terça-feira, 16 de julho de 2013

‘Me enganaram’, diz idoso que teve rosto deformado após espancamento


idoso-agredido-2 
.




     O aposentado de 74 anos que teve o rosto deformado após ser espancado na noite de sábado (13), em Tremedal, sudoeste da Bahia, conta como foi abordado na casa onde mora por três homens, responsáveis pela agressão. “Entraram porque eu abri a porta. Eles me chamaram pelo nome de um neto meu, chamou pelo nome do neto, me enganaram. Aí eu abri, quando abri recebi foi uma pancada, aí eu caí”, afirma Dovaldi Almeida de Carvalho.
A vítima teve a clavícula e ossos da face quebrados, resultando em mais de 40 pontos na face. Com medo, Dovaldi diz que não vai mais ficar sozinho em casa. “Não vou mais pra lá, pra dormir lá não. Não vou não, posso ir lá de dia, mas de noite não”, diz.
Cuidado com o idoso
De acordo com a promotora pública da Cidadania e Defesa do Idoso em Vitória da Conquista, também na região sudoeste da Bahia, na maioria dos casos esse tipo de crime ocorre por motivação financeira. “Sempre que a gente está se deparando com os casos apurados de homicídio, sempre está relacionado com roubo, latrocínio, no caso de aposentadorias, ou de qualquer numerário que o idoso estivesse portando”, observa Guimar Miranda, promotora de Justiça.
A promotora diz ainda que é responsabilidade da família não deixar o idoso em situação de vulnerabilidade. “Ter realmente o cuidado com o idoso, não negligenciar essa proteção, acompanhá-lo, não deixá-lo sozinho, para evitar esses tipos de ocorrências e crimes”, pontua.
Crime
O espancamento, ocorrido na noite de sábado, ainda não tinha sido registrado na delegacia, de acordo com os familiares, até a manhã desta terça-feira (16). “Ele diz que foram três pessoas, na hora que abriu a porta, recebeu uma paulada. Para se proteger, levou muitas pauladas no braço e na mão”, afirma uma sobrinha da vítima.
O idoso, que morava com uma prima, tinha vendido um carro recentemente e estava com o dinheiro em casa. Inicialmente, Dovaldi foi socorrido para o Hospital Adelmário Pinheiro e depois transferido para a cidade vizinha de Vitória da Conquista. Mesmo machucado, ele saiu de casa para pedir ajuda aos vizinhos após a agressão.
Dovaldi teve 10 filhos, três deles mortos, sendo dois assassinados, de acordo com uma filha do idoso, que não quis se identificar. Os crimes ocorreram nos últimos três anos. “O rosto dele já está bem mais desinchado. Ele consegue enxergar de um olho, do outro não. Parece que tem uma lágrima de sangue em cada um dos olhos. Ele só fala em ir para a casa. Começou a andar no hospital, mas notei que ele ficou tonto”, completa.
G1/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário