segunda-feira, 8 de julho de 2013

‘Inveja mata’, diz pai de MC Daleste sobre assassinato de filho

Corpo foi enterrado em São Paulo na manhã desta segunda-feira. Funkeiro foi morto durante show em Campinas, no sábado.
MC Daleste foi enterrado em cemitério da Zona Leste de São Paulo nesta segunda-feira (Foto: Letícia Macedo/G1)
MC Daleste foi enterrado em cemitério da Zona Leste de São Paulo nesta segunda-feira (Foto: Letícia Macedo/G1)
O corpo do funkeiro Daniel Pellegrine, o MC Daleste, foi enterrado às 9h40 desta segunda-feira (8), no Cemitério da Vila Formosa, na Zona Leste de São Paulo. O músico de 20 anos morreu após ser atingido por um disparo quando começava um show no bairro San Martin, em Campinas, no interior do estado, na noite de sábado (5).
O velório foi acompanhado por muitos fãs, amigos e familiares de Daleste. Em alguns momentos, pôde-se ouvir canções do músico cantadas pelo público que acompanhava o enterro.
Ao deixar a sala de velório para o enterro, um dos acessos do Cemitério da Vila Formosa foi fechado. Parte do grupo que queria acompanhar o enterro deu a volta para tentar entrar por outro portão. Outra parte, forçou uma entrada que estava fechada. Entretanto, não houve tumulto. A Guarda Civil Metropolitana acompanhou a cerimônia.
Pai de MC DalesteO pai do MC Daleste, Roland Pellegrine, disse que estava arrasado com o crime e que o filho foi morto por inveja. “Foi inveja. Inveja mata.” Ainda segundo ele, a vítima não tinha inimigos. “Era um menino muito bom, um menino carismático, dócil. Ele não tinha inimigos”, afirmou.
Ao ser enterrado, os fãs também cantaram muitas músicas de MC Daleste, que foi bastante aplaudido.”Meu filho seria o rei do funk”, disse Roland após o enterro.
O músico Leonardo de Freitas, de 21 anos, conhecido como MC Leo da Baixada, afirma que o amigo ajudou vários outros MCs. Para ele, o que mais choca neste caso é a imagem do crime. “A gente vê ele no palco tentando alegrar todo mundo e acontece isso aí. Tem gente que não tem coração”, disse. Leo também acredita que MC Daleste tenha sido vítima de inveja, mas não especifica quem poderia fazer isso contra o amigo. MC Leo gravou o funk “Ostentação fora do normal” com Daleste.
O músico lembrou que outros funkeiros também foram mortos recentemente. “Parece que está ficando normal. O pessoal está se acostumando”. O MC Rodrigo GR6 listou outros MCs assassinados: “Felipe Boladão, MC Careca, MC Primo, o Daleste… Quem será o próximo?”, disse Rodrigo. Segundo ele, artistas do funk de São Paulo e do Rio deverão se articular para discutir a questão e tomar providências.
Imagens do crime
Novas imagens divulgadas na internet mostram o momento em que MC Daleste éatingido por um tiro durante o show.  O vídeo, feito em outro ângulo, mostra o instante em que o cantor cai no palco. (Veja as imagens feitas de outro ângulo)
Ao menos dois disparos foram dados em direção ao cantor, que se apresentava em uma quermesse no conjunto habitacional da Vila San Martin, em Campinas. MC Daleste foi atingido no abdomên quando iniciava o show.
mc--leoA festa era gratuita e segundo os moradores, ao menos três mil pessoas acompanhavam a apresentação. O show do funkeiro foi anunciado como atração surpresa durante a semana. Após atingir o cantor, a bala atravessou estruturas do palco.
Na manhã deste domingo (7), investigadores da Divisão de Homicídios da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) ouviram testemunhas que estavam no show. O inquérito policial para investigar o caso deve ser aberto nesta segunda. O número de disparos, que partiram de um terreno baldio, não foi informado pela polícia.
A polícia busca um gol vermelho, usado pelo assassino durante a fuga. A principal linha de investigação é a de vingança. Testemunhas contaram para os policiais que, em outros shows pela região de Campinas recentemente, seguranças a serviço do cantor teriam agredido algumas pessoas. Até o início da tarde desta segunda-feira, nenhum suspeito tinha sido preso.
Morte
Daniel Pellegrine morreu após ser atingido por um disparo no abdômen quando começava um show no CDHU do bairro San Martin, em Campinas. A Polícia Militar informou que o cantor foi levado para o Hospital Municipal de Paulínia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante a madrugada. Logo após o ocorrido, um fã publicou um vídeo na internet, que mostram o momento em que MC Daleste é atingido por um tiro.
Daleste era ligado ao estilo conhecido como funk ostentação ou funk paulista, que mistura a batida do funk carioca com letras sobre bens materiais. Em vez de ousadias sexuais, os temas são artigos de preços altos: carros, motos, óculos, roupas e bebidas. Nas redes sociais, músicos lamentaram a morte e pedem o ato ‘funk acordou’.
Letícia Macedo
G1 São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário