Sindicalistas reconhecem esforço de Vital para perdoar dívidas de pequenos produtores
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pode votar, em decisão terminativa, na próxima terça-feira (4), às 10h, projeto de lei de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que autoriza o perdão de dívidas de crédito rural de até R$ 35 mil (no valor original), contratadas na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) por agricultores familiares ou de mini, pequeno e médio portes, bem como por suas cooperativas ou associações.
A proposição (PLS 688/2011) veda a inclusão de multas, mora ou juros cobrados por inadimplência no limite original de R$ 35 mil e também determina a suspensão de execuções judiciárias relativas a operações que se enquadram no projeto.
Como um dos parlamentares que mais tem lutado pela renegociação das dívidas rurais contraídas por agricultores nordestinos junto a instituições bancárias, o senador Vital do Rêgo, vem ganhando importantes apoios ao seu projeto que estabelece um teto para anistia as dívidas dos pequenos agricultores. Recentemente a anistia total das dívidas dos micro, pequenos e médios produtores rurais do Nordeste foi defendida em Plenário pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).
O pequeno agricultor familiar segundo Vital, não tem como pagar, convivendo com a seca, e vivendo principalmente no semiárido da região. Já Eunício afirmou que, se as dívidas dos agricultores continuarem sendo executadas como estão o sertão nordestino irá se transformar em um “aglomerado de terras pertencentes aos bancos”.
Reconhecimento - Sindicalistas e representantes de produtores rurais de vários municípios paraibanos reconheceram a luta do senador Vital em defesa da renegociação das dívidas de pequenos produtores paraibanos.
Os dirigentes manifestaram total apoio à bandeira empunhada pelo parlamentar paraibano, destacando que o perdão dos débitos representa uma reivindicação antiga dos pequenos produtores.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA) Mário Borba disse que estar a frente da entidade há 9 anos, e nesse período, o senador Vital do Rêgo foi o único político paraibano a abraçar essa causa. “Eu tenho que reconhecer que o senador Vital do Rêgo foi o único parlamentar da Paraíba a comprar essa briga”, disse.
Mário Borba disse que o momento é favorável para se arregimentar mais parlamentares na luta pelos pequenos produtores. “Temos que aproveitar esse bom momento e fortalecer a luta do senador Vital do Rêgo”, disse.
Com a mesma linha de pensamento, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba (FETAG) Liberalino Ferreira de Lucena, também elogiou a luta do senador paraibano. Esse disse que a dívida dos pequenos produtores rurais da Paraíba se transformou em uma bola de neve. No próximo dia 6 de setembro, a Fetag estará realizando um evento em João Pessoa para discutir o problema, e para isso, já convocou o Banco do Brasil, a Emater e outros órgãos. “É muito importante o apoio do senador nessa causa”, disse.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande Vanildo Pereira da Silva disse que o senador peemedebista está de parabéns por se preocupar com os agricultores e pequenos produtores que segundo ele, têm dado imensa contribuição a economia do Estado.
Para o presidente do Sindicato Rural de Patos Sebastião dos Santos Lima, a renegociação das dívidas dos pequenos produtores é uma luta antiga. O apoio do senador segundo o dirigente será fundamental para que a luta enfim chegue ao fim. “É muito importante o apoio do senador nessa causa”, disse.
A matéria foi aprovada no fim do ano passado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário