no 6º BPM. Esta disciplina versa sobre as tecnologias menos que letais (de baixa letalidade) e uso diferenciado da força e os alunos em formação serão submetidos ao treinamento juntamente com os militares já formados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário