quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Vital divulga lista de novos medicamentos para tratamento de infarto no SUS



Atento as demandas sociais o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) dentro do seu compromisso com a área da saúde revela que os pacientes que sofrem de infarto agudo do miocárdio terão novas opções de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a incorporação de mais quatro medicamentos para diagnóstico, cuidado e prevenção.

Segundo ele, o Ministério da Saúde entendeu por ampliar a lista de medicamentos, após ser levado a seu conhecimento através de seu gabinete, como de outros parlamentares pleitos de pessoas que sofreram principio de infarto. O MS vai investir R$ 34,9 milhões na aquisição dos medicamentos tenecteplase e alteplase.

Vital relata que os dois medicamentos ajudarão a reduzir as complicações e a mortalidade prematura e poderão ser usados pelas equipes médicas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e nos hospitais do SUS. Os pacientes passarão a receber também o clopidogrel, que previne a formação de coágulos e diminui o risco de novos infartos. O diagnóstico também está sendo aperfeiçoado, com a inclusão da troponina, teste para diagnóstico rápido do infarto. “Para uma pessoa que sofre um infarto todos os minutos são essenciais nessa urgência cardiológica. Quanto maior for o tempo de atendimento e recursos investidos, aumenta as chances de vida do paciente”, assegura o parlamentar.

O uso nos hospitais do SUS tem início em janeiro. Para garantir a eficácia, o parlamentar assegura que a incorporação dos medicamentos será acompanhada da implantação de novo protocolo clínico para síndromes coronarianas agudas, além da expansão da rede de atendimento com a criação de 150 leitos específicos para estes pacientes.

Na Paraíba - Segundo o senador, dados recentes do Departamento de Informações do SUS (Datasus) mostram que por debilidade administrativa do Governo do Estado 775 pessoas foram vitimas de Infarto só esse ano e que só em Campina Grande. Como médico Vital alerta que o levantamento feito pelo Datasus revela  que somente de janeiro a maio deste ano houve 389 internações de paraibanos vitimas de infarto agudo do miocárdio que poderiam ser reduzidas se a Secretária de Saúde do Estado (SES) investisse um uma unidade especializada em cardiologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário