sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Senador analisa política de turismo aplicada na Paraíba e mostra suas ações para o setor

Número de desembarques domésticos no Brasil aumentou 15,8% em 2011

Um dos segmentos que mais cresce no Brasil é o turismo. Basta ver o sucesso estrondoso do Maior São João do Mundo, que no mês de junho, abre divisas, gera emprego e renda para mais de 12 mil pessoas e aquece a economia de todo o Estado da Paraíba, sendo reconhecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no quarto lugar entre as 50 festas mais notáveis do País. Atento a essa indústria e preocupado em valorizar os potenciais turísticos da região, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), analisou com atenção o crescimento dos desembarques domésticos no Brasil que chegaram segundo dados do Ministério do Turismo a 79.049.171, entre janeiro e dezembro do ano passado, um resultado 15,8% maior que os acumulados em 2010.

Segundo ele, enquanto o ministro do Turismo, Gastão Vieira, vem a público relatar que a atividade turística impacta mais de 50 segmentos da economia e é responsável, atualmente, por 3,6% do nosso Produto Interno Bruto (PIB) a gestora de turismo do Sebrae – Paraíba, Regina Amorim declarou recentemente uma dura realidade de que a estrutura atual do Estado trava o recebimento de eventos de grande porte.
De acordo com Regina Amorim, vários encontros nacionais que poderiam estar sendo realizados na Paraíba, estão impossibilitados devido à falta de apoio dos órgãos públicos, a exemplo da PBTur. “Eles buscam espaço em um mercado que tem potencial para crescimento, mas que precisa de estrutura adequada para atrair esses eventos. Daqui a três anos teremos Copa do Mundo, e cidades como Recife e Natal receberão jogos. Imagine a quantidade de eventos que podemos ter nesse período”, afirmou.
Sabedor da importância dos investimentos neste setor Vital que é titular da Subcomissão Temporária da Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016 (CDRCOO), e vem ao longo da sua vida pública valorizando o potencial turístico que a Paraíba tem a oferecer aos brasileiros e turistas internacionais, a exemplo do projeto de lei no Senado que propôs a regulamentação da profissão de Agente de Turismo; dá audiência recente que teve com o presidente da Embratur, Flávio Dino,  onde obteve dele a garantia de investimentos turísticos da empresa na promoção dos destinos turísticos paraibanos; como também seu intenso trabalho junto ao ministro da pasta Gastão Vieira, na inclusão das dez cidades paraibanas entre os destinos turísticos da Copa do Mundo de 2014. “Os dados mostram que o turismo se consolida como um dos principais setores da economia brasileira, um grande vetor de geração de empregos, divisas e de diminuição das desigualdades no Brasil”, afirma.
Estrangeiros - O crescimento nos desembarques também foi verificado nos voos internacionais. Foram 9.005.165 desembarques de estrangeiros no Brasil, em 2011, o que representa um crescimento de 13,95% em relação aos 7.902.531 de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário