domingo, 15 de janeiro de 2012

Cães policiais mortos em serviço são cremados e recebem honras militares


                                                            
Pela primeira vez na história da polícia de Minas Gerais, dois cães policiais, que morreram durante operação militar na cidade de Ribeirão das Neves, foram cremados com honras militares. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, no quartel da 1ª Companhia de Missões Especiais (CME), de Contagem. Os cachorros Lyon e Dox, da raça pastor alemão, foram baleados por criminosos. Mais de 100 pessoas, entre civis e policiais, participaram da cremação.
O subtenente Edmar Geraldo dos Santos explicou que os cães fazem parte da coorporação e são considerados militares, por isso a decisão de prestar a última homenagem aos animais que deram suas vidas pelos policiais.
- Todo o treinamento do cão é para preservar a vida do policial e do bandido. Os animais são treinados para atingir pontos não vitais. Eles apenas imobilizam um suspeito até que um policial possa efetuar a prisão - disse.
O sargento Wellys Lucindo, condutor há três anos do cachorro Lyon era um dos mais emocionados:
- É a mesma coisa que perder um familiar. Sabemos que eles são treinados para isso, mas não somos preparados para perdê-los - ressaltou ele, enquanto relembrava com os companheiros o comportamento do cão durante as operações policiais.
O veterinário responsável pelos cães, Fernando Pinto Pinheiro, contou que Dox estava para se aposentar.
- Os cães têm um período de oito anos de serviço policial, mas como o Dox estava com um problema na articulação, mesmo sem completar todo o serviço, ele seria retirado da atividade. Independentemente do que ele produz de benefício, o que importa é a saúde - afirmou
As cinzas dos cachorros foram levadas para o canil onde eles moravam. Depois da cerimônia, os policias seguiram para a Companhia de Missões Especiais para uma solenidade em homenagem aos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário