segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bombeiros alertam a população para os riscos de afogamento em açudes


 O afogamento é a segunda causa de morte entre 5 e 14 anos. A prevenção de situações de risco de lesões e acidentes é fundamental. Mas, quando a prevenção é realizada e os acidentes escapam do controle, é de extrema importância que as pessoas saibam como socorrer com eficiência e segurança. Preocupado com o número de afogamentos registrados nos 15 primeiros dias de janeiro, em quatro ocorrências seis vítimas fatais, o comandante do 2º BBM, Major Fábio Santos preparou uma demonstração de salvamento aquático direcionado a população.
 
A demonstração foi realizada em um dos açudes da Fazenda Maria da Luz, na manhã desta sexta-feira (20), com a participação da equipe de guarda vidas do Pelotão de Busca e Salvamento que mostrou como uma pessoa pode ajudar a salvar uma vítima de afogamento sem correr o risco de aumentar a estatística.
Foram apresentadas três situações específicas: uma vítima salva utilizando uma bóia jogada por um amigo; no segundo caso foi colocada uma corda na bóia lançada ao banhista que foi puxado até um lugar seguro; e o terceiro o salvamento de uma vítima desacordada pela equipe de Guarda Vidas, sendo necessária à utilização de técnicas de ressuscitação.
 
O Major Fábio Santos alerta a população da zona rural no sentido de observar as dicas de prevenção do Corpo de Bombeiros e “NÃO TRANSFORME SEU MOMENTO DE LAZER EM UMA TRAGÉDIA”.
 
DICAS
 
- nunca nadar sozinho;
- crianças só devem nadar sob supervisão de um adulto;
- não entrar na água após ingerir bebidas alcoólicas;
- não entrar na água após refeições pesadas;
- não mergulhar de cabeça sem conhecer o local;
- não saltar de locais elevados para dentro d’água;
- não afastar da margem;
- se começar a chover e relampejar, sair da água;
- Se informar antes de entrar na água sobre a profundidade, correnteza e demais características do local;
- mesmo que saiba nadar, não deixe que a água ultrapasse a linha da cintura;
- evite tomar banho em canais, mesmo sabendo nadar;
- não tente atravessar de uma margem à outra;
- evite locais de pouco movimento;
- respeite o seu condicionamento físico;
- caso o local não tenha posto de Guarda Vidas procure ficar a margem de açudes, rios e barragens, levando sempre bóias, coletes e cordas;
 - Em caso de emergência ligar para o Corpo de Bombeiros que atende no 193.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário