domingo, 26 de fevereiro de 2012

Cajazeiras: 6º BPM lança relatório final da operação carnaval 2012 e apresenta redução de ocorrências

Cajazeiras: 6º BPM lança relatório final da operação carnaval 2012 e apresenta redução de ocorrências
No último dia 23/02 (quinta), a Seção de Planejamento e Operações (P/3) do 6º Batalhão da PM paraibana, com sede em Cajazeiras-PB, divulgou seu relatório final da Operação Carnaval 2012. Segundo o 6º BPM, ao Corredor da Folia de Cajazeiras acorreram mais de 150.000 (cento e cinqüenta mil) foliões nos 05 (cinco) dias de festa.

As estatísticas levantadas pela Seção de Operações indicaram o sucesso do policiamento durante o Carnaval 2012, para o que contribuíram os mais de 120 PMs escalados por noite, nas mais diversas modalidades, quais sejam Radiopatrulha, policiamento a pé, policiamento de choque, policiamento rural (cobrindo as festividades nos sítios), policiamento à paisana (P/2, serviço de inteligência), policiamento com cães e policiamento com motos (ROTAM).

Nas principais rodovias de acesso a Cajazeiras e cidades vizinhas foram montadas barreiras policiais com o apoio do Batalhão de Trânsito e a realização de blitze com fiscalização de veículos e condutores em situação irregular, inclusive com o uso de etilômetros, contribuindo com a redução no número de acidentes e principalmente de vítimas fatais.

O Corredor da Folia foi monitorado por câmeras durante todo o evento, ligadas diretamente à Central de Operações do Batalhão ao Posto de Comando, que foi instalado na Rua Coronel Peba, o que também contribuiu para dissuadir ações delituosas e garantir a segurança dos foliões.

Comparando o número e tipo de ocorrências registradas durante o Carnaval 2012
com edições anteriores, foi possível constatar:

• redução de 40,00% no numero total de ocorrências registradas no Corredor da Folia, comparando 2011 a 2012;

• redução de 27,50% no numero total de ocorrências policiais registradas na região de Cajazeiras, comparando 2011 a 2012; e

• redução de 45,28% no numero total de ocorrências registradas na região de Cajazeiras, comparando 2010 a 2012.

Com os seus 45,28% de redução de índices, o 6º Batalhão superou de longe a meta estabelecida pela Diretriz de Comando do Estado Maior Estratégico da PM paraibana, que planejava redução de 12% no numero de ocorrências no Carnaval, segundo critérios internacionais de policiamento de eventos especiais.

Verifica-se ainda que não foi registrada nenhuma ocorrência de destaque como homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal grave, tráfico de entorpecentes (cocaína, maconha, etc.), acidentes com vitimas fatais, dentre outras.

O Tenente-Coronel Ronildo, Comandante do 6º BPM, comemorou os índices, que colocam Cajazeiras no patamar de Carnaval mais tranqüilo da Paraíba, o que, segundo ele, “é resultado do empenho e dedicação de todos os Oficiais e Praças que compõem o 6º BPM e ainda fruto da fiscalização intensa e da realização diuturna de blitze inopinadas. Como diz o lema de nosso Quartel: ‘O 6º BPM somos todos nós, servindo e protegendo’”.

João Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário