quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vital confirma audiência com representantes do BNB para renegociar dívidas de agricultores




Visando a renegociação da dívida contraída por agricultores nordestinos junto ao Banco do Nordeste – BNB, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) confirmou a audiência pública a ser realizada no dia 13 de março na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo – CDR ao qual integra com representantes do BNB e do sindicato dos agricultores endividados.

Devem comparecer Roberto Smith, presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Francisco Carlos Cavalcanti, Superintendente da instituição, e Jair Pereira, Presidente da Associação dos Mutuários de Crédito Rural da Paraíba.

“O financiamento da agricultura, por ser matéria de interesse nacional, jamais deve se converter em instrumento para a ruína e a derrocada econômica dos proprietários rurais,” atentou Vital Filho.

Na grande maioria dos casos, trata-se de dívidas originalmente em montante pequeno – de no máximo 15 mil reais – contraídas para poder plantar e cultivar o próprio sustento e, com a comercialização do pouco excedente, sustentar a família.

Porém, o BNB, segundo pequenos agricultores em risco de perder suas terras, está trazendo enormes dificuldades para dezenas de milhares de clientes, em decorrência dos ônus de dívidas e juros impagáveis.

Submetidos a taxas de juros exorbitantes e a garantias esdrúxulas, os pequenos produtores agrícolas têm as suas terras tomadas, o que compromete a retirada dos recursos de sobrevivência de inúmeras famílias de agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário