quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Secretaria de Saúde de Cajazeiras promove mobilização contra a dengue de 23 de janeiro a 06 de março

Com a aproximação do período chuvoso, crescem as preocupações com a dengue em toda a região sertaneja e, em Cajazeiras, a secretaria municipal de saúde já montou um calendário de mobilização popular para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aeds aegypt.

De acordo com o calendário divulgado pela diretora da Vigilância em Saúde do Município, Cristina Carolino, a mobilização será iniciada no próximo dia 23 nas Casas Populares, zona norte da cidade, com concentração na USF São José/PAPS.

Ainda no mês de janeiro, a equipe de mobilização estará no dia 26 no Sol Nascente, com concentração na USF Sol Nascente e, no dia 31, no Mutirão, com concentração na USF Mutirão.

No mês de fevereiro, a programação será a seguinte: Centro, com concentração na USF Simão de Oliveira (dia 02), Vila Nova, com concentração na USF Vila Nova (dia 07), Rua Dr.Coelho, com concentração na USF Maria José de Jesus (dia 09), Bairro dos Remédios, com concentração na USF José Jurema (dia 14), Bairro da Esperança, com concentração na USF Vital Rolim (dia 16) e Bairro São Francisco, com concentração na USF Amélio Estrela (dia 28).

Em março: Bairro Capoeiras, com concentração na USF Dom Bosco (dia 1º) e Bairro Cristo Rei, com concetração na USF Cristo Rei.

A dengue
dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Sintomas
há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.

Prevenção
A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem recomendados por um médico.
É importante destacar que a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.
O doente começa a sentir a melhorar cerca de quatro dias após o início dos sintomas da dengue, que podem permanecer por 10 dias.

Tratamento

É preciso ficar alerta para os quadros mais graves da doença. Se aparecerem sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, tonturas ao levantar, alterações na pressão arterial, fígado e baço dolorosos, vômitos hemorrágicos ou presença de sangue nas fezes, extremidades das mãos e dos pés frias e azuladas, pulso rápido e fino, diminuição súbita da temperatura do corpo, agitação, fraqueza e desconforto respiratório, o doente deve ser levado imediatamente ao médico.
Em caso de suspeita de dengue, procure a ajuda de médico. Este profissional irá orientá-lo a tomar as providências necessárias do seu caso.

SECOM, com informações técnicas de combateadengue.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário