quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ruralista defende que projeto de Vital em prol dos agricultores seja transformado em MP


O presidente da Associação dos Mutuários do Crédito Rural do Estado da Paraíba, Jair Pereira Guimarães que vem defendendo a criação de uma ampla frente parlamentar em todo o Nordeste, em defesa do Projeto de Lei (PLS 688/2011) de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que prevê isenção total de endividamento agrícola dos pequenos agricultores do país, solicitou ao parlamentar paraibano que interceda junto aos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e o relator do projeto Welington Dias (PT-PI) para que o projeto seja transformado em uma Medida Provisória.

O parlamentar reafirmou que o seu projeto poderá acelerar o processo de renegociação dos produtores beneficiando um contingente de quase 2 mil de nordestinos. Ele pediu aos ruralistas para encaminhar cópias do projeto para os senadores especialmente para o relator Wellington Dias (PT-PI) pedindo-o para acelerar a tramitação da matéria. Particularmente, Vital se comprometeu em conversar com Wellington Dias e expor a situação dos produtores que hoje enfrentam sérias dificuldades devido às dívidas contraídas junto ao BNB ao longo de 20 anos.

Na manhã desta quinta-feira, Vital se reuniu com representantes dos ruralistas na sala de reuniões da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG) e se comprometeu em continuar a sua luta em prol dos produtores.

Ao ser comunicado do pedido hoje (02) durante solenidade na Associação Comercial de Campina Grande (ACCG) com os diretores do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) Vital do Rêgo ele manteve contato telefônico com integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU) que reafirmaram sua decisão de não executasse as dívidas com os produtores rurais. Como também se prontificou em intermediar o apoio dos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e o relator do projeto Welington Dias (PT-PI) para que transforme o projeto em uma MP, tendo em vista que está é ato unipessoal do presidente da República, com força de lei, urgência e relevância, cumulativamente, onde o Poder Legislativo somente é chamado a discuti-la e aprová-la em momento posterior.

Segundo Jair, o senador Renan Calheiros  já manifestou publicamente apoio ao projeto de Vital. “O senador está simpático ao projeto e fez elogios ao senador Vital do Rêgo”, descreveu.

O presidente da Associação dos Mutuários do Crédito Rural do Estado da Paraíba vem realizando uma série de audiências públicas por toda a região, mostrando os deputados, vereadores, e ruralistas a importância de se formar a frente favorável a aprovação do projeto do senador paraibano. A Associação já realizou mais de 60 seminários somente na Paraíba e inicia 2012 intensificando os encontros. “Nós estamos percorrendo toda a Paraíba e mostrado que o projeto do senador Vital do Rêgo é o melhor de todos os tempos em defesa dos pequenos produtores”, afirmou.

Segundo o ruralista, o projeto de Vital resolve de vez a situação de muitos produtores que há anos lutam para se libertar das dívidas contraídas junto a instituições como Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

Simples e objetivo, o projeto de Vital composto por apenas quatro artigos, elimina um dos problemas que ainda hoje penalizam milhares de agricultores e inviabiliza as atividades no campo que é o endividamento agrícola. O texto é apontado pelo presidente da associação Jair Pereira como o melhor projeto de endividamento agrícola já apresentado em toda a história do Brasil. “Esse é o maior projeto de toda história da agricultura. Não existe na história do país outro projeto melhor do que este pois abrange todos”, afirmou Jair Pereira.

O projeto de acordo com o senador, beneficiará mais de 1 milhão e 800 mil agricultores de todo o Brasil. Na Paraíba, a propositura do senador Vital do Rêgo vai beneficiar diretamente 138 mil agricultores que também permanecem endividados junto as instituições bancárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário